Cada indivíduo tem a sua forma de sentir e ver o mundo ao seu redor, e é isso o que determina a sua forma de agir. O conjunto de particularidades da personalidade de cada pessoa é chamado de temperamento.

Este, por sua vez, está diretamente ligado à forma com a qual a pessoa direciona sua atenção, afetividade e atividade. Nesse sentido, estudos comprovaram que os seres humanos podem ser classificados em quatro tipos de temperamento, que são: sanguíneo, fleumático, colérico e melancólico.

Neste artigo, você vai entender as características de cada um deles, com informações que podem ser utilizadas para que você se conheça melhor e, também, para que aprenda a ter relações mais saudáveis com os seus familiares, amigos e colegas de trabalho. Entender o outro e a si mesmo é um processo fundamental para respeitar as diferenças e viver uma vida mais tranquila e feliz.

Tenho um convite especial para você! Quer se conhecer melhor?
Clique aqui, Entenda a si mesmo, Verdadeiramente e na Essência!

Os 4 tipos de temperamento e as suas características

Criada pelo filósofo grego Hipócrates, por volta do ano 400 a.C., a Teoria dos 4 tipos de temperamento é estudada até hoje e continua sendo considerada bastante atual por especialistas. Cada um dos tipos de temperamento está ligado a um fluido do corpo humano, que se acredita ser aquele que tem maior domínio sobre o indivíduo. Continue a leitura e conheça cada um deles.

1. Temperamento sanguíneo

Como o próprio nome diz, o temperamento sanguíneo está ligado ao sangue. Os indivíduos com esse tipo de personalidade são expansivos, gostam de se comunicar com outras pessoas e se expressam tanto por meio de gestos quanto de palavras. É o tipo de pessoa que atrai a atenção de todos ao seu redor, principalmente pelo bom humor e simpatia. Com isso, fazem amizades com facilidade e se adaptam bem a novos ambientes.

PSC

Em se tratando de emoções, são pessoas intensas, do tipo que não conseguem esconder o que estão sentindo. Por outro lado, não se deixam abater com facilidade e sempre conseguem enxergar o lado positivo dos problemas, sendo considerados seres altamente resilientes e perseverantes. São profissionais proativos e que inspiram os colegas a agirem da mesma forma.

Pontos de Melhoria: pessoas sanguíneas tendem a agir e falar de forma impulsiva, o que pode gerar situações desagradáveis. Então, é interessante parar para refletir antes de tomar atitudes que possam gerar arrependimento depois. A falta de atenção é outro ponto que deve ser trabalhado, assim como o exagero para lidar com coisas que, muitas vezes, são simples.

2. Temperamento fleumático

O temperamento fleumático está ligado à fleuma, também chamada de linfa, um líquido que é originado no sangue. Pessoas fleumáticas são consideradas as mais fáceis de lidar, pois são pacíficas e raramente entram em atritos ou perdem o controle perante alguma situação, já que sempre refletem antes de agir. Gostam de viver com rotina e preferem ambientes silenciosos e tranquilos.

Em tempos de redes sociais, em que todos querem expressar suas opiniões, os indivíduos fleumáticos preferem não se envolver em polêmicas e, por isso, não gostam de se expor. Eles conseguem administrar bem suas emoções e são considerados misteriosos, já que não é possível perceber com clareza o que estão sentindo. Na vida profissional, são bastante eficientes e conseguem trabalhar bem sob pressão.

Pontos de Melhoria: os pontos que podem ser melhorados incluem agir de forma um pouco mais rápida quando necessário, pois tendem a ser um pouco lentos e indecisos para tomar atitudes. Aceitar mudanças de forma mais positiva também pode ajudar o indivíduo fleumático a sair da zona de conforto e alçar voos mais altos.

