Algumas pessoas são mais suscetíveis a sofrer com as frustrações e podem, em algum momento, ter o desejo de desistir da vida atual, deixando os seus objetivos pessoais e profissionais de lado, porém sem saber ao certo qual novo rumo tomar.

Passar por problemas e provações é um desafio que todos nós vamos enfrentar ao longo da nossa jornada evolutiva. Por isso, é preciso ser resiliente para encarar essas dificuldades como chances de crescimento em todos os sentidos.

Nesse sentido, cabe a cada um de nós buscar compreender os nossos pontos fortes e limitações, pois esse é o primeiro passo para dar a volta por cima e retomar o caminho de realizações, transformando as dificuldades em oportunidades.

Assim, lembre-se de que aprender com as intempéries da vida contribui para o amadurecimento pessoal e profissional e nos faz evoluir como seres humanos. Mas como colocar isso em prática? É o que você vai descobrir no artigo a seguir. Continue a leitura e confira!

Como superar as dificuldades sem desistir da vida e dos seus sonhos?

Leia com atenção as 8 dicas que separamos abaixo e descubra como dar a volta por cima, até nos momentos mais difíceis!

1. Procure o lado positivo das frustrações

Não está errado o que está escrito acima. As frustrações têm um papel bastante importante na construção do nosso caráter e resistência. Pense em como seria se tudo o que você deseja na sua vida profissional e pessoal se realizasse “de graça”, sem você nunca se deparar com um “não” ou extrair os aprendizados que as dificuldades também nos trazem.

PSC

Quando existe a quebra da expectativa, somos obrigados a nos adaptar, mudar o curso e criar novas estratégias. Por isso, é importante lidar com a frustração desde a infância, pois isso estimula a inteligência emocional e até mesmo a criatividade para resolver problemas. Quem fica apenas reclamando e não toma uma atitude acaba se perdendo na vida.

2. Compreenda que você não é uma vítima

O comportamento mais nocivo que uma pessoa pode ter na vida é colocar-se na posição de vítima. Pense como pessoas frias emocionalmente: será que ficar se lamentando pelas coisas ruins que acontecem na sua vida vai ajudar a mudá-las? A resposta é não, então, por que perder o seu tempo pensando nelas, em vez de se concentrar em seguir adiante? Quando passamos muito tempo praticando autopiedade, começamos a acreditar que realmente não somos capazes de nos realizar pessoal e profissionalmente.

3. Desenvolva a resiliência

Você sabe o que significa a palavra resiliência? Trata-se da capacidade que alguns materiais têm de retornar à sua forma original mesmo depois de passar por situações de extrema pressão, como as esponjas e elásticos.

Quando nos referimos a uma pessoa resiliente, todavia, estamos pensando em alguém que consegue facilmente se recuperar depois de uma dificuldade. Essa capacidade de reinventar-se, mesmo depois de levar alguns “nãos” e de passar por problemas, é fundamental para quem deseja dar a voltar por cima sem desistir da vida. Seja resiliente!

4. Tenha sempre um plano B

As pessoas que se tornam mais frustradas são aquelas que não pensam que os seus planos originais podem não dar certo. Estar diante de uma situação que não se imaginava, sem ter um plano B para resolver, pode levar muitos indivíduos ao desespero, que nunca é um bom conselheiro. Assim, para ter mais facilidade em se recuperar de um baque, indico que você tenha sempre um plano B, ou seja, uma estratégia a ser seguida, caso algo não saia como planejado.

5. Extraia aprendizados dos seus erros

Outra circunstância em que as pessoas ficam emocionalmente abaladas se dá quando elas percebem que cometeram um erro. Escolhas equivocadas, julgamentos precipitados, decisões que não surtiram o resultado esperado — tudo isso gera arrependimento e tristeza.

Quando isso acontecer, lembre-se de que você é um ser humano e que errar faz parte da sua natureza. Por isso, em vez de se culpar e se punir, analise as origens do seu erro e o que você pode aprender com eles. Foque em fazer diferente daqui para frente.

6. Ressignifique as experiências negativas

Uma experiência negativa nunca é agradável, mas isso não significa que ela não possa ter um lado positivo. Por exemplo: se o seu projeto profissional teve resultados abaixo do esperado, encare-os como um ponto de partida para novas reflexões e novos projetos. Se você está endividado, encare esse problema como uma oportunidade para promover na sua vida financeira as modificações de que você tanto precisa. Fins de ciclos problemáticos são recomeços mais felizes.

7. Entenda que nenhum problema ou situação é eterno

Pense nos problemas mais graves pelos quais você já passou na sua vida. Você se lembra de que você pensava que eles eram terríveis e que pareciam não ter fim? Bem, eles, de alguma maneira, não existem mais. Portanto, tenha sempre em mente que tudo na vida é passageiro, inclusive os momentos negativos. Essa ideia alivia a angústia e fortalece em nós a vontade de recomeçar. Depois de toda tempestade, sempre vem uma calmaria. Seja paciente!

8. Lembre-se de que nunca é tarde para recomeçar

Por fim, na hora de recomeçar, lembre-se de que nunca é tarde demais. Existem pessoas que encontram um amor verdadeiro aos 40, terminam a faculdade aos 50 e se realizam profissionalmente aos 60. Felicidade não tem prazo de validade. Portanto, não tenha pressa. Existem muitas pessoas que parecem ter tudo resolvido aos 25, mas que não são verdadeiramente felizes. Portanto, viva no seu tempo, sem comparar a sua trajetória com a de outras pessoas.

Ao colocar as 8 dicas acima em prática, você conseguirá dar a volta por cima. No entanto, sabemos que nem sempre isso é fácil, sobretudo quando estamos sozinhos. Por isso, não tenha medo de pedir ajuda, sobretudo se a ideia de desistir da vida ou de alguma meta específica for recorrente. Procure ajuda médica e psicológica o quanto antes, pois existe uma saída!

E você, ser de luz, já conseguiu superar um momento difícil sem desistir da vida profissional e pessoal? Contribua deixando o seu comentário no espaço a seguir. Além do mais, que tal levar estas informações a todos os seus amigos, colegas de trabalho, familiares e a quem mais possa se beneficiar delas? Compartilhe este artigo nas suas redes sociais!