Após passar um período afastado do trabalho, seja por férias, licença médica ou qualquer outro motivo, torna-se necessário adotar algumas medidas para se readaptar. Afinal, voltar a passar um longo período do dia fora de casa irá impactar nos horários de dormir e acordar, se alimentar, estar com a família, resolver questões pessoais e na vida como um todo. Se está passando um período de volta à rotina, saiba que com organização e planejamento é possível se acostumar novamente em poucos dias.

10 Dicas Para Estar de Volta à Rotina Com Energia e Disposição

A intenção de tirar férias ou fazer uma pausa é exatamente a de descansar e recarregar as energias. Contudo, o que acaba acontecendo com muitas pessoas é que elas voltam e logo se sentem sobrecarregadas com todo o trabalho que se acumulou durante o período em que ficaram afastadas de suas atividades. A boa notícia é que existem formas de contornar esse acúmulo e colocar tudo em dia sem estresse. Continue acompanhando e veja como isso é possível.

Quer descobrir como você pode desenvolver suas habilidades?
Clique aqui e Mergulhe no maravilhoso
“Mundo do Coaching”!

1 – Prepare-se Antes de Sair de Férias

Para que o seu retorno ocorra sem estresse, o ideal é se preparar antes mesmo de sair de férias. Trabalhar um pouco mais na semana que antecede a sua saída pode ajudar a evitar deixar coisas pendentes e que podem te sobrecarregar na volta. Além disso, uma medida bastante eficaz é criar duas listas, a primeira com todos os projetos com os quais está envolvido, com anotações referentes às etapas em que cada um se encontra. Já a segunda com todas as suas prioridades ao retornar, para que tenha um norte e não se perca.

2 – Delegue as Tarefas Que Não Puderem Esperar

Mesmo que não tenha um cargo de gerência, será preciso delegar aos colegas as tarefas que não puderem esperar a sua volta. Nesse caso, converse com o seu chefe para que ele te ajude a definir quem deve ficar responsável por cada atividade. Quanto mais informações fornecer, melhor será para quem for realizar e para você também quando voltar. Outro ponto importante é a antecedência, evite fazer isso no último dia e se planeje para ter tempo de explicar o que precisa ser feito e sanar eventuais dúvidas.

3 – Coloque uma Resposta Automática no Seu E-mail

Como forma de evitar o acúmulo de e-mails, lembre-se de configurar uma resposta automática avisando sobre as suas férias e informando o contato de alguém que ficará responsável por responder as mensagens urgentes. Dessa forma, evita-se criar mal-entendidos e, também, comprometer projetos importantes da empresa. Além disso, aqueles que mandarem um e-mail e virem o aviso deixarão de enviar novos até o fim do seu período de férias, reduzindo a quantidade.

4 – Deixe Tudo Organizado Antes de Sair

PSC

Destine um pouco do seu tempo antes de sair de férias para organizar o seu local de trabalho. Elimine papéis e arquivos desnecessários e deixe tudo em lugares de fácil acesso, tanto sobre a mesa quanto no computador. Isso será bom para a sua volta e também facilitará caso algum colega precise de alguma informação na sua ausência. Essa atitude também vale para a sua casa se for viajar, pois chegará em um ambiente agradável e que irá te transmitir paz.

5 – Peça um Feedback do Seu Chefe no Dia Anterior à Volta

Para que não chegue completamente desatualizado ao trabalho, é interessante que peça ao seu chefe que lhe envie um e-mail contendo tópicos com os principais acontecimentos que ocorreram na sua ausência um dia antes de você retornar. Dessa forma, terá tempo para organizar as ideias e voltar preparado para retomar de onde parou. Contudo, é importante que essa seja uma medida para o último dia de férias. Evite se envolver com questões profissionais durante a sua pausa, pois a ideia é realmente se desligar e relaxar.

6 – Retorne Antes de Viagem

Se for viajar, programe-se para voltar pelo menos dois dias antes de retornar ao trabalho. Assim, terá tempo de descansar da viagem, organizar sua casa e resolver outras questões. Chegar do aeroporto ou da estrada e, em poucas horas, ter que ir para a empresa é algo extremamente cansativo e desgastante. Nesse caso, vale a pena reduzir o passeio para garantir que conseguirá voltar à rotina com calma.

7 – Planeje a Sua Rotina

Como disse no início, voltar ao trabalho após uma pausa é algo que impacta diretamente em todo o seu dia, por isso se planejar é fundamental. Dessa forma, pense nos horários em que precisará acordar, sair de casa, preparar as suas refeições, se alimentar e realizar outras atividades do seu cotidiano. Com um planejamento em mãos conseguirá fazer um melhor uso do seu tempo, com tranquilidade e sem se sobrecarregar.

8 – Adie Mudanças de Hábito

Transformar hábitos é maravilhoso e permite que elimine comportamento ruins, substituindo-os por atitudes positivas e que agreguem. Contudo, o ideal é deixar para iniciar uma alimentação mais saudável ou a prática de exercícios físicos, por exemplo, quando já tiver se readaptado à rotina. Querer começar tudo no mesmo dia pode fazer com que sinta uma grande sobrecarga e acredite que não seja capaz de levar as mudanças adiante. Espere alguns dias e terá energia e motivação para realizar tudo o que desejar.

9 – Priorize os E-mails Pelo Assunto e Não Por Data

Ao abrir a sua caixa de e-mails, o ideal é priorizar a leitura por assunto e não por data. Afinal, nem tudo o que se recebe é realmente importante, e agindo assim irá evitar desperdiçar o seu tempo com temas irrelevantes. Também é interessante que faça isso por etapas, para que não passe o dia todo fazendo a mesma coisa. Dessa maneira, aos poucos, conseguirá organizar todas as mensagens e responder as que forem necessárias.

Preparamos um teste para VOCÊ descobrir o quanto
é FELIZ! Clique aqui e conheça nosso
“Termômetro da Felicidade” !

10 – Evite Se Cobrar Demais

Por fim, é fundamental que tenha a consciência de que precisará de alguns dias para se adaptar completamente e que isso é normal. Evite querer cobrar de si uma produtividade sobre-humana, pois isso pode gerar estresse e fazer com que o retorno seja ainda mais complicado. Respeite os seus limites, faça pausas para tomar uma água, respirar e, assim, através de pequenos passos, logo voltará ao seu desempenho normal.

Tirar alguns dias para descansar é maravilhoso e, para que o retorno seja positivo, basta que você se planeje e se respeite. Assim, logo conseguirá se readaptar à rotina e descobrir que o seu cotidiano pode ser tão agradável quanto os dias de férias.

 

Copyright: 572805178 – https://www.shutterstock.com/pt/g/g-stockstudio