Quando uma pequena empresa é aberta, é natural que os poderes sejam centralizados ao dono. Contudo, conforme o tempo passa e o negócio se desenvolve, a delegação de poderes se torna fundamental, principalmente porque a centralização pode comprometer seu crescimento. Nesse sentido, o bom líder é aquele que confia na sua equipe e dá a ela o espaço necessário para que se desenvolva e traga resultados ainda mais positivos para a companhia.

Mantenha-se motivado e conquiste resultados extraordinários!
Baixe meu ebook “O Colecionador de sucessos”,
é um presente!

A Importância da Delegação de Poderes Dentro das Empresas

A delegação de poderes é vital dentro de qualquer organização e significa distribuir responsabilidades entre os colaboradores, o que é fundamental para o crescimento e expansão. Quando um gestor delega funções e dá autonomia, ele não está abrindo mão de gerenciar a sua própria empresa, mas sim tirando de si o peso por todo o funcionamento do negócio. Ao se desapegar do poder total, ele poderá se concentrar em questões que realmente precisam da sua atenção.

Quando o dono de uma empresa, ou o gerente responsável por um grande setor, insiste em centralizar o poder está colocando em risco os resultados. Afinal, por mais competente que um profissional seja, não é possível cuidar de todos os detalhes com a mesma dedicação, sem contar no desgaste emocional que pode ser causado pelo acúmulo de responsabilidades. Por esse motivo, a delegação se torna tão importante, para que cada processo dentro da companhia seja realizado de forma eficaz.

As principais características da delegação de poderes eficaz incluem:

  • Envolve transferência e não entrega de autoridade, ou seja, o gerente que delega uma função continua tendo o dever de supervisionar, porém deixa de ser o único responsável por ela;
  • É um processo de compartilhamento de trabalho, que tem como objetivo conceder autoridade e criar a responsabilidade em quem recebê-la;
  • A delegação de poderes pode ocorrer em todos os níveis em que existir uma relação de subordinação;
  • Só é possível quando o delegante tem autoridade e consegue transferir o senso de responsabilidade;
  • O gerente não concede autoridade total aos subordinados, pois eles passam a ter autonomia, mas ainda terão que responder a alguém;
  • Delegação não é abdicação, portanto, a responsabilidade pela conclusão da tarefa permanece sendo do supervisor.

Os Principais Benefícios da Delegação de Poderes

Uma empresa que tem os poderes bem distribuídos está um passo à frente rumo ao desenvolvimento. Veja, a seguir, quais são os principais benefícios de se adotar essa estratégia.

  • A delegação de poderes leva à divisão do trabalho e à especialização, o que é muito importante e facilita o crescimento organizacional;
  • Serve como motivação para os funcionários, uma vez que demonstra a confiança que a administração tem por eles, gerando um sentimento de importância e reconhecimento;
  • Auxilia na redução da carga de trabalho da gerência, pois como as tarefas de rotina são distribuídas, sobra mais tempo para se concentrar em atividades mais importantes;
  • Cria uma atmosfera de confiança que ajuda a fortalecer a relação entre a gerência e os funcionários;
  • O fato de ter autonomia para realizar suas funções permite que os colaboradores se desenvolvam e contribuam cada vez mais para o crescimento da companhia.

Dicas Para Realizar uma Delegação de Poderes Eficaz

PSC

Para que a delegação de poderes seja realmente eficaz, é necessário considerar alguns pontos importantes, veja quais são eles.

1 – Identifique o Perfil dos Colaboradores

Um dos primeiros passos a serem dados para iniciar um processo de delegação de poderes é analisar as cartas que se tem na manga, ou seja, o perfil de cada um dos seus colaboradores. Isso se faz necessário porque cada indivíduo tem os seus pontos de maior destaque. Assim, enquanto uns são ótimos para tarefas que envolvam maior concentração, outros se dão melhor quando trabalham em equipe. Observar o desempenho dos seus funcionários irá permitir que extraia o melhor que cada um tem a oferecer.

2 – Incentive os Funcionários a Enxergarem Além

Existe uma frase bastante interessante dita pelo grande escritor Antoine de Saint-Exupéry que diz que se você deseja construir um navio não deve simplesmente ensinar as pessoas a juntarem pedaços de madeira, mas sim incentivá-las a desejar a infinita grandeza do oceano. Dessa forma, quando for delegar poder a um colaborador, ofereça mais do que a possibilidade de agir com autonomia, mas sim a oportunidade de contribuir ativamente com a realização de um objetivo maior.

3 – Realize Recrutamentos Eficazes

A partir do momento em que reconhecer a delegação de poderes como algo essencial para o crescimento da empresa, é importante considerá-la ao realizar novos processos seletivos. Em primeiro lugar, mais do que saber a função da vaga a ser preenchida, é importante pensar, também, no perfil do profissional que a organização precisa. Então, monte um mapa com os requisitos desejados, claro que nem sempre irá encontrar candidatos que preencham todos eles, porém terá um norte para se guiar e fazer boas escolhas.

4 – Tenha Clareza ao Delegar

Para que o resultado da delegação seja como o esperado, é fundamental que o funcionário saiba exatamente o que esperam dele, o que inclui tanto o que ele deve fazer, quanto o que deve evitar. Quando há esse entendimento, aumentam-se as chances de sucesso e de os colaboradores cumprirem com as suas obrigações com maestria. Além disso, é importante que haja uma comunicação aberta, para que eventuais dúvidas sejam sanadas e não comprometam os resultados.

Preparamos um teste para VOCÊ descobrir o quanto
é FELIZ! Clique aqui e conheça nosso
“Termômetro da Felicidade” !

5 – Tenha uma Metodologia de Avaliação de Desempenho

Além de observar os colaboradores para identificar o perfil de cada um, é necessário contar com uma metodologia para verificar se cada um está desempenhando um bom papel com o poder que lhe foi concedido. Uma forma interessante de fazer isso é determinando metas, assim será possível acompanhar mais facilmente como os funcionários se saíram ao terem autonomia para realizar as suas funções.

A delegação de poderes pode ser a solução para muitos problemas que as empresas enfrentam, principalmente as de pequeno porte, para expandir seus negócios. Os benefícios vão além de dar ao gestor a oportunidade de se concentrar em questões mais importantes e incluem, também, proporcionar a ele uma vida mais equilibrada e sem excesso de trabalho. Confie na sua equipe, pois é ela que irá caminhar ao seu lado rumo ao sucesso!

 

Copyright: 492172180 – https://www.shutterstock.com/pt/g/jirsak