Você é um profissional organizado? Consegue encontrar suas coisas com facilidade? Já parou para avaliar o quanto a sua bagunça tem prejudicado os seus resultados? Reflita sobre isso e não subestime sua desorganização, pois ela pode afetar seu trabalho e dificultar seu crescimento na carreira.

Por mais que você diga que consegue se encontrar em sua desordem, saiba que quanto mais nos acostumamos com ela, mais ela nos prejudica. Essa programação mental errada, geralmente, é o que nos faz perder documentos, projetos, relatórios como também recibos e comprovantes de pagamento.

Profissionais desorganizados passam uma impressão negativa aos colegas e gestores. Por isso, por mais inofensiva que possa parecer, a desorganização no trabalho deve ser combatida avidamente até que você consiga organizar sua mesa, ideias e funções adequadamente.

Acompanhe-me na leitura deste artigo e você vai entender mais os motivos que fazem com que a desorganização se torne tão nociva para o desenvolvimento profissional e também uma lista de dicas incríveis que vão te ajudar a livrar-se desse problema de uma vez por todas. Vamos lá!

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Problemas gerados pela desorganização

Como eu já lhe disse, a desorganização pode se tornar um grande problema. Isso porque ela não apenas reduz a sua produtividade, ou deixa o ambiente visualmente mais caótico, não. 

PSC

A desorganização também é capaz de gerar graves consequências para o andamento de projetos e também para o cumprimento de importantes tarefas e obrigações.

Imagine-se em uma situação em que você precisa entregar um importante e complexo relatório gerencial e que, devido uma enorme desorganização associada a sua agenda, você simplesmente esqueceu que a entrega deverá ser no dia seguinte.

É evidente que isso será um fator que prejudicará e muito a qualidade do relatório. Isso no caso de que você consiga fazê-lo.

Ainda existem outras muitas consequências negativas geradas pela desorganização, tais como:

Estresse

Acúmulo de tarefas inacabadas, atrasos e mais atrasos na entrega de trabalhos e projetos e até mesmo o simples fato de não encontrar algum documento, ou conta para efetuar o pagamento.

Situações como essas são capazes de gerar um alto nível de estresse e ansiedade. Imagine isso repetidas e repetidas vezes. Muitas coisas podem decorrer de uma rotina cansativa como essa, até mesmo o desenvolvimento de patologias como uma síndrome de burnout.

Baixa motivação

Outro fator negativo gerado pela desorganização no ambiente de trabalho é a desmotivação. Afinal de contas, imagine pilhas e mais pilhas de papéis desorganizados.

Ou até mesmo pastas e mais pastas de arquivos sem quaisquer tipos de organização pré estabelecida. Caso a desmotivação não seja a causa para que tudo isso se acumule, muito provavelmente ela surgirá à medida que o trabalho é deixado para trás.

Cansaço

Quando pensamos em cansaço relacionado ao processo de desorganização não estamos apenas falando a respeito do cansaço físico, relacionado a procura de arquivos e documentos. Falo também do cansaço e esgotamento geral que isso pode gerar.

Perda de tempo

Essa consequência talvez seja uma das mais clássicas e fáceis de se perceber em um ambiente desorganizado.

Afinal, à medida que você se dedica a procurar qualquer coisa que tenha perdido, ou refazer algo mal feito por conta da baixa organização, você perde um precioso tempo que poderia ser gasto em coisas mais produtivas.

Perda de dinheiro

Quem nunca ouviu a célebre frase “tempo é dinheiro”? Pois bem, essa consequência é justamente decorrente do problema anterior.

Quando não conseguimos usar o nosso tempo para fazer algo produtivo, algo novo, inovador, criativo e nos prendemos a retrabalhos devido a falta de organização, perdemos dinheiro, consequentemente.

E não apenas nesse sentido, existem outros problemas decorrentes da desorganização. Pense que você pode perder um documento, ou até mesmo deixar de cumprir uma obrigação financeira que lhe renderá juros, por exemplo.

Dicas Para Ser Mais Organizado

1. Identifique os focos da bagunça 

O que faz você ser tão bagunçado? Falta de espaço, tempo ou foco para se organizar? Procure identificar as razões que fazem você ser tão bagunceiro e trabalhe para amenizar ou mesmo eliminar estas fontes de problema. Se isso for um reflexo do que viveu e aprendeu com sua família, o ideal é procurar ajuda especializada para fazer uma mudança interna integral nos comportamentos e crenças que estão limitando seu crescimento.

2. Faça uma faxina geral 

Separe um dia, todo mês, para fazer uma limpeza geral em sua mesa de trabalho. Separe os itens, divida entre aqueles que precisam ser arquivados, guardados e eliminados. Não tem sentido acumular papéis que não serão mais usados e ocupar sua mesa com estes tipos de entulhos profissionais. Guarde os documentos num local correto, em pastas devidamente identificadas de acordo com sua importância e teor.

3. Guarde somente o necessário

Após fazer esta faxina é importante manter a disciplina e buscar não acumular nova bagunça. Procure guardar em sua mesa apenas o essencial para a execução do seu trabalho. Adquira organizadores, aqueles kits de escritório vendidos em papelarias, onde você pode guardar papéis, canetas, clipes e facilitar a organização do seu ambiente de trabalho.

4. Evite consumir alimentos em sua mesa

Evite consumir e deixar restos de alimentos em sua mesa. Procure um local adequado, pois além de deixar resíduos, guardar restos de comida polui o ambiente e causa má impressão. Lembre-se que você pode receber clientes ou colegas, a qualquer momento, é que a limpeza e organização ajudam a causar uma boa impressão. Fique atento!

Aproveite estas dicas, exclua a desorganização de sua vida e permita-se alcançar resultados extraordinários em sua carreira profissional.

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