Criatividade

Baimieng/Shutterstock A criatividade é uma competência essencial para sair do óbvio e ir além

Criatividade é a capacidade de pensar em soluções inovado­ras e formas diferentes para fazer as coisas. Esta habilidade inven­tiva tem como sua representação principal a produção de ideias e de comportamentos originais. Novo, surpreendente, genial, “fora da caixa”, ou incomum, muitas vezes são os termos usados para descrever pessoas e ações criativas.

A criatividade pode ser representada de inúmeras maneiras e em diferentes níveis. Chamados de Criativos com “C” maiúscu­lo, os indivíduos considerados brilhantes por sua criatividade ex­cepcional, são estes: artistas, cientistas, escritores, atletas, poetas, músicos, compositores e pintores, por exemplo.

A criatividade com “c minúsculo” é aquela demonstrada no dia a dia, quando as pessoas são capazes de gerar ações e soluções criativas para uma variedade de problemas. Neste sentido, o que define os indivíduos criativos não é a inteligência em si, mas uma visão mais ampla diante das situações e dos problemas da vida.

Benefícios da Criatividade

  • A criatividade estimula o indivíduo a pôr suas ideias em prática, especialmente quando este se vê confrontado com as causas e consequências dos eventos no dia a dia.
  • Ajuda a promover o pensamento sistêmi­co, ou seja, possibilita criar várias maneiras distintas de resolver um problema. Este pensamento ampliado sobre a realidade é o mesmo que cria soluções de ideias que podem ser implantadas em seus mínimos detalhes.
  • A autoconfiança e o autoconhecimento são presentes da criatividade, pois ajudam a pessoa a sentir-se con­fortável consigo mesma, ainda que esteja exposta a uma variedade de situações desfavoráveis e, desta forma, apoiam ainda o indivíduo a preparar-se para enfrentar os desafios cotidianos.
  •  Ajuda a inspirar e motivar pessoas e, mui­tas vezes, as ajuda a se tornarem líderes de si mesmas.

A criatividade, embora constante ao longo do tempo, pode ser potencializada em ambientes onde há estímulos positivos e que são informais. Do contrário, a criativi­dade pode ser diminuída pela pressão do tempo, super­visão sufocante ou excesso de críticas.

Por tudo isso, podemos perceber que esta virtude é uma espécie de autoestímulo, uma vez que, a cada nova ideia nós somos levados à outra num fluxo contínuo de novos insights. A partir deste brainstorm, podemos orientar nossos interesses e focar na geração de soluções inovadoras que atendam às nossas necessidades e as dos outros.

Mas como tudo isso se reflete na pessoa ou profissional? O indivíduo criativo se reconhece como um pensador que tem como sua marca a originalidade. Por ser um gerador de ideias nato busca sempre criar novas estratégias a fim de que estas con­tribuam para a criação de soluções efetivas.

PSC

Frequentemente as pessoas vêm até ele em busca de soluções, ideias, conceitos ou mesmo visando um olhar diferente sobre como criar, desenvolver ou organizar alguma coisa. Quando está no perfeito uso de sua força, o criativo faz conexões e organiza suas ideias de maneira única e diferenciada.

Novas formas de usar a Criatividade

  • Crie e aperfeiçoe pelo menos uma ideia original, focada em uma área de seu interesse a cada semana.
  • Faça ao menos um trabalho por semana de uma forma diferente e criativa.
  • Escreva um artigo, ensaio, conto, poema, música, ou de­senhe, ou pinte alguma coisa relacionada com sua paixão uma vez por semana.
  • Encontre uma solução criativa para um desafio propos­to por um membro da família, parceiro ou um amigo.
  • Desenvolva soluções alternativas múltiplas e não ape­nas uma quando confrontado com um problema.
  • Examine um evento de seu passado onde a criatividade foi usada para benefício próprio ou em benefício de outros.
  • Desenvolva uma agenda especial para a criatividade: reserve um tempo todos os dias para pensar, aprender e perceber as coisas de novas maneiras.

Aproveite todas estas poderosas dicas e exercite sua criatividade diariamente no trabalho, na vida pessoal e na forma de enxergar o mundo. Com certeza, você terá resultados, aprendizados e surpresas maravilhosas.