Cada indivíduo lida com suas frustrações de uma maneira diferente. Muitos procuram atividades que lhe deem prazer como uma forma de fugir dos problemas e suprir algo do qual sentem falta. O consumo exagerado, por exemplo, é utilizado como válvula de escape por uma grande parcela da população, que compensa suas insatisfações comprando itens que não precisa e que, muitas vezes, não tem condições de pagar.

Todos nós temos alguns sonhos de consumo, e é natural sentir o desejo de comprar determinados produtos, mesmo que não sejam artigos de primeira necessidade. Os problemas começam quando o consumo se torna consumismo, ou seja, quando a pessoa passa a comprar uma série de coisas: com muita frequência e em grandes quantidades, numa clara demonstração de perda do seu controle emocional.

Características Que Apontam o Consumo Exagerado

A diferença entre o consumismo exagerado e a compra normal está, principalmente, na frequência, quantidade e nos tipos de produtos adquiridos. É importante se atentar aos sinais para perceber quando alguém próximo estiver passando por isso ou, mesmo, realizar uma autoanálise e identificar esse tipo de atitude no seu próprio comportamento. Para isso veja quais são as características mais comuns de quem está passando por um momento de consumo exagerado.

Quer ajuda para se livrar dos pensamentos tóxicos?
Clique aqui e acesse meu desafio
“Detox da Mente”!

Comprar Produtos Sem Necessidade

Vez ou outra, grande parte das pessoas compra alguns produtos que não possuem tanta utilidade para suas vidas, o problema acontece quando isso se torna uma regra e não a exceção. Comprar com frequência objetos que logo serão esquecidos e deixados de lado pode ser um sinal de compulsão.

Fazer Compras Quando Se Sente Triste

O descontrole emocional é capaz de confundir os sentimentos e fazer com que as pessoas tomem atitudes sem considerar as consequências. No caso do consumismo, a compra é vista como um oásis em meio aos problemas e um alívio momentâneo daquilo que as aflige. O mesmo ocorre com os indivíduos que usam a comida, bebida ou jogos para aliviar sua tensão.

Contrair Dívidas Pelo Excesso de Compras

PSC

Por causa da falta de controle sobre suas emoções, o comprador não consegue parar de comprar, mesmo sabendo que não terá condições de pagar. A facilidade do uso do cartão de crédito é um agravante, pois permite que as compras sejam realizadas a prazo, acumulando juros e parcelas. Em muitos casos, é criado um círculo vicioso, que leva a pessoa a comprar como uma fuga dos problemas causados pelas dívidas que ela mesma contraiu.

Buscar Justificativas Para Suas Compras

Alguém que está passando por um episódio de compulsão sempre terá justificativas para as suas compras, mesmo que elas pareçam não fazer sentido. Uma das mais utilizadas é dizer que o preço estava ótimo e que a oportunidade de comprar pela metade do preço não poderia ser desperdiçada. Baseadas nessa máxima, elas compram grandes quantidades de um mesmo produto, mesmo que saibam que não irão consumir tudo aquilo.

Acumular Objetos em Casa

Uma parcela das compras em excesso pode ser destinada a presentes para pessoas próximas. Entretanto, a maior parte dos objetos geralmente vai para a casa do indivíduo compulsivo. Muitas vezes, falta espaço para guardar tantos itens e grande parte não chega nem a ser tirada da embalagem. Como tal, acabam se tornando acumuladores de objetos que de forma prática não são quase nunca usados em sua vida. A ação de comprar é o que lhes satisfaz.

Soluções Para o Consumismo Exagerado

Assim como boa parte dos problemas que aflige os seres humanos, o consumismo exagerado tem solução. Então, se você ou alguém próximo está passando por isso, saiba que é possível recuperar o controle emocional e contornar todas as consequências causadas pela compulsão por compras.

