A dermatite, ou eczema, é uma reação inflamatória da pele que segue um padrão. Infelizmente, não existe apenas uma causa para o seu surgimento. A condição pode ser originada por diversas questões de saúde, fatores genéticos, alergias e sistema imunológico baixo. A dermatite do tipo atópica, por exemplo, pode ser agravada por situações de estresse. Por isso, quando uma pessoa que sofre com dermatite emocional diz que está com os nervos à flor da pele não é exagero.

Portanto, é essencial que você esteja atento à sua saúde física e mental para diminuir as chances de surgir ou fortalecer a dermatite. Na prática, ter dermatite pode significar em uma reação alérgica na derme que resulta em coceira, bolhas transparentes ou avermelhadas, descamação e vermelhidão em partes específicas do corpo ou nele todo. Para saber mais sobre essa condição é só continuar lendo este artigo!

Clareie seus pensamentos com meu ebook “Detox da Mente”!
Um desafio que irá te ajudar a ter uma vida mais leve e feliz!

Principais tipos de dermatite emocional

Vamos conhecer alguns dos principais tipos de dermatites emocionais e entender como um problema emocional pode desencadear erupções em nossa pele. Continue lendo, conheça alguns exemplos e, se identificar algum destes sinais em seu corpo, procure um dermatologista. Confira:

  • Acne: as populares espinhas, vulgo o terror dos adolescentes, são dermatologicamente chamadas de acne. Essa é mais uma doença que piora quando nossas emoções estão fora de ordem. Suas causas estão diretamente relacionadas ao fechamento dos poros provocado pelo excesso de liberação de óleo das chamadas glândulas sebáceas, fatores hereditários e também a problemas hormonais. Como em situações de estresse nosso corpo acaba liberando altas doses de cortisol, a situação acaba se agravando ainda mais e fazendo que tenhamos mais espinhas, tanto no rosto como em outras partes do corpo.
  • Vitiligo: essa não é uma doença emocional. Acontece, entre muitos fatores, em decorrência de deficiências na produção de melanina e por anticorpos que destroem determinadas células. Entretanto, quando uma pessoa com vitiligo passa por situações muito estressantes, a doença acaba piorando ainda os sintomas desta dermatite.
  • Psoríase: esta condição da pele é crônica e se caracteriza pelo aparecimento de manchas avermelhadas que causam uma descamação esbranquiçada da cútis. Seus sinais podem aparecer nos cabelos (como caspas), cotovelos e joelhos ou mesmo por todo o corpo, nos casos mais graves. Esta dermatite se agrava mais ainda quando a pessoa com o problema está sofrendo forte estresse emocional, no trabalho ou em casa. Portanto, as emoções contam muito para piorar a psoríase e deixar a pele ainda mais desgastada.

Você já passou por alguma dessas situações ou conhece alguém que tenha sofrido com uma delas? Então, é extremamente recomendado que você vá a um dermatologista ou indique essa orientação para o seu conhecido.

Além destas, outras doenças dermatológicas também são diretamente influenciadas pelo estresse, tais como:

  • A dermatite seborreica, que provoca muitas caspas e descamações por várias partes do corpo como, por exemplo, ao redor do nariz. 
  • A dermatite atópica, que no início do texto e que aparece especialmente nas dobras de nossas articulações (joelhos e cotovelos), provocando incômodos com coceira frequente, vermelhidão e descamação da derme. Sabe aquela coceirinha que não damos tanta importância? Pode ser sinal de dermatite atópica.  

Como eu dissemos antes, todos estes problemas devem ser tratados por uma especialista. Portanto, caso tenha notado alguma destas alterações na sua pele, é essencial buscar um dermatologista. Outros profissionais como alergistas ou imunologistas também podem contribuir.  

PSC

Como tratamento complementar, é importantíssimo procurar por ajuda emocional para tratar os fatores psicológicos que estão desencadeando a doença e afetando você. Fique atento, cuide-se bem e não deixe que seus nervos prejudiquem também a saúde de sua pele!  

Além da ajuda profissional, é interessante que você siga algumas recomendações caseiras também. Confira algumas dicas para fortalecer o seu autocuidado, essencial para quem está trabalhando no desenvolvimento do amor próprio.  

A dermatite atópica e a psoríase, por exemplo, podem piorar em períodos de frio, pois a pele fica mais ressecada em decorrência de banhos mais quentes e menos ingestão de água. Para evitar isso, é essencial beber mais líquidos, usar hidratante após o banho, passar protetor solar e evitar o uso de buchas para esfoliação. Tudo isso com regularidade, ok? Não vale fazer uma vez só. 

Preparamos um teste para VOCÊ descobrir o quanto é FELIZ!
Clique aqui e conheça nosso “Termômetro da Felicidade” !

Outra forma que recomendados para ajudar você nesta fase é fazer uma formação de coaching. Combinado com a ajuda de profissionais da medicina, o método pode contribuir para a sua evolução enquanto ser humano, dentro ou fora do trabalho. Ou seja, você se torna um coachee (aprendiz), mas não deixa de cumprir com as suas necessidades médicas.  

O coaching ensina você a exercitar o seu autoconhecimento, por exemplo, uma prática essencial para que você saiba quais são as suas qualidades que precisam ser fortalecidas. Assim como ajuda você a encontrar seus pontos fortes que podem estar escondidos e que precisam se sobressair. O autoconhecimento ainda coopera com os seus pontos que necessitam de mais atenção, pois precisam ser desenvolvidos para que não sabotem o seu dia a dia. 

Mais do que isso, o coaching também contribui com o seu autodesenvolvimento, ou seja, a sua capacidade de evoluir todos os dias. Mais do que isso, a sua habilidade de jamais deixar de progredir, seja na vida pessoal ou profissional. Dessa forma, você se torna mais disponível para absorver novos aprendizados, ensinar e compartilhar sabedoria com outras pessoas.  

Agora que você já sabe mais sobre a dermatite emocional e outros tipos de doença de pele, além de entender alguns tratamentos recomendados. Vale lembrar também que isso não é apenas questão de vaidade. Isso é cuidar de você mesmo, essencial para ter uma vida tranquila. O ideal é sempre cuidar da sua saúde física e mental, o que inclui estar em constante observação com o que está acontecendo na sua pele. Afinal, ela pode transmitir o que está acontecendo de errado por dentro, então é melhor se cuidar. 

Gostou do que leu neste artigo? Então, é hora de se cuidar! Aproveite para compartilhar o texto nas suas redes sociais para incentivar outras pessoas a se cuidarem também. 

 

Copyright: Transurfer/Shutterstock