Andrey_Popov/Shutterstock Não saber o quanto deve e o quanto ganha é um dos maiores erros dos brasileiros endividados

Esses dias eu vi uma notícia que me chamou bastante atenção e que me inspirou a escrever este artigo de hoje.  Nela dizia, segundo uma pesquisa realizada pelo Serviço de Proteção ao Crédito -SPC; que  cerca de seis em cada dez brasileiros, aproximadamente ,58,9%, não sabem quanto estão devendo na praça.

E mais – que 36% dos consumidores entrevistados também não sabem para quantas empresas estão devendo atualmente e muito menos o número de parcelas que estão devendo. Ou seja, o brasileiro não conhece seu estado atual quando se trata do seu próprio dinheiro. E isso, com certeza, é um grande empecilho para conquistar seu ciclo virtuoso e seu estado desejado de riqueza.

Identifique Suas Despesas

Para mudar esta situação, o primeiro passo é conhecer a si mesmo, ou seja, identificar e entender quais são os fatores que levaram você a dever ou mesmo se perder em suas dívidas. A partir do momento que identificamos estes elementos, conseguimos trabalhar de forma mais objetiva e assertiva para eliminar comportamentos e crenças limitantes que estão tirando nossa vida financeira dos trilhos.

Mas, como eu posso identificar meu estado financeiro atual?  Você deve estar se perguntando ai! A resposta é simples – Por meio daquilo que um Coach como eu faz de melhor – Perguntas Poderosas!

Por isso, venha comigo e responda algumas questões: Primeiro – Qual o valor real das suas dívidas atuais?

Não sabe? Tudo bem, minha sugestão é que você reúna todos os seus carnês, boletos e extratos do cartão de crédito, cheque especial e some os valores de todas as suas dívidas atuais (o que você vai pagar este mês) e também o que você ainda tem a pagar nos próximos meses (seu saldo devedor).

PSC

A segunda pergunta a responder é – Quanto você gasta com suas contas fixas? Ou seja, com aquelas demandas que representam as suas necessidades básicas e de sua família (luz, internet, plano de saúde, alimentação, escola, transporte, aluguel…) responda e também coloque todas estas despesas no papel.

A terceira questão, e uma das mais importantes, é saber – Quanto você ou sua família ganham por mês, qual a sua renda verdadeira?

Invista em Educação Financeira

Compare os valores e veja se a sua renda é realmente compatível com suas despesas e com todas as demandas financeiras com as quais você precisa arcar mensalmente.  Esta é a melhor forma de identificar o seu estado atual, identificar seus credores e ajustar seus comportamentos financeiros à sua realidade financeira. Em resumo – invista em Educação financeira!

Se você hoje tem mais contas do que pode pagar, sugiro que você faça um verdadeiro “pente fino” e corte de vez os gastos com cartão de crédito e com a compra de supérfluos. Se não quer ver seu nome sujo na praça, leve este seu mapeamento financeiro, mostre aos seus credores, converse, exponha sua situação e negocie novos prazos e parcelas que realmente caibam em seu orçamento. Mostre sua boa vontade em honrar seus compromissos e evite os juros de dívidas acumuladas e não pagas.

Deste modo, você poderá mudar seus comportamentos, sua relação com o dinheiro e em pouco tempo mudar seu estado atual, e sair do vermelho para uma cor como o amarelo da riqueza e o verde da prosperidade. Por isso, te convido a se conhecer melhor, conhecer suas despesas, conhecer as suas dívidas e entender o cenário em que você se encontra neste momento. Ao tomar esta Autoconsciência Financeira sua vida mudará completamente e, com certeza, você conquistará novos patamares em relação ao dinheiro.

Uma boa dica para te ajudar nesta reestruturação dos gastos é investir numa velha planilha de orçamento – Este é um modo simples e, muito prático, para organizar as despesas e controlar as entradas e saídas mensais de dinheiro. Numa tabela você pode centralizar todas as suas despesas, saber para onde seu dinheiro está indo e conferir se suas finanças estão sendo realmente bem administradas. Maravilhoso!

Então, o que está esperando? Comece agora a organizar suas contas e aumente suas chances de conquistar resultados extraordinários em sua vida.