© Pixabay / StartupStockPhotos Os valores da empresa são bastante importantes. Isso é algo que você precisa definir desde o início, desde a fundação da mesma.

Os valores da empresa são bastante importantes. Isso é algo que você precisa definir desde o início, desde a fundação da mesma. E, é claro, esses valores devem ser compatíveis com o que você e sua equipe acreditam. Tudo isso deve convergir, até porque são esses valores que irão permear todos os objetivos, operações e a cultura dentro da organização pelos anos em que ela estiver de pé. O que espero que seja bastante tempo.

Mas, como definir esses valores? Você terá que criar algum ou eles já existem e você vai somente adaptá-los à realidade da empresa? Tudo isso é importante de identificar.

 

SEPARANDO OS CONCEITOS

É comum quando você pega o estatuto da empresa ou apenas acessa o site da mesma e encontra aquela sessão com os valores, a missão e a visão da instituição. O que tudo isso significa? Você, ao observar aquilo, percebe que precisa atribuir à sua empresa todas essas características e definições também. Mas, essa é a única coisa que você sabe. E o restante?

Pois bem, comecemos pela missão. O que é a missão da empresa? Digamos que este conceito define a razão para que alguma organização exista. Nesse ponto você coloca o seu objetivo, ou seja, o que você espera alcançar daí a alguns anos.

Se pegarmos o banco HSBC, apenas como exemplo, e analisar a sua missão, você entenderá com mais clareza ainda. “Garantir a excelência na entrega de produtos e serviços financeiros, maximizando valor para clientes e acionistas”. A missão é a justificativa para a empresa fazer parte da sociedade.

PSC

E a visão? Digamos que a visão é a conjectura de um futuro que norteia todo o caminho de uma empresa. Os métodos, as estratégias, todas elas se baseiam na visão que a empresa definiu antes mesmo de iniciar os seus trabalhos. Ela pode mudar? É claro, ainda mais num mercado que anda em constante amadurecimento como o de hoje, numa sociedade que a cada ano torna o anterior obsoleto.

Peguemos como exemplo a Fiat. A visão da Fiat se baseia no desejo de “estar entre os principais players do mercado e ser referência de excelência em produtos e serviços automobilísticos”. Se a missão justifica a presença da empresa na sociedade, a visão justifica para si mesma todos os trabalhos e operações realizados pela empresa.

E os valores? Finalmente chegamos a eles. O valor é o conjunto moral, ético e de responsabilidade que uma empresa deve ter. Peguemos a Gerdau como exemplo, que tem como valores a segurança, o respeito com as pessoas, a excelência na simplicidade, foco em resultados, integridade e, é claro, sustentabilidade.

OS VALORES SÃO DIFERENTES DOS OBJETIVOS/METAS

Há muita confusão nas definições, principalmente quando misturam os valores com a visão. A visão trabalha mais com os objetivos/metas, enquanto os valores são a base para a estipulação disso tudo. Entenda, os valores são a base mais sólida da empresa.

Então, na hora de conceituar e trabalhar com os valores e objetivos, sempre se lembre que são duas coisas diferentes. A visão é a finalidade, os valores são a base moral.

 

COMO DEFINIR OS VALORES

Imagine uma empresa que preza pela sustentabilidade do planeta. A partir daí já podemos definir uma cadeia de raciocínio que preza pela sustentabilidade, pelo respeito ao meio ambiente e pela diversidade ecológica. Tudo isso vai criar as bases morais para a definição dos valores.

Então, que tal estender mais essa definição? Podemos pegar, por exemplo, através do respeito ao meio ambiente, o consenso de nunca fazer nada que possa trazer malefícios para a natureza. Nada de desmatamento, nada de emissão de gases tóxicos, nada de poluição de rios.

Como essa empresa fictícia também respeita a diversidade ecológica, ela evita trabalhar com animais, fazer pesquisas com os mesmos e nem tomar qualquer atitude que venha a alterar o estado natural das coisas. Como a utilização de agrotóxicos e outras alterações no solo, por exemplo.

Já está dando para conceber o que de fato é um valor de uma empresa? Os valores delimitam o terreno onde a instituição poderá atuar. Pois os valores criados são verdadeiras cercas que impedem características, estratégias e ações consideradas opostas às crenças da empresa, de se instalarem na rotina de trabalho.

E você já definiu sua missão, visão e valores? Comente e compartilhe o artigo em suas redes sociais!