Voltar

Controlar a sua Vida Financeira Faz a Diferença

Publicado em | 0 comentários
Vida Financeira

Milles Studio/Shutterstock Controlar a vida financeira ajuda os casais a equilibrar as contas e a planejar melhor o seu futuro

De 0 a 10, como está a sua vida financeira? Como você avalia o modo como administra suas finanças? Tem reservas? Seus recursos pagam suas contas? Tem aplicações e investimentos? Aliás, já parou para pensar nestas coisas? Trago esta questões para que você possa parar um pouco e refletir sobre qual é, atualmente, a qualidade de sua relação com o dinheiro.

Seja em tempos de crise econômica ou não, é sempre importante saber como fazer um controle da vida financeira, pois independente das circunstâncias, quando fazemos uma gestão efetiva, nos preparamos melhor para qualquer eventualidade. Isso faz toda diferença em nossa vida, uma vez que a falta de dinheiro e o excesso de dívidas; são fatores que realmente tiram a nossa paz.

Para isso é essencial que seus gastos sejam compatíveis com a sua renda e, jamais, superiores. Quando gastamos mais do que temos, este comportamento acaba se tornando uma bola de neve financeira, um ciclo negativo, onde sempre iniciamos e terminamos o mês no vermelho. Não é isso que você quer, não é mesmo? Portanto, o primeiro passo é mudar seu mindset e rever suas atitudes relativas ao dinheiro. Vamos lá!

Dicas Para Organizar sua Vida Financeira

Vida financeira

Pressmaster/Shutterstock Colocar suas despesas numa planilha de orçamento ajuda mapear as contas e controlar as dívidas

Uma das primeiras tarefas, ao começar a fazer o controle de sua vida financeira, é identificar o valor real de suas despesas e entradas. Para isso, uma planilha de orçamento é uma ferramenta simples e muito efetiva. Nela você irá inserir todos os seus gastos mensais, seja com contas fixas (gás, luz, escola, transporte, saúde, alimentação…) como também aqueles variáveis (compras não programadas, investimentos em lazer, viagens, comer fora, presentes, concertos).

Ao listar todos os seus gastos você terá uma visão geral de suas despesas e poderá comparar com a sua renda. O ideal é que suas saídas jamais sejam maiores que suas entradas, pois isso vai prejudicar sua organização financeira como um todo. O melhor é sempre ter menos a pagar e controlar as dívidas bem de perto. Se você tem financiamentos ou compras parceladas, por exemplo, o ideal é que foque em quitar estas dívidas o mais breve possível. Assim, você elimina os juros altos e economiza em curto e longo prazo.

Controlar as finanças não significa apenas não gastar, cortas despesas, mas também saber onde investir seu dinheiro e planejar melhor suas compras. Se, por exemplo, você precisa de uma geladeira nova, pense de forma sistêmica. Antes de comprar o eletrodoméstico, pesquise as opções, marcas, faça um comparativo de preços nas lojas físicas e internet e observe os modelos que melhor fazem economia de energia também.

Além disso, o controle de sua vida financeira parte de uma mudança real em sua forma de pensar e agir em relação ao dinheiro. Se você gasta mais do que tem, busque entender porque isso acontece e, especialmente, como isso afeta você e as pessoas ao seu redor.

Pense – Será que você não está agindo de modo impulsivo e comprando mais do que precisa?  Será que você não faz destas compras impensadas uma válvula de escape para amenizar suas frustrações em outros setores de sua vida? Olhe para seu closet e para sua casa, será mesmo que você precisa de tudo isso? Este exemplo consumista é o que você quer passar para seus filhos? Comece já a refletir e tenha a coragem para assumir que está gastando demais.

Quando aprendemos a administrar bem o nosso dinheiro, não precisamos temer a chegada da fatura do cartão de crédito ou comprometer nossa renda para pagar contas a mais. Isso influencia diretamente no bem-estar emocional da pessoa e também na harmonia dos casais, que ao fazer um melhor controle de suas finanças, consegue organizar suas entradas e saídas de dinheiro, investir, economizar e ter uma vida financeira mais feliz.

Faça o mesmo e boa sorte!

Comments

comments

O que é coaching

Baixe o
e-book
gratuito

Conheça a metodologia que vai mudar sua vida. Acelere o seu sucesso!