A Importância da Busca Por Ajuda

Se perceber sinais de compulsão por compras no seu comportamento, o primeiro passo para resolver o problema é assumi-lo em seu interior e buscar ajuda. Procure uma pessoa em quem confia e abra o seu coração, sem medo de julgamentos. Explique o que está sentindo e o que te leva a querer comprar. Assim vocês poderão dar início ao processo de libertação deste vício em compras e procurar ajuda especializada, pois existem muitos bons profissionais no mercado, experts no assunto, e que podem lhes auxiliar nesta jornada.

No caso de o compulsivo ser alguém próximo, seja essa pessoa em quem ele pode confiar para se abrir. Chame-o para uma conversa e fale de forma séria, porém calma, que quer ajudá-lo a reverter essa situação. Quando o indivíduo que está passando por episódios de compulsão não aceita o que está acontecendo, é preciso mostrar fatos que o façam entender, como faturas de cartão de crédito e correspondências de cobranças, por exemplo.

Desenvolvimento da Inteligência Emocional

Uma das principais soluções para o consumismo exagerado é tratar a raiz do problema, que é o descontrole emocional. Apenas cancelar o cartão de crédito não será o suficiente. Ao buscar entender e conhecer o que sente, conseguirá evitar os episódios de compulsão e, ao invés de comprar, encontrará outras atividades que ajudem a lidar melhor com seus sentimentos.

Reorganização das Finanças

Dependendo do tempo em que agiu de forma compulsiva, talvez seja necessário reorganizar as finanças para quitar dívidas e poder recomeçar a vida com tranquilidade, sem ter que se preocupar com os credores. O ideal é reunir todas as contas para verificar os valores devidos, e, assim, definir como poderão ser pagas. Muitas empresas oferecem a possibilidade de renegociação, o que pode facilitar o processo.

Se ainda não tiver o costume de realizar o controle de suas finanças, aproveite a oportunidade para começar. Registrar as entradas e saídas de dinheiro da sua conta irá proporcionar uma visão mais ampla sobre os seus gastos, permitindo que saiba o quanto pode gastar. Planilhas, consultorias e aplicativos financeiros podem ajudar também. É importante incluir um planejamento para realizar investimentos e manter uma reserva para o futuro e outra para emergências. Manter as finanças organizadas é fundamental para ter uma vida mais tranquila e equilibrada.

Realização de Atividades Prazerosas

Durante a recuperação após um período de consumo exagerado é interessante buscar realizar atividades que tragam uma sensação de satisfação e bem-estar. Praticar um esporte, começar um novo curso, fazer trabalhos voluntários, são alguns exemplos que podem ser bastante positivos. Dessa forma, o indivíduo que passou pela fase de compulsão por compras verá que é possível se sentir feliz realizando outros tipos de atividades.

Você já perguntou a si mesmo se é verdadeiramente feliz?
Clique aqui e descubra qual é o grau da sua felicidade!

A Importância da Compra Consciente

Após se recuperar de uma situação de consumo exagerado, é importante manter a atenção sobre o que o levava a sentir vontade de comprar, para evitar que isso ocorra novamente. Ao se sentir triste ou frustrado, mantenha-se distante de locais de consumo, como lojas e sites de compras. Quando houver a necessidade de comprar algo, crie listas, pois elas irão te ajudar a manter o foco naquilo que realmente precisa, evitando gastar com itens supérfluos.

Agora que sabe como identificar como o consumo exagerado se manifesta, poderá perceber quando estiver acontecendo com alguém próximo ou mesmo com você. Lembre-se de que este problema tem solução, tratamento e que sempre é possível recomeçar, mudar ideias e melhorar comportamentos, ou seja, agir de forma consciente, aprender a controlar as emoções negativas que desencadeiam ações depreciativas e viver de forma mais saudável e plena em todos os sentidos.

Experimente dar-se uma nova chance e não deixe mais que o que te consome vire motivo para você consumir bens materiais que nada agregam à sua vida e que apenas causam transtornos e infelicidades. Faça isso e ouse ir além!

Copyright: 461355724 – https://www.shutterstock.com/pt/g/rawpixel