De acordo com o dicionário, a cognição é uma função da inteligência ao adquirir conhecimento. Em termos ilustrativos, é o que nos ajuda a conectar as ideias relacionadas à memória, raciocínio, juízo, linguagem, percepção e mais. Portanto, o déficit cognitivo é um termo usado para definir quem possui dificuldade em realizar o processo cognitivo.

Isso significa que a pessoa com déficit cognitivo passa por obstáculos maiores. Ações como sustentar atenção em um único assunto ou momento, resolver problemas simples do dia a dia, desenvolver senso de localização espacial e ainda deve lidar com impedimentos para fazer o raciocínio lógico faz parte de um cenário complexo de quem sofre com essa condição. 

Uma condição de déficit cognitivo persistente e progressiva é chamada de demência, por exemplo. Entre as demências, posso citar a Doença de Alzheimer, a Demência com Corpos de Lewy, a Demência Frototemporal e a Demência Vascular.

Como as caraterísticas da doença podem ser confundidas com a simples falta de atenção ou ainda pode evoluir com uma frequência lenta, é possível que não nos atentemos a quem está à nossa volta precisando de ajuda. 

Justamente por isso, é essencial ter paciência e buscar por ajuda profissional tanto para a pessoa que tem déficit cognitivo quanto para quem convive com ela. Afinal, de que adianta saber da situação e não fazer nada para ajudar, não é mesmo?

Se você conhece alguém que tem déficit cognitivo ou gostaria de saber mais sobre o assunto, é só continuar lendo o artigo!

Como identificar e tratar o déficit cognitivo 

Para identificar o déficit cognitivo são aplicados testes neuropsicológicos com a intenção de avaliar o nível da limitação da pessoa e, em quais áreas esta é mais ou menos predominante.  Esta avaliação mede também as áreas do cérebro que estão comprometidas e que não funcionam do modo como deveriam.

PSC

Na fase infantil, por exemplo, é importante que as situações características da situação sejam observadas com atenção. Por exemplo, no lugar de chamar a criança de “preguiçosa”, prefira consultar um especialista para entender o que está realmente acontecendo. Caso não seja identificado e tratado cedo, o déficit cognitivo pode agravar quadros de déficit de atenção, hiperatividade (TDAH), dislexia, depressão, transtorno bipolar do humor e outros.

Os pais ou responsáveis devem ficar atentos ao que está acontecendo com a criança. Um estudo publicado na revista científica “The Lancet Child & Adolescent Health” aponta que o uso excessivo de dispositivos eletrônicos pode prejudicar o desenvolvimento cognitivo de crianças. Isso inclui mais de duas horas diárias em computadores, tablets e mais. Porém, não se esqueça de que cada caso é um caso. Caso esteja com dúvidas, consulte um profissional da medicina para ajudar. 

Vale ressaltar que as escolas têm um papel muito importante que é o de incluir estes alunos e de estar preparada para receber todos os tipos de pessoas. Isso é essencial para eliminar os preconceitos com as diferenças e, fazer deste espaço de transformação e aprendizado, verdadeiramente um ambiente com igualdade, onde todos podem receber uma educação adequada.

Na fase adulta, é mais difícil de diagnosticar os casos, porém não é impossível. Além do diagnóstico assertivo de um profissional de medicina e da execução do tratamento e acompanhamento dele, a pessoa com déficit cognitivo deve receber muito apoio da família e amigos. Esse sistema de suporte é essencial para que o tratamento tenha efeito positivo.

O problema não tem cura, mas sim tratamento, que é feito de forma multidisciplinar com o apoio de médicos, psicopedagogos, fisioterapeutas e psicólogos, que atuam ajudando crianças, adolescentes e adultos, dentro de suas possibilidades, a desenvolver-se e ter mais qualidade de vida mesmo com suas limitações.

Hábitos mais saudáveis podem contribuir para evitar algum tipo de problema neurológico. De acordo com uma pesquisa publicada na revista “JAMA”, que tem 4 ou 5 costumes saudáveis têm 60% menos risco de desenvolver esse tipo de obstáculo. Caso você conheça alguém que esteja em tratamento para déficit cognitivo, recomende perguntar a respeito uma mudança de rotina.

A intenção é que assim, a pessoa com déficit cognitivo possa receber os estímulos certos, da maneira certa, e tenha a chance de desenvolver determinadas habilidades, independentemente de sua condição. Ao ser estimulado constantemente, o indivíduo tem o espaço que precisa para desenvolver seus recursos e ir ganhando maior confiança em si mesmo.

Também é importante ressaltar que outros problemas podem levar uma pessoa  ater déficit cognitivo. Um exemplo disso é uma pesquisa da Universidade do Alabama, nos Estados Unidos, publicada na revista “Neurology”. Ela mostra que o aumento na pressão arterial pode prejudicar diversas capacidades, tais como de memória, foco e atenção.

É possível fazer mais?

 Acredito que assim como cada um de nós todos, independente de ter ou não um déficit cognitivo, têm sua própria forma de aprender. Deste modo, é a sensibilidade e os conhecimentos dos profissionais que atendem a pessoa, bem como o apoio de sua família que fará toda diferença na evolução do quadro.

 Além do diagnóstico e tratamento médico, quem tem déficit cognitivo pode contar com o coaching para estimular o seu potencial pleno. O método possui técnicas que podem ser bem úteis para o desenvolvimento do autoconhecimento e da inteligência emocional. As ferramentas podem ser testadas e aplicadas, assim como diferentes formas de estímulos podem ser feitos para que aqueles que têm esta deficiência possam ser acolhidos, cuidados, amados e motivados a melhorar constantemente. 

Porém, antes de optar pelo coaching, é importante consultar com o profissional da medicina que está fazendo o tratamento. Ele pode dizer se o método pode ser efetivo junto ao tratamento neste momento. Digo isso, pois pode ser que o coaching pode ser mais útil em algum período mais tarde, por exemplo.   

Caso o médico diga que está tudo bem, aproveite para conhecer um método que é constante desenvolvido e evoluído para atender aos mais diversos tipos de público, que necessitam de ajuda para progredirem. Prepare-se para exercícios que preparam as pessoas para se tornarem mais fortes, independentes e decididas, tanto na vida pessoal quanto profissional. 

 Gostou do artigo de hoje? Comente abaixo o que achou!

 Até a próxima!

 

Copyright: Suzanne Tucker/Shutterstock