Cuidar da saúde é cuidar dos nossos templos mais sagrados — o nosso corpo e a nossa mente. Eles são a nossa morada, a nossa fonte de forma e energia vital para conquistar tudo nas nossas vidas. Por isso mesmo, devemos estar atentos aos nossos comportamentos e evitar atitudes nocivas que podem prejudicar o nosso bem-estar.

“Cuide da sua saúde!”. Quantas vezes ouvimos isso, não é mesmo? Essa frase pode vir de um médico, de familiares e de amigos, mas o melhor é que esse estímulo parta de nós mesmos. Para isso, precisamos ativar o nosso sentimento de autopreservação e cuidar dos aspectos físicos e mentais que podem interferir na nossa qualidade de vida.

Muitas pessoas não ligam para isso e passam a vida inteira tendo maus hábitos alimentares, vícios (como a bebida e o cigarro) e sedentarismo. Essas atitudes, conscientes e inconscientes, destroem progressivamente a saúde e causam sérios danos.

Podemos até conviver, por algum tempo, com essa bagunça em “casa”, mas como já dizia a Lei do Retorno: tudo que vai, volta. Então, tudo aquilo que fazemos, de positivo e negativo, de um jeito ou de outro, mais cedo ou mais tarde, vai nos trazer benefícios e longevidade, ou nos proporcionar problemas e diminuir drasticamente nossa vitalidade. Confira na sequência 10 dicas poderosas para manter uma saúde nota 10!

O Coaching é uma poderosa ferramenta de desenvolvimento humano! Conheça mais sobre essa metodologia, acesse “Mundo do Coaching”!

1. Elimine vícios

Um vício é um hábito que inicialmente é uma fonte de prazer, mas que, em longo prazo, prejudica a saúde e qualidade de vida das pessoas. Com o passar do tempo, o cérebro começa a demandar doses cada mais altas e uma frequência cada vez maior desses comportamentos, levando o indivíduo a perder o controle sobre si mesmo. O vício pode ser de cigarro, álcool, drogas ilícitas, sexo, masturbação, jogos de azar, alimentos hipercalóricos, compras compulsivas, internet etc. Procure ajuda nesses casos!

2. Alimente-se de forma equilibrada

PSC

Uma boa alimentação está diretamente relacionada com hábitos saudáveis. Por isso, prefira alimentos ricos em vitaminas, proteínas, fibras e sais minerais. Evite aqueles itens gordurosos e com as chamadas calorias vazias, que apenas colaboram para aumentar o seu peso e que prejudicam a sua saúde. Além disso, dê preferência a tudo aquilo que é mais natural, evitando os alimentos ultraprocessados e industrializados. Alimente-se em pequenas porções, com horários mais ou menos definidos.

3. Hidrate-se bem

Assim como a alimentação, a hidratação é fundamental. É claro que todo mundo bebe sucos e refrigerantes, mas não podemos nos esquecer da água de todo dia. Esse líquido compõe a maior parte do sangue e dos nossos órgãos e, por isso, nenhum deles cumpre bem as suas funções na sua ausência. A água transporta substâncias dentro do corpo, mantém a temperatura adequada, expulsa toxinas e compõe a maior parte dos tecidos do nosso organismo. Portanto, nada de descuidar-se da hidratação, OK?

4. Fique atento à qualidade do seu sono

Para ter um corpo saudável, é imprescindível estar com a sua mente tranquila e equilibrada e ter boas noites de sono. Por isso, livre-se de preocupações desnecessárias, medos e pensamentos negativos durante o dia e antes de dormir. Tenha uma rotina de relaxamento ao anoitecer, de modo que você durma entre 7 e 8 horas por noite. Não negligencie os seus momentos de sono e descanso, pois diversos processos orgânicos essenciais à vida dependem dessas horas.

5. Administre os seus níveis de estresse

Ficar atolado de tarefas, reclamar de tudo e de todos e assumir mais responsabilidades do que é capaz: essas são atitudes que só colaboram para que você fique estressado e infeliz. Por isso, tente aprender a lidar com as pressões diárias, desenvolva a sua inteligência emocional e aprenda a dominar essas situações. O estresse faz parte da vida, mas não podemos permitir que ele seja crônico, ou seja, que domine a nossa rotina. Isso enfraquece a saúde física e mental. Fique atento!

6. Pratique atividade física com regularidade

Fazer exercícios físicos é fundamental à nossa saúde física e mental. Seja qual for a modalidade, invista em esportes, treinos, academia e coloque o seu corpo em movimento. Além de ajudar na manutenção de um peso sadio, o exercício colabora com a sua autossatisfação, interação com outras pessoas, alívio do estresse, fortalecimento muscular, prevenção a problemas cardiovasculares, entre outros. Uma simples caminhada diária já promove esses benefícios. Além disso, não se esqueça de tomar sol todos os dias!

7. Tenha bons hábitos de higiene

Boa parte dos problemas de saúde que as pessoas têm hoje em dia se deve à invasão de vírus, bactérias, fungos, vermes e poluição das grandes cidades nos seus organismos. Por isso, saiba que ter bons hábitos de higiene ajuda a prevenir muitas infecções. Assim, lave as mãos com frequência, tome banho diariamente, escove bem os dentes, lave as roupas com regularidade, mantenha a casa limpa, higienize os alimentos, enfim, zele pela limpeza do seu corpo e dos ambientes em que você permanece.

8. Realize exames de check-up periódicos

A maior parte dos problemas de saúde que podemos ter é mais facilmente resolvida se for detectada precocemente. Por isso, é importante realizar exames de check-up ao menos uma vez ao ano, de modo que, se houver qualquer alteração, ela seja detectada e tratada rapidamente, antes mesmo que os sintomas apareçam. Por isso, faça exames de sangue, acompanhamento odontológico e oftalmológico, entre outros procedimentos específicos para o seu caso. Previna-se e cuide-se sempre!

9. Faça psicoterapia

A saúde física e a saúde mental não são contextos separados, mas elementos completamente integrados, que se influenciam mutuamente. Dessa forma, cuidar do corpo é cuidar da mente, e vice-versa. Falando em saúde mental, não pense você que é necessário ter algum transtorno grave para fazer psicoterapia. Na verdade, conversar com os psicólogos é uma maneira de organizar melhor os pensamentos, sentimentos, comportamentos e expectativas, lidando muito melhor com os desafios da vida.

10. Procure ajuda especializada quando necessário

Por último, mas definitivamente não menos importante, lembre-se de que, sempre que você apresentar algum sintoma de que há algo prejudicando a sua qualidade de vida — seja no seu corpo, seja na sua mente —, é importante procurar ajuda. Os profissionais da área da saúde dedicam as suas vidas ao estudo das doenças e das melhores maneiras de tratá-las e preveni-las. Por isso, confie nas habilidades desses profissionais e não adie a resolução dos seus problemas.

A saúde é o bem mais precioso que qualquer pessoa pode ter. Sem ela, não há estudo, trabalho, lazer, relacionamento, amizade, prosperidade financeira, enfim, nenhum objetivo. Por isso, ela deve ser a nossa prioridade em toda e qualquer circunstância. Coloque as dicas acima em prática e viva com saúde e felicidade!

E você, querida pessoa, tem adotado essas ações na sua rotina? O que poderia ser melhor? Contribua deixando o seu comentário no espaço a seguir. Além do mais, que tal levar estas informações a todos os seus amigos, colegas de trabalho, familiares e a quem mais possa se beneficiar delas? Compartilhe este artigo nas suas redes sociais!