Richard Bandler, um dos principais criadores da PNL, define a Programação Neurolinguística como um processo educacional sobre como usar o cérebro. A finalidade desta ciência é ensinar como utilizar a mente para conquistar resultados extraordinários. Trata-se de um manual de funcionamento do cérebro humano.

Ela pode ser aplicada em qualquer contexto, tanto no âmbito pessoal quanto no profissional. É uma metodologia eficiente, principalmente no que se refere ao desenvolvimento pessoal. Neste artigo, você vai conferir o que exatamente é a PNL e quais são os seus benefícios. Preparado? Então, siga em frente e tenha uma ótima leitura!

PNL e Desenvolvimento Pessoal

Você está satisfeito com a sua vida pessoal? Os seus comportamentos estão de acordo com os seus valores? Que comportamentos sabotadores ou crenças limitantes você gostaria de eliminar?

“Por que eu tenho que ser eu mesmo, se posso ser muito mais que isso?” A famosa frase de Richard Bandler exemplifica bem qual o verdadeiro poder desta técnica. A PNL é uma ferramenta poderosa para treinar o cérebro a pensar e a agir positivamente.

Assim, se você tem um comportamento indesejado, você pode escolher continuar executando essa ação negativa ou transformá-la, por meio do cérebro, em um comportamento positivo. Por exemplo, se você acordou de mau humor hoje, pode continuar de mau humor ou decidir transformá-lo em bom humor.

O que é a PNL — Programação Neurolinguística?

Programação Neurolinguística é o estudo da representação e da percepção neurológica da realidade e de meios para podemos modificar essa representação de modo que possamos alcançar os nossos objetivos. A PNL surgiu por volta dos anos 1970, a partir das pesquisas de Richard Bandler, estudante de Matemática, e de John Grinder, que estudava Psicologia e Linguística.

PSC

Trabalhando em paralelo, os jovens estudiosos conceberam um conjunto de estratégias e sistemas que mesclavam elementos dessas diferentes áreas do conhecimento que resultaram no que acabou sendo conhecido como Programação Neurolinguística.

A expressão PNL pode não ficar muito clara em um primeiro momento. Quando conseguimos decifrar este fantástico universo de pesquisas e comportamentos, todavia, percebemos que ele pode revolucionar as nossas vidas.

A PNL é uma área de estudo que se formou por meio da nobre missão de responder ao seguinte questionamento: de que maneira os terapeutas, considerados exímios comunicadores, eram capazes de alcançar os objetivos terapêuticos que determinavam?

Ao iniciar essa pesquisa, os estudos provocaram a descoberta e a evolução de eficazes e eficientes ferramentas de comunicação e alterações de padrões muito úteis. Não é à toa que essas descobertas têm sido aplicadas na psicoterapia, na educação, nas empresas e em qualquer profissão que tenha a comunicação com um dos seus pilares. A PNL é uma revolucionária forma de utilização da comunicação humana.

A PNL aliada ao coaching

Por meio da PNL aliada ao coaching, o mais eficiente processo de desenvolvimento humano, você conseguirá identificar, de maneira clara e objetiva, os seus pontos positivos e de melhoria, valores, comportamentos sabotadores, crenças limitantes e também quais são os pensamentos negativos e destrutivos que têm impedido você de avançar e alcançar os seus objetivos.

Por meio da aplicação da Programação Neurolinguística, você aprenderá a eliminar comportamentos inadequados, treinar a sua mente para ter mais positividade em seus pensamentos e até mesmo modificar algumas frases e expressões que você usa. Isso acontece porque se você falar a todo instante que não é feliz, por exemplo, o cérebro registra essa informação e começa a tomá-la como verdade, ainda que não seja. Portanto, se temos todo esse poder, por que não utilizá-lo para desenvolver a coragem e a inteligência, em vez do medo e da ansiedade?

Os benefícios da PNL para o desenvolvimento pessoal são inúmeros: conquista da realização, plenitude e felicidade; ressignificação de problemas e frustrações, conquista do autoconhecimento e autodesenvolvimento contínuos, entre muitos outros.

Algumas técnicas de PNL

Para que o indivíduo possa reajustar a sua linha de pensamento, linguagem e comportamento, há diferentes técnicas que os profissionais da área empregam, como o rapport, a modelagem, a ancoragem e as metáforas.

  • Rapport: o rapport é um conjunto de ações que ajudam uma pessoa a criar uma conexão com outra durante uma conversa. Ouvir a pessoa de forma atenta, chamá-la pelo nome, manter o contato visual, manter uma expressão amigável e espelhar (imitar discretamente) os movimentos do interlocutor ajuda a criar essa conexão e ganhar a confiança do indivíduo;
  • Modelagem: a técnica da modelagem consiste na repetição dos comportamentos que geram bem-estar e na exclusão dos que não produzem bons efeitos. Assim, se você admira alguém no trabalho ou na vida pessoal, pode tentar seguir os passos dessas pessoas para obter bons resultados, repetindo os comportamentos que você considera positivos;
  • Ancoragem: na PNL, as âncoras são gatilhos mentais que associamos a determinadas sensações. Por exemplo, se você associar o ato de respirar com tranquilidade e profundidade ao alívio da ansiedade, o seu cérebro vai fortalecer essa associação com a repetição desse comportamento. Assim, a PNL ajuda você a definir âncoras positivas e a eliminar as negativas, que podem ter surgido ainda na sua infância;
  • Metáforas: a metáfora é uma figura de linguagem em que estabelecemos uma comparação com algo de outro contexto. Por exemplo: “o meu colega de trabalho é uma tartaruga” indica uma pessoa lenta. Assim, a PNL propõe a utilização de metáforas, tendo em vista que elas revelam a visão inconsciente do indivíduo acerca de diferentes aspectos da sua vida: amigos, familiares, colegas de trabalho, namorados, planos, sonhos etc. Trata-se de uma análise do discurso do indivíduo que revela significados profundos.

Principais benefícios da PNL

  • Promoção do autoconhecimento;
  • Elevação da autoestima e da autoconfiança;
  • Mais eficácia e precisão na determinação de objetivos e metas;
  • Aprendizagem e evolução contínuas;
  • Desenvolvimento da inteligência emocional;
  • Maior eficácia nos processos de reflexão, ação e aprendizagem;
  • Mudanças positivas nos padrões de pensamento, comunicação e ação;
  • Superação de medos e traumas;
  • Clareza de comunicação e melhorias significativas nos relacionamentos interpessoais.

E você, querida pessoa, já teve alguma experiência com a Programação Neurolinguística? Então, deixe o seu comentário no espaço a seguir. Por fim, que tal levar estas informações a todos os seus amigos, colegas de trabalho, familiares e a quem mais possa se beneficiar delas? Compartilhe este artigo nas suas redes sociais!