Entenda quais são as atribuições de um gestor e saiba se você está preparado para tornar-se um! | minervastock | DepositPhotos.com

Existem muitas confusões entre diversos termos em diferentes áreas. Trabalhar com termos requer o significado exato de cada um que você aborda. E quando eles são populares, mas sem carregar o conhecimento necessário para serem continuamente citados, a confusão se faz mais acentuada. É o caso do gestor, administrador, empresário e empreendedor. São conceitos que se misturam no imaginário popular, mas que na verdade significam coisas diferentes.

Vamos entender mais sobre o assunto?

Qual é a definição de gestor?

A figura do gestor é essencial no mercado. Principalmente hoje em dia quando as relações humanas e, por consequência, as mercatórias, se tornam cada vez mais complexas. O mundo globalizado que tanto se proclamava em outros tempos hoje em dia é corriqueiro. As relações do mercado são rápidas, voláteis e isso demanda um novo tipo de administração que foge de um conceito mais básico e se atém mais aos detalhes.

É aí que entra a definição de gestor, alguém que vai além e modifica pontos que podem ser prejudiciais, que fomenta as qualidades, traz diferenciais para o funcionamento dos negócios. Nesse caso podemos dizer que o gestor é alguém bem mais voltado para uma melhor experiência de trabalho.

Ele trabalha para obter produtividade, mas também está interessado em outras questões mais detalhadas do que é ser produtivo e como chegar até isso. O bom gestor é uma figura mais humana dentro do dia a dia automatizado da empresa.

Diferença entre um gestor e administrador

Não é difícil de entender. No lugar aonde é necessário trabalhar em equipe, competir ou simplesmente necessitar de um trabalho organizado para a obtenção de algo indispensável, a figura do administrador se mostra muito importante. E isso pode nos levar até a Grécia Antiga, por exemplo. O administrador é aquela pessoa mais regrada, que tem uma metodologia para ser eficiente, para ser bem-sucedido e para mudar a situação caso ela se torne negativa.

PSC

Trata-se de uma pessoa que fornece uma base sólida para que o trabalho seja feito. Mas isso não quer dizer que um administrador não possa se tornar um grande gestor.

A falta de um gestor torna qualquer empresa obsoleta. Porque não é apenas necessário ter alguém para cuidar da parte jurídica, contábil, financeira, operacional e, é claro, a administrativa, no que se refere às questões mais gerais de um escritório.

O gestor vai mais além que tudo isso. Ele trabalha diretamente com os recursos humanos, ele é um motivador antes mesmo de ser alguém que gere.

Como ser gestor sem perder a motivação?

Porém, quem disse que é fácil assumir essa função de gestor? Motivar é algo muito fácil quando você mesmo está motivado, obstinado em assumir uma realidade que quer tanto para si.

Mas, quando você acorda naqueles dias em que nada parece dar certo e a sua vida é uma grande sequência de desapontamentos? Como proceder? A melhor forma de um gestor não perder a motivação é sabendo a razão para a qual ele está ali. É ele perceber que o seu papel interfere na vida da empresa, que cada membro de sua equipe é beneficiado pela sua figura, pela sua presença.

Um gestor que faz a diferença na vida da sua equipe sabe que qualquer crise de motivação é apenas uma reação aos dias difíceis e que pode ser contornada com um dia de trabalho proveitoso.

O que você precisa ter em mente é o seguinte: a cada dificuldade que enfrentar, a cada crise de identidade, a cada frustração, o trabalho duro e unido em equipe pode reverter a situação. O gestor, mais do que todos, precisa compreender isso. Até porque essa é a mensagem que deve ser passada para os profissionais que são geridos por ele.

Ninguém disse que é um papel fácil, é bem complicado, aliás, extremamente humano, extremamente complexo, extremamente necessário. É preciso ter sensibilidade!