A pergunta que não quer calar: existe ou não a chamada liderança nata? Bem, não podemos negar que existem indivíduos que, desde muito pequenos, já demonstram enorme capacidade em inspirar e influenciar as pessoas ao seu redor. Vemos isso muito claramente em algumas crianças, aquelas que sempre puxam a condução das brincadeiras e, que praticamente, ditam as regras quando estão interagindo nos grupos a que fazem parte.

Claro, este é um indicativo de uma aptidão para liderar, mas por si só não diz nada, pois como um determinado ditado diz – é preciso afiar o machado. Na prática, isso quer dizer que até mesmo o líder nato precisa de ferramentas para desenvolver suas habilidades e se tornar, verdadeiramente, a melhor liderança que ele pode ser. Para isso, é preciso aprender como transformar este potencial em grandes resultados, ou seja, como gerenciar os processos com assertividade e liderar as pessoas de forma inspiradora.

Portanto, é essencial investir na lapidação dos talentos e encontrar os mecanismos certos para que eles possam evoluir continuamente. Mas, e as pessoas que não mostram claramente que têm este perfil: elas podem se tornar líderes extraordinários também? Imagino que você deva estar se perguntando isso, não é mesmo? Um líder nasce pronto ou pode se tornar um?

Pois bem, a resposta para estas perguntas é sim. Os caminhos podem ser diferentes, mas se há o desejo de ir além e estar à frente na condução das pessoas e dos processos, dentro de uma empresa, é perfeitamente possível desenvolver habilidades específicas de liderança e alcançar grandes resultados profissionais. Quer saber como? Continue lendo e saiba mais!

Conheça a metodologia capaz de potencializar seus resultados!
Clique aqui e acesse meu ebook “Leader Coach”, é um presente!

Reflexões sobre a Liderança Nata

Se você já nasceu com este “Q” de líder, você tem meio caminho andando para desenvolver-se como gestor. Digo isso porque características como: capacidade de inspirar, influenciar, conduzir, motivar e engajar as pessoas; são essenciais e, se elas já estão em você, melhor ainda. Porém, como já disse antes, isso sozinho não traz resultados sólidos. É preciso aliar o talento natural com pessoas a conhecimentos técnicos e emocionais específicos e que permitam construir uma liderança realmente completa.

PSC

Por outro lado, se você já domina bem as qualidades técnicas e busca desenvolver suas habilidades de liderança, é preciso ter o talento com pessoas, aprimorar a capacidade de comunicação e no relacionamento interpessoal e uma vontade real de ser o guia do seu time. Sem isso, por mais que a pessoa assuma um cargo de gestão na empresa, ela será apenas mais uma gestora por posição hierárquica, mas não necessariamente uma líder para seus profissionais. Vemos muito isso nas organizações: líderes que não são gestores e gestores que não são líderes, o que se torna um problema, pois quando os papéis não estão bem definidos e organizados, a gestão das pessoas e dos processos, acaba sendo comprometida também.

Liderança Nata – 5 Dicas de Como Desenvolver este Talento

 

Lembre-se: “Liderança é Ação e não Posição.”

Esta frase do executivo americano, Donald H. McGannon; ilustra a importância do papel do líder no contexto organizacional, uma vez que mais do que ocupar um cargo, o gestor é o responsável por ter comportamentos positivos, que inspirem seus liderados a atender espontaneamente suas designações e a seguir por seu caminho. Portanto, para construir bons resultados é importante ter a competência para tomar decisões assertivas, compreender a hora certa de agir e o momento de recuar, ser estrategista, inovador, saber se relacionar e também agir de forma humana, mostrando com atitudes práticas, a importância dos liderados para o alcance das metas e o sucesso efetivo da empresa.

Aprenda a Pensar como Líder

Para ser líder é preciso ter mentalidade de líder, ou seja, enxergar além, ver o que ninguém vê e fazer o que ninguém faz. Sua cabeça tem que ter claramente o foco em resultados e, para isso, saber como organizar os processos e conduzir as pessoas. Também é essencial saber como unir estas duas forças em prol do crescimento da empresa, pois ser o chefe vai muito além de ter o poder de dar ordens e decidir quem entra e quem saí. Ele deve pensar em todos os detalhes que podem impulsionar como sabotar o sucesso do negócio.

