Voltar

Gestão Estratégica de Pessoas: Confira sua definição

Publicado em | 0 comentários

O tradicional departamento de Recursos Humanos evoluiu juntamente com as técnicas de gestão organizacional e, hoje em dia, desempenha um papel de importância estratégica para os propósitos da empresa. Desempenhando funções associadas aos objetivos futuros da organização, e não apenas à sua funcionalidade no dia a dia, a área de RH atua na gestão estratégica do capital humano da empresa. Mas você deve estar se perguntando: o que é gestão estratégica de pessoas?

Gestão Estratégica de Pessoas: Confira sua definição - pessoa à frente de equipe

© Depositphotos.com / depositedhar O tradicional departamento de Recursos Humanos evoluiu na mesma medida que as técnicas de gestão organizacional e, hoje em dia, está alinhado aos propósitos da empresa.

A gestão estratégica de pessoas é resultado de uma série de teorias relativamente recentes da administração que demonstram as necessidades de alinhar as necessidades estratégicas da organização com o desenvolvimento das pessoas dentro da empresa.

Este tipo de gestão está de acordo com os novos paradigmas que circundam a vida organizacional, que deixa de lado uma visão paternalista e verticalizada para dar início a um modelo colaborativo e horizontal de trabalho.

Uma nova gestão para um novo tempo

As mudanças dentro das organizações foram impulsionadas pelas transformações ocorridas no ambiente em que elas estão inseridas, pelas novas formas de pensar a carreira profissional e pela crescente competição das empresas, potencializada por novas tecnologias e modelos de negócio.

A abordagem utilizada anteriormente não atendia às expectativas dos colaboradores, além de distorcer as relações entre empresa e funcionário. Contudo, as novas gerações, sobretudo a geração Y, trouxeram novos valores ao mercado de trabalho, priorizando aspectos que não foram tão relevantes para os seus antecessores.

Hoje, estes jovens já se estabeleceram no mercado e trazem outros valores às corporações, que precisaram se tornar mais flexíveis, horizontais, rápidas e transparentes na resposta aos anseios dos jovens profissionais desta geração.

Por isso, os gestores se viram obrigados a aderir à mudança e adotar novas práticas de gestão, dando maior atenção ao funcionário por meio do esclarecimento dos aspectos que pautam a relação entre empresa e colaborador, estímulo ao desafio e ao crescimento e delimitação de caminhos para que as pessoas escolham será sua carreira.

As novas atribuições do setor se juntam às antigas, formando um novo modelo de gestão de pessoas que busca levar a organização a alcançar sua missão, atingir seus propósitos e propiciar equilíbrio entre as expectativas das empresas e dos colaboradores.

Como funciona e o que é gestão estratégica de pessoas na prática

A gestão estratégica de pessoas é fundamental para que a empresa possa manter os colaboradores dos novos tempos mais satisfeitos e motivados dentro da organização, criando mecanismos para reter os melhores talentos para parcerias duradouras.

Para obter estes resultados, as empresas que prezam pela gestão estratégica de pessoas precisam criar, de fato, uma estratégia para o desenvolvimento dos talentos, fazendo com que eles percorram uma jornada específica dentro do negócio que seja condizente com as aspirações estratégicas da empresa.

A gestão estratégica de pessoas começa na definição da missão, da visão e dos valores da empresa, que, juntos, formam a cultura da empresa. Estes aspectos irão determinar quais são os perfis mais desejados para desenvolvimento dentro da companhia.

Estes perfis são baseados em competências e habilidades necessárias para a execução de tarefas e tomada de decisão de acordo com os princípios destacados na cultura organizacional.

A partir destes dados, a empresa precisa estabelecer uma estratégia para recompensar as atitudes que condizem com a cultura da empresa e adequar o que é necessário. É muito importante que a empresa estabeleça métricas objetivas e indicadores para avaliar os colaboradores.

Gerar feedbacks periódicos também é de extrema importância para a gestão estratégica de pessoas, uma vez que um dos valores mais importantes da nova geração de colaboradores é a transparência.

Desta forma os gestores de pessoas conseguem ter uma visão mais próxima do desempenho de cada colaborador e tomar decisões bem-fundamentadas e objetivas.

Além disso, a gestão de qualidade e produtividade nas organizações concebe ferramentas para incrementar o desempenho individual e organizacional, recrutar, desenvolver e garantir a retenção de talentos, assegurar a motivação e comprometimento dos colaboradores, prezar pela qualidade de vida no trabalho, gerir mudanças e quaisquer outras funções que se alinhem aos objetivos estratégicos da empresa.

Gostou do artigo? Deixe seu comentário!

Comments

comments

O que é coaching

Baixe o
e-book
gratuito

Conheça a metodologia que vai mudar sua vida. Acelere o seu sucesso!