G-stockstudio/ Shutterstock Profissionais criativos são muito cobiçados pelas empresas.

A criatividade é, com certeza, uma das habilidades mais desejadas nos profissionais atualmente. Não por acaso, pois pessoas criativas conseguem criar soluções rápidas para os problemas e colaborar com ideias e sugestões para reverter os momentos de crise.

Equipes que contam com profissionais criativos conseguem ter um melhor desempenho na execução de suas tarefas diárias, bem como na construção de projetos que exigem uma visão ampliada do negócio.

Ainda assim, os colaboradores mais criativos devem estar atentos para não perderem o bom senso e, por conta de sua criatividade latente, acabar se perdendo em seu amontoado de ideias.

Criatividade em Foco

 Ter foco é essencial em qualquer carreira e, em se tratando dos profissionais com forte mente imaginativa, a linha entre a criatividade e dispersão pode ser muito tênue. Por isso, o ideal, nestes casos, é buscar um equilíbrio que lhes permita criar, inovar, inventar, mas de forma coesa, ou seja, de modo que as ideias possam ser viáveis e transformadas em realidade.

Do contrário, além da frustração pelas sugestões não executadas, o profissional criativo pode perder seu tempo e o tempo dos demais ao apresentar soluções criativas, mas impraticáveis.

PSC

Outro alerta importante aos criativos está no fato de que geralmente estes colaboradores se destacam mais facilmente do que os seus colegas, sem essa habilidade menos desenvolvida. É preciso estar atento ao modo como expõem suas ideias para não ofuscar os demais e, com isso, fazê-los se sentirem menosprezados.

O ideal, neste caso, é unir: criatividade, bom senso, método e planejamento, condensar todas as ideias, transformá-las em soluções criativas, porém aplicáveis no dia a dia e na realização das metas e objetivos que a empresa almeja alcançar. Com isso, todos os profissionais envolvidos têm a oportunidade de colaborar, igualmente, no processo de construção dos resultados e participar ativamente destas conquistas.

Coaching na Gestão da Criatividade

Ser criativo, com certeza, é um dom. Entretanto, sem uma gestão efetiva da criatividade, a capacidade de, imaginar e inovar, pode se perder em meio a tantas ideias. O processo de Coaching, com suas ferramentas e técnicas, auxilia o profissional criativo a organizar sua mente de modo coeso, dinâmico e efetivo.

Com este apoio especializado, o objetivo é levá-lo a conhecer seu potencial e, com isso, aprender a aplicar esta energia mental no alcance assertivo de suas metas profissionais e pessoais. Para saber mais, conheça o Professional & Self Coaching – PSC, a formação onde sua criatividade vai aprender a voar com os pés no chão!

Gostou? Curta e compartilhe este artigo em suas redes sociais!