Definindo visão, missão e valores

Por: José Roberto Marques | Blog | 20 de março de 2015

Depositphotos – autor: ridofranz Saiba como definir a missão, a visão e os valores de uma empresa.

A definição da missão, visão e valores pela empresa é algo extremamente relevante, pois vai orientar a concepção de estratégias, o estabelecimento dos critérios que vão guiar a ética empresarial e profissional, promovendo a assimilação de seus valores pelo público interno e também a exteriorização desses à sociedade, visando estabelecer uma ligação com seus clientes.

Sua criação e correta divulgação levará a empresa a desenvolver uma cultura organizacional pautada nos valores declarados e que tem um objetivo claro para o qual todos direcionam seus esforços.

A seguir, relaciono algumas etapas a serem cumpridas para uma perfeita concepção da visão, da missão e dos valores da empresa.

Visão

Descreve o lugar onde a empresa deseja estar futuramente. Delimita as conquistas ansiadas pela organização, esclarecendo qual a participação individual e do grupo. Usualmente, tais informações estão dispostas em frases sucintas, realistas, gananciosas e inspiradoras, transmitindo a motivação necessária à consecução dos objetivos propostos.

Para conceber uma Visão à empresa de forma completa, considere responder as seguintes questões. Isso vai lhe ajudar a perceber quais informações são mais relevantes à uma mensagem inspiradora e ambiciosa.

1 – O que a empresa quer se tornar?

2 – Onde ela quer estar em alguns anos?

3 – O que está sendo construído para isso.

Missão

Trata-se de uma afirmação assertiva da organização, a qual contem seus objetivos e suas responsabilidades com a clientela. Tal afirmação orienta a organização em seus objetivos humanos, sociais e financeiros. Para a elaboração de uma missão completa, responder as questões a seguir vai ajudar a esclarecer os pontos importantes a serem inseridos e também a tornar o texto mais coeso e direto.

1 – Por que a empresa existe?

2 – O que a empresa faz?

3 – Para quem?

Valores

Aqui serão descritas as crenças dominantes, os princípios que regem as relações dentro da empresa e suas convicções, que servirão para orientar os comportamentos e decisões das pessoas que integram a organização. Sua definição é muito relevante pois estabelece as expectativas da empresa para o comportamento de seus colaboradores e serve de base para a criação de um manual de conduta.

Abaixo, listo algumas perguntas que auxiliam na criação de valores bem definidos.

1 – Como deve ser o relacionamento entre colaboradores? E seu comportamento individual no ambiente de trabalho?

2 – Qual o relacionamento a ser estabelecido entre organização e colaboradores com a clientela da empresa?

3 – Como a organização se relaciona com a comunidade?

4 – Que papel a organização desempenha na sociedade?

 

Para ilustrar esse artigo, apresento a seguir a missão, visão e valores do Instituto Brasileiro de Coaching – IBC, instituição da qual sou fundador e presidente.

Nossa Missão

Despertar e desenvolver nos seres humanos seu Potencial Infinito.

Nossa Visão

Ser a principal referência em Coaching no Mundo.

Nossos Valores

  • Humanidade: Em primeiro lugar: as Pessoas
  • Lealdade: Ser leal a Princípios e Sonhos
  • Visão sistêmica: Compreenda o Todo
  • Evolução contínua: Desenvolver-se Sempre
  • Resultados Extraordinários: Considere as pessoas a sua volta, seja leal aos seus sonhos, tenha visão sistêmica e se preocupe com o todo, permita-se evoluir sempre e você terá Resultados Extraordinários.

 

E você, já conhecia as definições apresentadas e sua importância? Comente e compartilhe esse conteúdo com seus amigos nas redes sociais.