Leolintang/Shutterstock Para ser um verdadeiro líder e conquistar sucesso na vida é essencial conhecer a si mesmo

Aquele que quiser alcançar um objetivo, seja realizar um sonho adiado, impulsionar sua família ou ser a liderança na empresa deve ser, em primeiro lugar, um bom administrador da sua própria pessoa, para depois ter sucesso em seu empenho.

É muito útil dispor de um grande número de habilidades e ferramentas que nos permitam vencer no mundo social e empresarial. Porém, essas técnicas de nada nos valerão se antes não tivermos alcançado a harmonia e a eficácia interior em todos os âmbitos humanos, desde a família e os amigos até os colegas de trabalho e os clientes.

Coincidentemente, a consequência das nossas ações ou comportamentos: são os reflexos dos nossos pensamentos. Por isso, o aprimoramento do nosso rendimento e a possibilidade de sermos “líderes internos” se dará somente quando tivermos enriquecido nosso modo de pensar, gerando, assim, novos e melhores resultados.

Mas, se estivermos desequilibrados internamente, nosso rendimento não será o esperado. Portanto, é fundamental dar uma relevância especial ao estado emocional do indivíduo ou, como indica o termo inglês “Inner”, ao adversário que carregamos dentro de nós mesmos. Por que sabemos que levamos dentro de nós um adversário. Na realidade, esse rival somos nós mesmos quando boicotamos constantemente nossos projetos e pensamentos positivos.

Descobrindo seu Líder Interior

PSC

E, da mesma forma que um treinador consegue que o seu “pupilo” elimine e controle os obstáculos internos, que os impede de alcançar seu nível ótimo de rendimento, nós também podemos manipular e controlar os nossos próprios pensamentos para liberar o nosso potencial e melhorar o rendimento próprio.

Portanto, o trabalho pessoal que devemos realizar consiste em enriquecer o modo de pensar, aumentando o nível de consciência, que nos facilita a passagem para a ação.

Esta área supõe uma autoaprendizagem, ou seja, aprender por si mesmo mais do que ingerir uma dose excessiva de conhecimento externo.

A primeira coisa a qual devemos prestar atenção, então, é a nossa própria forma de pensar e agir. Afinal, se não pudermos dirigir a nós mesmos de maneira eficaz, dificilmente poderemos fazê-lo com a nossa família, amigos ou empresa.

É simples assim: o indivíduo, primeiramente, deve estar motivado e comprometido com seu próprio desenvolvimento emocional, pois somente quando tiver alcançado a vitória sobre si mesmo poderá deixar de ser seu principal estorvo ou inimigo para poder começar a ser um verdadeiro líder, ou seja, seu próprio líder, seu “líder interior”.

Permita-se conhecer-se mais e mais, indo além a cada dia. Ouse fazer diferente, pensar fora do padrão, imaginar, ousar ir além. Com certeza com esse movimento todo poder do universo lhe será dado!

E você, que tipo de líder é?Comente e compartilhe sua opinião.