Se você deseja se tornar uma liderança de alto desempenho é essencial desenvolver uma mentalidade de líder, ter uma visão estratégica das pessoas e da empresa e fomentar, continuamente, inovação e resultados extraordinários.

Identifique seus Gaps

Por mais que você tenha talento para liderar, ninguém é perfeito ou sabe tudo. No caminho para ser um grande gestor é essencial identificar quais são seus pontos de melhoria, ou seja, as habilidades técnicas, emocionais e comportamentais que precisa aprimorar; os gaps que precisa eliminar e trabalhar no sentido de desenvolver novas competências em todos os sentidos. Liderar é mais do que dar ordens e ter certo poder, pois até mesmo para mandar é preciso ter astúcia e inteligência estratégica, de modo a obter grandes resultados por meio do trabalho conjunto da equipe.

Trabalhe a Comunicação e o Relacionamento Interpessoal

Saber se comunicar e se relacionar assertivamente com os seus liderados é uma das maiores habilidades de um líder. Tanto é que, quando surgem problemas desta natureza, o clima no ambiente de trabalho e o senso de cooperação entre as pessoas acabam sendo altamente prejudicados e, consequentemente, fica mais distante alcançar as metas.

Neste sentido, a linguagem verbal, escrita e corporal do gestor faz toda diferença no seu relacionamento com os seus liderados e clientes, bem como a forma como se comporta e trata cada um dos membros de sua equipe. Assim, saber se comunicar da forma certa, com as palavras e o tom certo, em cada momento, é uma competência indispensável.

Do mesmo modo, saber se relacionar no dia a dia é essencial, pois sendo uma referência para todos, não cabe ao gestor assumir uma postura arrogante, inflexível e distante dos seus liderados. É preciso humanizar as relações interpessoais, demonstrar sempre respeito, empatia, definir com clareza as regras e canais de comunicação, saber ouvir na essência e gerenciar o poder sobre as pessoas e tratá-las sempre dignamente. Com isso, o líder consegue motivar, engajar, instruir, corrigir, cobrar, reconhecer e inspirar realmente a sua equipe e conquistar, com mais facilidade, o seu respeito e a sua cooperação.

Invista em Coaching

Se existe um profissional que a todo o momento é avaliado e julgado, nem sempre positivamente, com certeza, é o líder. Claro, quem está à frente de um grupo tem tanto mais chances de receber os louros da vitória, como também as penalidades pelas derrotas, numa posição que é muito desejada, mas que também pode ser bastante ingrata. Vide os casos dos treinadores de futebol no Brasil: numa semana são ovacionados e, na outra, demitidos sumariamente.

Por isso, para aprender a lidar com os altos e baixos desta função, bem como para aprender como ser um líder cada vez melhor no trabalho com as pessoas e na elaboração de estratégias vencedoras, é que o processo de Coaching se torna um poderoso aliado dos gestores de todos os tipos de empresa.

Hoje, mais do que nunca, o perfil dos colaboradores das empresas mudou muito, o que acabou exigindo das lideranças uma adaptação também. Os profissionais buscam líderes inspiradores e que possam lhes ajudar a crescer. Mão aceitam mais aqueles que querem reter os conhecimentos, informações e méritos só para si e que não estão dispostos a ajudar em seu desenvolvimento.

Conheça a metodologia capaz de potencializar seus resultados!
Clique aqui e acesse meu ebook “Leader Coach”, é um presente!

Também por isso é importante ser um líder com habilidades diferenciadas, o também chamado Líder Coach, que tem como um de seus principais atributos, o uso de técnicas, métodos e ferramentas de Coaching. Assim, consegue aplicá-las tanto em seu autodesenvolvimento (destacar pontos fortes e eliminar gaps), como também para promover o crescimento e aperfeiçoamento constantes dos seus profissionais e acelerar e impulsionar os resultados de todos de forma conjunta. Interessante, não é mesmo?

Ficou curioso em conhecer mais a fundo quais são todos os diferenciais deste extraordinário guia de pessoas? Conheça a formação Leader Coach Training – LCT e veja como desenvolver as habilidade de liderança nata e ir além como um grande líder frente aos seus liderados, ao mercado e à sua empresa por meio do Coaching.

Copyright 272447960  tuktukdesign – https://www.shutterstock.com/pt/g/tuktukdesign