Sunabesyou/Shutterstock Controlar o peso é mais que uma questão estética e sim, de saúde, pois evita problemas nesta área e aumenta o bem-estar dos indivíduos

De início, não há problema nenhum em ser gordo. Somos todos diferentes e ponto final. Aliás, a diversidade, especialmente de biótipo, tem estado em evidência ultimamente, já que há um fortalecimento das identidades individuais em detrimento de um padrão universal de beleza, quase impossível de ser alcançado. Eu me conheço, me respeito e me amo como sou, e isto está para além dos números da balança ou da fita métrica.

No entanto, há que se considerar que, embora trabalhemos nosso autoconhecimento, autoestima etc., no quesito médico a obesidade traz implicações significativas que não podem ser ignoradas. Não quero que você entenda que estamos reforçando as pressões sociais para que você tenha um corpo sarado, bronzeado, cabelos longos e face esticada.

Estamos pensando em como queremos diminuir seu risco de infarto, diabetes, e melhorar sua respiração e condição física geral. E devemos partir de um entendimento do que gerou esse excesso de peso. Não temos como tomar consciência corporal sem avaliarmos “como chegamos até aqui”.

Medida Certa – Uma Influência Positiva No Emagrecimento

A televisão influencia sobremaneira nossa vida. Disso todos nós sabemos. Nem sempre essa influência é positiva (sabemos disso também). Mas fiquei bastante entusiasmado em ver a repercussão positiva – embora não me furtarei às críticas – do quadro “Medida Certa” do programa Fantástico.

Comentarei então: O quadro mostra pessoas famosas com sobrepeso ou algum nível de obesidade, de diversas ocupações profissionais que, diante do resultado de uma bateria de exames, especialmente metabólicos, passam por um processo de mudança de hábitos alimentares e de prática de exercícios.

O bom resultado do quadro, que se iniciou com os apresentadores Zeca Camargo e Renata Ceribelli, foi se repetindo em novas temporadas que incluíram o jogador de futebol Ronaldo, uma dupla sertaneja, um comediante da Rede Globo e a cantora Preta Gil. Devo admitir que o nome do quadro me incomoda um pouco. O nome “Medida Certa” pode gerar o entendimento de que há um número ideal único a ser alcançado por todos, e isso não é verdade.

A Importância de Cuidar do Peso e da Saúde

PSC

De qualquer forma, o quadro estimulou indivíduos e grupos de pessoas a entrarem em programas de mudanças de hábito e estilo de vida. Os participantes e apresentadores, em parceria com os SESI, visitaram boa parte do país com caminhadas que apoiavam iniciativa de consciência do corpo e práticas esportivas. Muitas empresas fizeram o programa “Medida Certa” internamente, gerando uma competição literalmente saudável.

Esse tipo de iniciativa, se bem orientada e apoiada pelas organizações, causam uma movimentação no ambiente de trabalho que só tende a gerar sinergia e elevação da consciência. O controle de peso que tratamos aqui é uma forma de nos conscientizarmos da harmonia entre o nosso corpo e nossa estada no mundo. Como um corpo saudável contribui para que nossas atividades profissionais e inclusive nosso lazer sejam mais bem aproveitados.

Isso está para além da estética – embora a esta não deva ser menosprezada, pois o impacto visual que o obeso causa pode ser negativo em alguns casos, especialmente no ramo de negócios, dada a configuração preconceituosa da sociedade. De qualquer forma, a saúde deve estar em primeiro lugar e sempre ser o foco é alcançar maior é bem-estar e aumentar nossa qualidade de vida.

E você, como tem cuidado do seu peso? Deixe seu comentário abaixo.