O Coaching é uma metodologia focada no desenvolvimento humano que apoia a capacitação técnica, emocional e comportamental, por isso é bastante indicado para pessoas e também organizações que estejam em busca de evolução. A principal estratégia de crescimento está em ajudar os coachees (clientes) a saírem do estado atual para chegarem ao estado desejado, ou seja, apoiá-los no alcance da realização de seus objetivos.

O processo acontece através de perguntas poderosas que geram reflexão, para que o próprio indivíduo encontre as respostas que procura. Assim, é possível atingir metas relacionadas tanto à vida pessoal quanto profissional, resultados específicos em empresas, desenvolver a inteligência emocional ou características especiais, como a liderança, por exemplo. As ferramentas do Coaching levam as pessoas a se conhecerem melhor seus pontos fortes e de melhoria, vencer bloqueios e descobrirem todo o seu potencial infinito para, deste modo, chegarem aonde desejam.

Os Passos de uma Estratégia de Crescimento Para Pessoas e Empresas

Por ser um método com foco no desenvolvimento humano, o Coaching é utilizado em empresas visando o aprimoramento dos seus líderes, gestores e colaboradores. Através de perguntas e ferramentas estratégicas, o coach leva os seus coachees a encontrarem o caminho para o crescimento que buscam e, especialmente, para sanar seus gaps. Confira algumas das estratégias mais importantes dentro da metodologia e conheça o poder de transformação que elas possuem.

Autoconhecimento e Reflexão Sobre o Estado Atual

O autoconhecimento é o primeiro passo de uma estratégia de crescimento eficaz, pois é através dele que será possível descobrir o que se deseja conquistar e os passos necessários para tal. No caso de uma empresa, geralmente já se sabe os objetivos a serem buscados. Contudo, através de uma viagem interna, os líderes, gestores e colaboradores poderão identificar os pontos que precisam desenvolver para ter a performance desejada e, também, conhecer aquelas competências que já possuem, a fim de fazer um melhor uso delas.

Através do autoconhecimento, os indivíduos serão capazes de saber quem são e quem querem ser, ou seja, as características que já possuem e as que desejam ou precisam desenvolver. Além disso, esse processo os leva a descobrir as estratégias que precisarão ser utilizadas e como fazer isso da maneira mais eficaz. Dessa forma serão levados ao encontro da sua essência, que é o seu significado e o seu propósito de vida.

Definição de Metas e Estado Desejado

O segundo passo de uma estratégia de crescimento com o Coaching é a definição de metas relacionadas ao estado desejado. Perceba que utilizo a palavra metas e não sonhos, pois o objetivo é retirá-los do campo das ideias, a fim de transformá-los em algo passível de realização. Nesse sentido, para se tornar uma pessoa mais segura e forte emocionalmente o ideal é utilizar as ferramentas poderosas do Coaching e se entregar verdadeiramente ao processo, se comprometendo com as transformações e resultados almejados.

PSC

As metas podem incluir o desenvolvimento de habilidades, inteligência emocional, mudança de hábitos e crenças, atingimento de objetivos da empresa e o que mais o indivíduo achar necessário. O importante é traçar uma espécie de mapa, plano de ação com o que se pretende alcançar e o caminho para isso. Ter alvos bem definidos é essencial para que seja possível manter o foco na realização delas e, assim, alcançar o resultado desejado no tempo previsto.

Desenvolvimento Consciente de Competências

Mesmo que a meta principal seja atingir determinado objetivo dentro de uma empresa, para isso sempre será necessário desenvolver competências específicas na equipe, para que assim, os profissionais possam usar suas habilidades para conquistar os resultados esperados. Dessa forma, se a ideia é aumentar as vendas, por exemplo, o trabalho deverá ser realizado com os vendedores e seus líderes, para que se preparem para estabelecer uma conexão melhor com os clientes e, assim, impulsionar os resultados.

Apesar do que muitos acreditam, grande parte das características humanas não são uma questão de destino e podem perfeitamente ser desenvolvidas. Claro que todos possuem a sua essência e traços de personalidade que são únicos, contudo, é possível desenvolver habilidades, como liderança, autoconfiança e organização, por exemplo. Todos têm capacidade de descobrir a melhor versão para fazer e contar da sua própria história e ir além.

Desenvolvimento da Inteligência Temporal

Um fator de grande importância ao aplicar uma estratégia de crescimento é gerenciar o tempo de maneira eficaz. Afinal, horas perdidas não podem ser recuperadas, por isso é fundamental realizar o melhor uso possível de cada uma delas. Essa organização é benéfica para a vida profissional, mas também é excelente para a vida pessoal, pois permite que se desfrute cada momento com tranquilidade e na essência, sem ansiar demais pelo futuro.

Dentro de um processo de Coaching é possível desenvolver a chamada inteligência temporal, que consiste em saber classificar cada compromisso, a fim de manter o foco nos que são realmente importantes, e aprender a dizer não para algo quando for necessário, eliminando comportamentos sabotadores. Aprender a fazer boas escolhas em relação ao tempo é um passo fundamental para crescer como pessoa e profissional e ter mais qualidade de vida.

Autodescoberta do Potencial Infinito

Uma das coisas mais extraordinárias que o processo de Coaching pode oferecer aos indivíduos é levá-los pelo caminho da autodescoberta. Todos têm um potencial imenso dentro de si e são capazes de alcançar resultados incríveis em qualquer área da vida, apenas é preciso descobri-lo para aprender a extrair o melhor de suas características, que são únicas.

O trabalho realizado pelo coach visa exatamente isso, guiar o coachee para que ele se conheça e aprenda a externalizar a sua força de realização, colocando fim a crenças limitantes que o impedem de agir. Pensamentos como “não consigo”, “não sou capaz”, “vou desistir”, são eliminados e substituídos por “eu vou conseguir”, “eu tenho capacidade” e “vou prosseguir”. A partir disso, o crescimento se torna uma consequência natural.

A Importância da Entrega Durante o Processo

Por fim, é necessário falar a respeito de uma estratégia de crescimento que abre espaço para todas as outras: a entrega do coachee durante o processo. Apenas quando o indivíduo está verdadeiramente disposto a mudar e evoluir é que se pode alcançar o sucesso. O Coaching é uma metodologia que guia as pessoas para o crescimento sem fornecer respostas prontas, pois cada um deverá buscá-las dentro de si. O coachee é o protagonista dessa transformação, por isso, assumir esse papel é fundamental.

As técnicas poderosas do Coaching oferecem estratégias assertivas, testadas e comprovadas, visando o seu crescimento nos âmbitos pessoal, profissional e empresarial. Se você busca expandir suas competências, eliminar gaps e bloqueios e aumentar suas possibilidades de sucesso na carreira, vida e na empresa, procure por um coach profissional e tenha todo o suporte que precisa para conquistar, de forma rápida, objetiva e planejada, os seus resultados extraordinários!

Copyright: 576505537 – https://www.shutterstock.com/pt/g/alexander%20supertramp