Voltar

Credibilidade na Vida Profissional

Publicado em | 0 comentários
Credibilidade

ImageFlow/Shutterstock A credibilidade profissional deve estar pautada em condutas éticas e em experiências e conhecimentos sólidos

Em tudo na vida, ter credibilidade é realmente fundamental, e na vida profissional não é diferente. Esta característica se constrói por meio de uma postura diferenciada e de resultados idem, o que inclui coerência, honestidade e efetividade na realização do trabalho e no alcance das metas e objetivos.

Credibilidade é antes de tudo a congruência entre aquilo que a pessoa diz e faz. Esta lógica é fundamental para que ela conquiste a confiança, admiração e a empatia e o respeito dos seus colegas, líderes e liderados. Por isso, a propriedade na vida profissional se destaca como mais um importante mecanismo para impulsionar a carreira e fazê-la deslanchar.

Um profissional crível busca sempre embasar suas colocações em dados, pesquisas, experiências, estatísticas e estudos que corroborem suas afirmações. Além disso, é importante entender que esta propriedade é algo que não se consegue de um dia para o outro, mas sim por meio de investimentos contínuos em ações congruentes, comportamentos positivos e numa postura profissional ética e de condutas realmente diferenciadas e efetivas.

Isso quer dizer que tanto dentro como fora da empresa, o indivíduo mantém atitudes concisas com suas falas, crenças e valores e que leva para sua vida pessoal os mesmos preceitos que segue na carreira. Isso é essencial para que não haja discrepância entre suas ações profissionais e pessoais.

Como Ter Credibilidade na Vida Profissional

Tenha congruência – disse e reafirmo, uma pessoa congruente é aquela que consegue conquistar credibilidade na vida profissional e alinhar suas ações, visões e crenças em todos os sentidos. Por isso, seja congruente e esteja sempre atento ao que você fala e faz.

Embasamento – profissionais especializados são aqueles que têm conhecimentos, experiências e habilidades que atestam suas falas e fomentam suas competências. Por exemplo, a credibilidade do cientista está em não apenas apresentar dados, mas nas pesquisas que faz e que levam a isso.

Verdade e Honestidade – ser uma pessoa verdadeira e honesta, que não finge sentimentos ou comportamentos positivos apenas para ganhar a admiração dos demais é outro ponto-chave de quem tem credibilidade na vida profissional. Por isso, se você quer alcançar este patamar, esteja atento e seja sempre verdadeiro e honesto com os outros e com você mesmo.

Atitudes positivas – alimente sempre comportamentos positivos, respeite seus colegas, independente de sua posição hierárquica, e jamais faça de seus conhecimentos ou posição profissional uma forma de oprimir as pessoas e diminuí-las. Tenha atitudes positivas sempre.

Resultados – tudo citado acima é importante, porém, sem portfólio, resultados reais e concisos nenhum profissional consegue atingir a credibilidade na vida profissional, atingir a excelência e conquistar a atenção e o respeito que precisa para ser ouvido, seguido e repassar suas experiências e conhecimentos aos demais e crescer na carreira.

Portanto, se você quer construir sua credibilidade na vida profissional e ter uma carreira respeitada e de sucesso, alimente comportamentos positivos, seja uma pessoa ética, correta e conquiste resultados acima da média. Boa sorte!

Comments

comments

O que é coaching

Baixe o
e-book
gratuito

Conheça a metodologia que vai mudar sua vida. Acelere o seu sucesso!