currículo

© Depositphotos.com / minervastock O currículo é como um “cartão de visitas”, e é responsável por fazer o primeiro contato do candidato com a empresa recrutadora.

O currículo é essencial para qualquer profissional, e funciona como um “cartão de visitas”. É este documento que faz o primeiro contato do candidato com a empresa recrutadora, sendo essencial para determinar de ele participará ou não do processo seletivo em questão.

Um currículo bem feito é capaz de abrir portas e favorecer o aparecimento de boas oportunidades profissionais. Por isso, é fundamental construir o currículo com bastante atenção e cuidado, garantindo maiores chances de ser chamado para uma entrevista de emprego.

Mas afinal, você sabe elaborar um currículo perfeito? Confira algumas dicas preciosas para te auxiliar neste processo:

Informações pessoais

Esta é a primeira etapa do currículo, e deve conter: nome, endereço completo, telefone e email atualizado do candidato. Essas são as informações mais importantes. Documentos mais específicos — como RG — serão requisitados durante o processo seletivo, se necessário.

Objetivo profissional

Esta é uma informação fundamental e que não deve ser deixada de lado. Sempre acrescente em seu currículo qual seu objetivo profissional, ou seja, qual cargo ou área pretende trabalhar dentro da empresa.

Experiências profissionais

PSC

Informe as principais experiências profissionais que obteve nos últimos anos e que sejam relativas ao cargo pretendido. Não coloque trabalhos que não estejam ligados à sua área de atuação.

Para isso, sempre inclua o nome da empresa trabalhada, o cargo ocupado, data de entrada e de desligamento e, principalmente, as principais atividades executadas na organização.

Educação

Esta etapa do currículo deve trazer sua formação acadêmica, incluindo graduação e especializações e doutorados. Lembre-se de inserir sempre o nome da instituição, do curso, data de início e a data de término de cada um.

Cursos

Informe todos os cursos extracurriculares concluídos e que tenham relevância para sua área de formação acadêmica. Não se esqueça de inserir, além do nome do curso, o nome da instituição, data e carga horária cursada.

Você também pode incluir os idiomas que entende, categorizando-os de acordo com o nível em que se encontra, como básico, intermediário ou fluente.

Habilidades e qualificações profissionais

Aqui, você deve listar todas as suas competências que sejam relevantes para o cargo ofertado pela organização contratante.

Além disso, são dicas valiosas:

  • Não informe sua pretensão salarial no currículo, a não ser que seja exigido. Deixe para tratar deste assunto durante a entrevista diretamente com o recrutador;
  • Cuidado para não deixar o documento grande demais. Seu currículo deve conter de uma a duas páginas, no máximo. Se suas experiências profissionais forem muito extensas, busque resumir e inserir apenas as mais relevantes;
  • Cuidado com a ortografia. Antes de enviar seu currículo, procure sempre corrigir e verificar possíveis erros de português;
  • Diga somente a verdade, nada de mentir sobre competências ou atividades que você não desenvolveu. Lembre-se que isso pode ser cobrado futuramente;
  • Seja objetivo, e informe apenas o que for relevante ao cargo ou área desejada;

E você, quais outros tópicos considera importante para construir um currículo eficiente? Deixe o seu comentário abaixo e contribua com o conhecimento.