Já falei em diversos artigos aqui em meu blog a respeito da importância de sair da zona de conforto para se conquistar novas coisas e se desenvolver. Saiba que isso inclui mais do que as suas atitudes e envolve também o seu círculo social. Conhecer pessoas e fazer novas amizades é uma maneira muito interessante de se permitir conhecer novas ideias, histórias, personalidades, mostrar quem você é e de ampliar os seus horizontes. Não que os velhos amigos devam ser esquecidos, jamais, pois eles são essenciais, a ideia é agregar e tornar o que já é bom extraordinário.

Saiba como cultivar melhores relações pessoais e profissionais!
Baixe agora meu ebook “Tudo Sobre Coaching”! É um Presente!

Os Benefícios de Fazer Novas Amizades

Cada pessoa que passa pela nossa vida nos dá a oportunidade de aprender pelo menos uma lição com ela. Acredite, o que você é hoje é fruto da influência de todos aqueles com os quais conviveu, como se cada um deixasse uma marca em seu interior. Nesse sentido, quanto mais contato tiver com outros indivíduos, mais poderá aprender e se desenvolver. Além disso, ter amigos com quem contar e compartilhar pensamentos e experiências é maravilhoso e te ajuda a se sentir mais forte e confiante.

Se você é do tipo que pensa que as amizades que possui já são o suficiente e se orgulha em dizer que tem poucos e bons amigos, saiba que sempre é possível melhorar. Se aproximar de pessoas que estão vivendo uma fase da vida semelhante à sua, por exemplo, é uma ótima oportunidade para compartilhar informações e viver, na prática, o real sentido da amizade, que é exatamente essa troca. Os seus amigos atuais podem também encontrar afinidades em relação aos novos e dar início a um grupo ainda maior e mais unido, multiplicando a felicidade.

Conhecer e se relacionar com pessoas de diferentes personalidades fará com que tenha contato com ideias e opiniões diversas, o que é uma forma extraordinária de crescer e evoluir. Diferente do que muitos pensam; dialogar com alguém que discorda de você também é algo construtivo, porque faz com que repense os seus pensamentos e te leva a aprender a respeitar o direito do outro de ser quem ele é. Fazer novas amizades é positivo porque proporciona desenvolvimento, apoio, respeito, empatia e proporciona momentos de alegria.

Dicas Para Fazer Novas Amizades

Quando se é criança e adolescente, fazer novos amigos parece ser uma tarefa muito mais simples. Afinal, os lugares que se frequenta nessas fases da vida se mostram bastante propícios, como a escola, os parques, os eventos sociais. Saiba que fazer amizades na vida adulta pode ser tão simples quanto, basta que esteja disposto a isso. Veja, a seguir, dicas que irão te ajudar a se abrir para o novo.

1 – Cultive Todas as Suas Amizades

PSC

O primeiro ponto a ser considerado é que não basta fazer novas amizades, é necessário cultivá-las. Assim como qualquer outro tipo de relacionamento, é essencial que se faça presente na vida dos amigos, os apoie e realmente faça a diferença na vida de cada um deles. Lembre-se que a intenção não é a de supervalorizar os novos em relação aos antigos, mas sim se permitir conhecer outras pessoas.

2 – Abra-se Para o Novo

É possível conhecer um amigo em potencial nas mais diferentes ocasiões, desde uma volta no parque até ao fazer compras no supermercado, mas é importante que esteja disposto a isso. Vale dizer que essa disposição é completamente diferente de forçar situações e envolve se permitir continuar uma conversa caso aconteça de forma natural, por exemplo. Abrir-se para o novo é se dar a chance de conhecer pessoas sem fazer pré-julgamentos.

3 – Conheça os Amigos dos Seus Amigos

Uma ótima maneira de ampliar o seu círculo de amizades é conhecendo os amigos dos seus amigos. Nesse sentido, ao invés de torcer o nariz quando um dos seus companheiros disser que vai convidar outras pessoas para um programa que irão fazer juntos, saiba aproveitar essa oportunidade de forma positiva. Uma certeza você já terá, que é a de que vocês têm, pelo menos, uma coisa em comum, que é o fato de terem o mesmo amigo.

4 – Vá a Novos Lugares

Se continuar frequentando os mesmos lugares, certamente continuará se encontrando com as mesmas pessoas. Por isso, conhecer locais diferentes é uma boa pedida para ampliar os seus horizontes não apenas em se tratando de amizades, mas também em relação às experiências. Então, comece a pensar em lugares que gostaria de conhecer, como restaurantes, livrarias, parques, academias. Essa é uma ótima maneira de unir o útil ao agradável e, quem sabe, conhecer pessoas incríveis.

5 – Crie Conexões Com as Pessoas

Para que uma simples conversa se transforme em uma amizade, é necessário criar conexões com as pessoas. Dessa forma, ao conhecer alguém e manter contato por certo tempo, demonstre que ali está nascendo uma relação de confiança. Compartilhar informações pessoais a respeito de sua história é uma boa maneira de demonstrar isso e dar início a um laço positivo de troca. Claro que não é necessário, e nem aconselhável, que abra a sua vida logo de início, mas sim que, se a oportunidade surgir, se permita dar esse voto de confiança ao outro.

6 – Demonstre Sua Amizade

A amizade precisa ser demonstrada através de atitudes, pois não basta dizer que se sente amigo de alguém, é necessário realmente ser e mostrar isso em suas ações. Então, sempre que perceber que pode fazer algo para ajudar uma pessoa, faça. A ideia não é agradá-la e convencê-la de que é um bom amigo, mas sim de mostrar que a considera e que tem carinho por ela. Através de pequenos gestos é possível demonstrar grandes sentimentos.

7 – Respeite as Diferenças

Por mais que o natural seja se aproximar de pessoas com as quais se tem algum tipo de afinidade, sempre haverá alguma diferença, afinal somos seres únicos. Nesse sentido, é fundamental que saiba respeitar as diferenças para que elas não se tornem motivos para desentendimentos e comprometam a amizade que está nascendo. Você não precisa concordar com tudo o que o seu amigo faz, desde que respeite o direito dele de fazer suas próprias escolhas.

Fazer amizades te leva a sair da sua zona de conforto e ter a chance de entrar em contato com outras ideias e opiniões. Assim, poderá descobrir coisas novas, expandir seus pensamentos e evoluir, como também compartilhar suas ideias e experiências de vida. Sempre há espaço para mais um amigo que tenha a intenção de agregar. Saiba recebê-los de forma receptiva e honre essa oportunidade e crie laços fraternos sólidos e maravilhosos.

 

Copyright:  289294148 – https://www.shutterstock.com/pt/g/rawpixel