Existe uma frase muito atribuída ao brilhante psicanalista austríaco, Sigmund Freud, criador da Psicanálise, que diz que – “Quando Pedro me fala sobre Paulo, sei mais de Pedro que de Paulo.”. Na prática, isso quer dizer que aquilo que pensamos e falamos em relação ao outro, revela muito mais sobre nós.  Neste sentido, pessoas que falam mal dos outros, em cada colocação, revelam as crenças mais arraigadas em sua mente, usando, muitas vezes, de recursos como o ataque verbal, xingamentos e difamação para atacar os outros.

Mas o que está por trás deste comportamento? Bem, embora não seja justificável, sabemos que existem várias razões para uma pessoa falar da outra negativamente. O sentimento de inveja é um deles, uma vez que o indivíduo pode tentar reprimir no outro aquilo que, no fundo, ele gostaria de ser, ter ou viver. “Fulana é despachada demais”, “Só conseguiu a promoção porque puxa o saco do chefe”, “Sicrano gasta muito dinheiro”, “Dessa idade e vai casar?”, “Essa roupa não caiu bem em você”, “Viu quem saiu do armário?”; são exemplos de frases muito comuns no universo das pessoas que falam mal das outras.

Conquiste resultados extraordinários através do Coaching!
Clique aqui e conheça mais sobre essa poderosa metodologia!

Entretanto, esta inveja não acontece por acaso. Na realidade ela esconde uma forte autorrepressão e também uma falta de autoconfiança, o que impede a pessoa de fazer o que ela deseja e de ser quem ela gostaria. Para sentir-se menos mal, acaba assumindo um comportamento depreciativo em relação a todos que vivem uma vida diferente da sua e atacando sua forma de ser e agir.

Outro fator que leva alguém a falar mal dos outros é a negatividade, pois quando o filtro do indivíduo está ligado apenas no negativo, ele sempre enxerga com maledicências e segundas intenções qualquer gesto positivo. Assim, ao invés de reconhecer e agradecer, esta pessoa fica sempre desconfiada se um amigo, parente ou colega de trabalho lhe presta alguma ajuda gratuitamente e já imaginando que faz isso querendo algo em troca.

Além disso, crenças limitantes e comportamentos negativos, herdados dos antepassados (pais, avós e parentes próximos), também podem ter bastante influência na mentalidade e nas atitudes das pessoas faladoras. Portanto, é importante exercitar a empatia e se colocar no lugar dos outros antes de fazer qualquer julgamento, pois pode ser que isto esteja tão arraigado em sua personalidade, que o indivíduo nem perceba o quanto mal faz a si mesmo e aos outros, agindo assim.

No dia a dia pode ser bastante desafiador conviver com alguém assim, pois geralmente são pessoas que fazem fofoca, deturpam a realidade e acabam prejudicando a reputação dos outros. Pior do que isso é que, às vezes, as pessoas que falam mal dos outros sequer têm consciência do mal que estão fazendo. Assim, além de atacar e ofender os demais, acabam afastando boas pessoas do seu convívio e criando uma imagem bastante negativa.

Como Lidar com Pessoas que Falam Mal dos Outros

Hoje, mais do que nunca, vivemos um momento de nervos bastante exacerbados. Muitas pessoas estão cansadas e infelizes e, acabam atacando os outros para compensar suas frustrações. A válvula de escape para isso? A internet! Temos visto cada vez mais ataques gratuitos e perfis de pessoas públicas e anônimas nas redes sociais. A incapacidade de lidar com opiniões e estilos de vida diferentes tem causado muitos danos. Assim de crianças a idosos, ninguém tem escapado das más línguas.

Mas como se blindar das pessoas negativas e que falam mal dos outros? Bem, sei que nem sempre é fácil simplesmente deixar para lá e fingir que a maledicência dos outros não nos afeta. Entretanto, tirar satisfação é dar vazão a este comportamento negativo, pois o que muitos indivíduos querem é simplesmente tirar você do eixo. Portanto, evite confrontos e perder sua energia em discussões desta natureza, esteja em paz com a sua consciência e com suas ações e não permita que ninguém atrapalhe a sua felicidade. Além disso, esteja sempre atento a determinados tipos de atitudes, tais como:

Pessoas que Falam Mal de Todo Mundo!

Preste atenção em pessoas que sempre estão falando mal dos outros para você ou trazendo uma fofoca ou comentário negativo sobre a vida alheia. Quem age assim, não faz diferente com você. Por isso, não dê corda para este tipo de comportamento ruim e busque reprimi-lo o quanto puder. Como fazer isso? Se negando a ouvir seus boatos ou a ser induzidos por suas informações.

Indivíduos que Veem Maldade em Tudo!

Do mesmo modo que existem pessoas sempre focadas no positivo, têm aquelas que enxergam tudo que os outros fazem de bom pelo viés ruim, de segundas intenções. Seu foco está tão desajustado que todas as pessoas, até mesmo as crianças que ainda estão aprendendo sobre a vida, sobre o que é certo ou errado, não escapam dos seus julgamentos deturpados. Fique atento a isso e não deixe esta visão negativa contaminar você.

Preparamos um teste para VOCÊ descobrir o quanto é FELIZ!
Clique aqui e conheça nosso “Termômetro da Felicidade” !

Pessoas com Foco no Negativo e Dificuldade em Agradecer!

Como para as pessoas que falam mal dos outros, ninguém, além dela, presta, seu ponteiro está sempre focado no lado ruim das situações. Desconfiam de tudo e de todos, acham sempre que tem uma intenção negativa por trás de uma boa ação, que ninguém faz nada de graça e que a qualquer momento, alguém, pode prejudicá-la.

Por isso mesmo tem dificuldades em reconhecer os gestos de amizade e generosidade e de agradecer quando alguém lhe presta um favor ou lhe faz um bem. Com isso, suas relações acabam sendo bem superficiais, pois do mesmo modo que não confia em ninguém, as outras pessoas também acabando tendo dificuldades em ver algo de positivo no falador.

Agora que você já sabe como identificar e lidar com pessoas que falam mal dos outros, busque manter sua energia sempre em alta e evite comportamentos negativos como estes de atacar e maldizer alguém. A melhor forma de confrontar é mostrando o lado positivo da vida e do ser humano e sempre buscando disseminar ideias e sentimentos positivos, pois no final das contas, somos o que emanamos para o universo. Emane o bem e colha o melhor!

Copyright: 548350981 – https://www.shutterstock.com/pt/g/vectorfusionart