Bikeriderlondon/ Shutterstock A criatividade é um dos diferenciais competitivos dos profissionais de sucesso

Você é um profissional criativo? De 0 a 10, o quanto você está aberto a colaborar com suas ideias? Saiba que a criatividade no trabalho é um diferencial dos colaboradores atuais e, que as empresas têm valorizado cada vez mais perfis com esta competência.

É fato que existem pessoas naturalmente mais criativas, entretanto, a criatividade também pode sim, ser desenvolvida. Para isso o ideal é investir em autoconhecimento, por meio de cursos, formações, boas leituras, internet e buscar inspiração no mundo e nas pessoas à sua volta.

Pessoas criativas são observadoras e, por isso, conseguem trazer sempre novas ideias e também soluções mais ágeis para resolver os problemas. É isso o que as empresas buscam: colaboradores com esta capacidade de reflexão e reação, rápida e assertiva.

O Diferencial dos Profissionais Criativos

Profissionais criativos conseguem lidar melhor com momentos de crise e são geralmente, eles que sugerem ideias para contorná-la. São bem – informados, empreendedores, atentos, proativos e habilidosos na realização de suas tarefas, e por isso, as empresas têm buscado reter estes talentos.

Neste sentido, quando estão sob uma gestão que reconhece e estimula o seu potencial, os colaboradores criativos, são capazes de grandes realizações e conseguem ser diferenciados em seu dia a dia. Para não perdê-los, as empresas têm reconhecido cada vez mais o seu valor e investido, continuamente, na capacitação destes profissionais.

PSC

Isso acontece porque, hoje, as organizações não querem mais o perfil de “funcionário padrão”, aquele que faz tudo sempre igual e apresenta sempre os mesmos resultados. Os profissionais devem ousar e ser para a empresa mais um de seus diferenciais, frente a um mercado tão competitivo.

Em decorrência disso, atualmente podemos perceber, nos processos de seleção e contração, uma valorização maior dos candidatos mais criativos.  Entretanto, é importante destacar que criatividade não se resume apenas a apresentar ideias e sugestões.

A criatividade pode estar presente na forma de escrever um texto, fazer uma oferta de produto ou serviço, no modo de atender ou abordar o cliente, de utilizar as palavras, de organizar um evento ou resolver problemas interpessoais. Com um pouco de esforço e atenção, todos nós podemos ser criativos, basta abrir-se a novas experiências e tentar fazer suas atividades de modo diferente.

Experimente usar novas formas de apresentar um projeto, utilizar novas ferramentas e outros recursos. Lembre-se de momentos em que você precisou ser criativo e traga esta experiência para sua vida profissional. Com certeza os resultados serão bastante positivos e você tem muito a ganhar. Permita-se!

E você, em que situações no trabalho você é mais criativo? Comente abaixo!