Voltar

Daniel Goleman e a Inteligência Emocional

Publicado em | 0 comentários

Blablo 101/Shutterstock Desenvolver a Inteligência Emocional é fator importante para alcançar sucesso na carreira

Segundo estudos feitos pelo psicólogo americano, Daniel Goleman, autor do livro “A Inteligência Emocional”, 90% das diferenças entre as pessoas que obtém grande sucesso, tanto pessoal como profissional, e também aquelas com desempenho apenas mediano, se deve a fatores relacionados a competências comportamentais, mais do que às habilidades aprendidas na escola.

É o conjunto dessas competências que formam a Inteligência Emocional, que têm cinco componentes principais: autopercepção, autocontrole, automotivação, empatia e práticas sociais. Conheça melhor cada um deles:

  • Autopercepção: é a capacidade que as pessoas têm de conhecerem a si mesmas em termos de seus comportamentos frente às situações de suas vidas social e profissional, além do relacionamento consigo mesmo.
  • Autocontrole: é a capacidade que as pessoas têm de gerir as próprias emoções, seu estado de espírito e bom humor.
  • Automotivação: é a capacidade de motivar a si mesmo e assim, conseguir realizar tarefas a ações necessárias para que alcance seus objetivos, independente das circunstâncias.
  • Empatia: esta é a habilidade de comunicação interpessoal de forma espontânea e não verbal e também, de se harmonizar com as pessoas.
  • Práticas sociais: é a capacidade de relacionamento interpessoal e trabalho em equipe.

Quando você finalmente consegue analisar e entender esses fatores comportamentais, que compõem a Inteligência Emocional fica claro perceber que eles estão intimamente relacionados tanto ao sucesso quanto às realizações pessoais.

A Importância de Desenvolver sua Inteligência Emocional

Independente da área de atividade humana, uma pessoa com uma estrutura emocional sólida, consegue melhor produtividade e, por isso, acaba se destacando das demais. Isso ocorre porque identificar e lidar com suas emoções, bem como eliminar aspectos nocivos de seu comportamento é muito importante para que situações de descontrole emocional não guiem sua vida.

Deste modo, tanto no trabalho, em sociedade como em âmbito pessoal, o indivíduo com Inteligência Emocional bem desenvolvida pode conquistar relações mais positivas e resultados mais duradouros. Além disso, pode também estabelecer-se na carreira como alguém que sabe utilizar assertivamente suas habilidades comportamentais para alcançar plenamente o sucesso.

Chega de esperar então! Busque as ferramentas e o apoio certo para desenvolver esta habilidade comportamental imprescindível nos dias de hoje. Aproveite e invista na formação Professional & Self Coaching – PSC, onde você terá a oportunidade de desenvolver sua Inteligência Emocional e Social e diversas competências profissionais e pessoais que mudarão de vez sua vida!

Permita-se ir além! Faça o PSC e ouse conquistar resultados extraordinários e ascender em sua jornada evolutiva. Você só tem a ganhar! Gostou do texto? Curta, comente e compartilhe!

Comments

comments

O que é coaching

Baixe o
e-book
gratuito

Conheça a metodologia que vai mudar sua vida. Acelere o seu sucesso!