Se você está passando por um momento em que está decepcionado com a vida e sem perspectivas, saiba que não está só. Existem outras pessoas ao redor do mundo que estão se sentindo da mesma maneira e procurando um novo sentido. Por mais em muitos momentos essa fase difícil até pareça que não irá passar, acredite, é possível superá-la e, até mesmo, aprender muito com ela. O poder da mudança está em suas mãos, basta que o descubra e comece a usá-lo.

Nem sempre as coisas acontecem da forma como planejamos e isso pode causar sentimentos de decepção e frustração. Entretanto, ficar se culpando pelos erros cometidos não irá te levar a lugar algum. É natural se sentir chateado, afinal você é humano, entretanto se estagnar porque algo deu errado apenas irá estender seu sofrimento e lamentação. Então, é importante “sacudir a poeira e dar a volta por cima” e para isso, é essencial expandir sua percepção para tirar lições valiosas do ocorrido e recomeçar fazendo diferente e melhor na próxima oportunidade.

Tenho um convite especial para você! Quer se conhecer melhor?
Clique aqui, Entenda a si mesmo,Verdadeiramente
e na Essência!

Motivos Que Levam um Indivíduo a Ficar Decepcionado Com a Vida

Existem diversos motivos que podem levar uma pessoa a se sentir desanimada e decepcionada com a vida, como:

  • Ser enganado por alguém em quem depositava uma grande confiança;
  • Sofrer a perda de um ente querido de forma abrupta;
  • Perder o emprego;
  • Abrir um negócio e não dar certo;
  • Falta de reconhecimento e autoestima baixa;
  • O fim de um relacionamento amoroso;
  • Presenciar situações de injustiça e violência.

Todas essas situações e diversas outras podem ser capazes de afetar negativamente e derrubar uma pessoa. Mas, lembre-se que você tem a escolha de se levantar e tem total capacidade para isso. Cada dificuldade pode lhe ensinar algo novo e te tornar mais forte e preparado para superar outros desafios que surgirem.

A Busca de um Novo Significado Para a Vida

A decepção aconteceu, o desânimo chegou, mas você percebeu que precisa superar o que passou e recomeçar. Então, é hora de buscar um novo significado para a vida e se dar a oportunidade de descobrir outros sonhos, paixões, definir novas metas, enfim, encontrar um novo caminho para ser feliz. Listei algumas dicas que vão te ajudar a se empoderar e encontrar a motivação novamente. Confira!

Saiba Canalizar Suas Expectativas

PSC

As expectativas podem ter o seu lado positivo e negativo, pois dependem da dosagem com que são usadas. Quando você se empenha e realiza um bom trabalho, é natural que espere obter bons resultados. Contudo, é sempre importante tomar cuidado para não ter expectativas muito altas, principalmente com relação ao comportamento alheio, pois cada um tem seu jeito de ser.

Um profissional da área de vendas, por exemplo, pode criar expectativas em atingir as metas porque se esforçou ao máximo, conseguiu novos clientes e está fechando vários negócios. Entretanto, ele deve evitar esperar ser reconhecido pelo chefe e receber um elogio. Afinal, não existem garantias de que isso realmente vai acontecer. Entendeu a diferença? Saiba canalizar suas expectativas de formas possíveis, para não se decepcionar.

Analise as Suas Atitudes e Veja Como Pode Melhorar

Ao pensar na razão que te levou a sentir decepção, que atitudes suas acredita que tenham contribuído para o que aconteceu? Lembre-se que a intenção dessa pergunta não é que você se culpe, mas sim entenda quais ensinamentos pode tirar em relação ao seu comportamento. Sempre há algo novo a aprender e isso pode incluir ações, pensamentos ou, mesmo, sentimentos nocivos que poderiam ter sido controlados.

É importante que assuma a responsabilidade pela forma como agiu, sem tentar culpar terceiros. Uma crise de ciúme, por exemplo, é causada por quem se sentiu dessa forma e se deixou levar pelas emoções e não da outra pessoa. Tentar culpar outros indivíduos não ajudará a resolver a questão e nem a trazer o seu ânimo com a vida de volta.

Fale Sobre o Assunto

Quando estão sofrendo, muitas pessoas evitam tocar no assunto, como se isso fosse ajudar a tornar a dor menor. Contudo, a melhor maneira de resolver uma questão que está te incomodando é falando sobre o que está sentindo. Procure uma pessoa em quem confie e se abra, conte as razões por estar decepcionado. Quando falamos a respeito dos nossos sentimentos conseguimos entendê-los melhor, ter uma perspectiva diferente do outro e chegar a conclusões positivas.

Se você já tem um amigo confidente, valorize-o e procure ouvi-lo também, afinal todos têm suas questões, medos e dúvidas. Caso ainda não tenha, observe ao seu redor e certamente irá encontrar alguém que esteja disposto a te ouvir sem fazer julgamentos. Os amigos são peças fundamentais para superar uma decepção, então, dê a eles o valor que merecem e conte com seu apoio.

Cuide da Sua Autoestima

Quando um indivíduo passa por uma decepção, sua autoestima costuma ficar prejudicada, já que ele se sente incapaz de agir e obter bons resultados. Para resolver essa questão, é importante trabalhar o seu “eu interior”, a fim de reconhecer os seus talentos, habilidades, competências e fortalecê-lo. Alimentar pensamentos ruins apenas irá servir para criar crenças limitantes que te impedem de crescer e recomeçar.

Sempre que pensar em algo negativo, mude o foco e escreva algo positivo sobre você, o que pode ser uma característica ou algo bom que tenha realizado. Quando estiver triste, leia tudo o que escreveu e lembre-se do quanto é especial. Esse exercício simples pode ser transformador, ajudando a trabalhar a sua autoestima e a ressignificar a imagem que criou de si e a renovar suas energias para dar novos passos em direções melhores para você.

Preparamos um teste para VOCÊ descobrir o quanto
é FELIZ! Clique aqui e conheça nosso
“Termômetro da Felicidade” !

Encontre Novas Motivações

Independente do que tenha acontecido, saiba que existe um universo de motivos para você se sentir feliz, basta que aprenda a enxergar ao seu redor. A perda do emprego, por exemplo, pode abrir caminho para tentar oportunidades em novas áreas, talvez abrir um negócio; o fim de um relacionamento, a chance para passar mais tempo com os amigos e familiares e encontrar uma nova relação melhor do que a anterior; uma decepção causada por alguém em quem confiava pode ser uma oportunidade para exercer o perdão ou aprender a ter mais cautela ao acreditar em alguém.

Sempre haverá um lado positivo a ser explorado, basta que aprenda a enxergá-lo. Talvez, hoje você não consiga entender a razão de ter passado por experiências difíceis, mas, no futuro, eu tenho certeza que encontrará as respostas que busca. Para isso, mantenha-se aberto e sempre otimista, pois embora não possa mudar as pessoas, você pode buscar evoluir e tornar-se o melhor profissional que você pode ser para si mesmo e para aqueles que ama. Sua evolução emocional, técnica e comportamental te permitirá encontrar novos caminhos, aprendizados e viver novas experiências também. Permita-se reconhecer seu valor e encontrar sua felicidade e viva o bom da vida. Seja positivo e siga em frente. O melhor está por vir sempre.

Copyright: 709026835 – https://www.shutterstock.com/pt/g/nattakorn%20maneerat