3. Temperamento colérico

Ligado à bílis, um fluido produzido pelo fígado, o temperamento colérico inclui pessoas fortes e cheias de energia para agir em busca de seus objetivos. Elas não se abatem frente aos obstáculos e se mantêm sempre confiantes de que vão conseguir o que desejam. Podem ter dificuldade para se relacionar com outras pessoas que também tenham o temperamento colérico, pois são bastante explosivas e dominadoras.

No trabalho, são profissionais determinados e que, naturalmente, exercem forte liderança sobre os demais, mesmo que não tenham cargos de gerência. São ótimos para cumprir metas e fazem o que for preciso para alcançá-las. Agem bem diante de emergências e situações inesperadas.

Pontos de Melhoria: o excesso de confiança pode se transformar em prepotência, então é importante se atentar a esse aspecto e buscar ter um pouco mais de humildade. Ser mais tolerante e paciente com as pessoas com as quais convive também pode ajudar a construir relações mais positivas.

4. Temperamento melancólico

O temperamento melancólico está ligado à chamada bílis negra, que se acreditava ser expelida pelo baço e pelas glândulas suprarrenais. Os indivíduos com esse temperamento são tímidos e reservados, muitas vezes considerados solitários pelas pessoas que o cercam. São extremamente sensíveis e guardam sentimentos. Por isso, se fecham, como uma forma de proteção contra o sofrimento.

Na carreira profissional, preferem trabalhos que possam realizar sozinhos. Por esse motivo, grande parte dos artistas famosos ligados à música, pintura e escrita possuíam o temperamento melancólico. São seres extremamente detalhistas, perfeccionistas, analíticos e bastante organizados. Nos relacionamentos pessoais são bastante exigentes e têm padrões altos na escolha de parceiros amorosos e amizades.

Pontos de Melhoria: alguns pontos que podem ser melhorados pelos indivíduos de temperamento melancólico incluem trabalhar os sentimentos de egoísmo e pessimismo. Tentar se relacionar de forma mais próxima com outras pessoas, sem exigir demais delas e sem tanto medo de mostrar quem é ou o que pensa, também pode trazer muitos benefícios.

Melhorar é Possível!

Apesar de cada ser humano ter suas características próprias ligadas à personalidade, é muito importante deixar claro que temperamento não é destino. Isso quer dizer que é perfeitamente possível que um indivíduo que faça parte de qualquer um desses quatro grupos consiga reconhecer quais são as suas crenças limitantes e, assim, trabalhar em seu interior os pontos necessários para tornar-se um ser humano melhor e mais evoluído.

É pensando nisso que criei um vídeo com algumas dicas incríveis para te ajudar a melhorar continuamente. É só dar Play!

 

A chamada Inteligência Emocional, um conceito que se tornou conhecido por meio do trabalho do psicólogo americano Daniel Goleman, envolve, principalmente, o autoconhecimento.

Ao entender a origem dos seus sentimentos, uma pessoa conseguirá canalizá-los de forma muito mais eficaz. Os benefícios podem ser sentidos em todos os âmbitos da vida, com destaque para a carreira profissional e os relacionamentos de uma forma geral.

Naturalmente, isso também ajuda as pessoas dos quatro grupos de temperamento a trabalharem em seus pontos de melhoria e a reforçarem suas forças. Assim, cada indivíduo conseguirá progredir nas diferentes áreas da vida, sem deixar de ser quem é de verdade.

E aí, com qual dos quatro tipos de temperamento você se identificou mais? Como você acha que as sugestões de pontos de melhoria podem te ajudar a ter uma vida mais plena, congruente e feliz? Deixe seu comentário no espaço abaixo e compartilhe sua opinião.

Por fim, não se esqueça de compartilhar este artigo em suas redes sociais. Dessa forma, você estará levando essas informações aos seus amigos e familiares, permitindo que eles também identifiquem a qual grupo pertencem e o que podem fazer para que despertem as melhores versões de si mesmos!

Copyright: 561215848 – https://www.shutterstock.com/pt/g/agsandrew