constelação organizacional - hierarquia

Jirsak constelação organizacional – hierarquia

Constelação organizacional, também chamada de constelação profissional é uma metodologia desenvolvida a partir da constelação familiar utilizada para tomar decisões, melhorar, resolver conflitos e problemas corporativos presente dentro das empresas.

A constelação familiar foi criada no ano de 1995 pelo filósofo alemão chamado Bert Hellinger que utilizava esta metodologia para resolver conflitos familiares. A partir daí ele utilizou esta mesma metodologia para orientar questões também empresariais. Foi então que ele descobriu que ela podia ser adaptada também para o contexto organizacional, surgindo assim o que chamamos de constelação organizacional.

Conquiste resultados extraordinários através do Coaching!
Clique aqui e conheça mais sobre essa poderosa metodologia!

Princípios da Constelação Organizacional

Bert percebeu que existem três princípios básicos presentes nas relações humanas, seja familiares ou mesmo empresariais que são a hierarquia, ou seja, tudo segue uma ordem de prioridade e importância, o pertencimento, que trata da necessidade de pertencer a algo ou a um grupo e o equilíbrio que trata da igualdade entre o trabalho e a bonificação recebida por ele.

Compreender cada um destes princípios dentro do sistema empresarial é fundamental para a aplicação efetiva deste processo. Isso porque qualquer organização é feita por pessoas e são elas que estão por trás dos bons resultados corporativos.

 

PSC

Hoje quero tratar especificamente e mais a fundo o primeiro princípio: a hierarquia.

1º princípio da Constelação Organizacional: Hierarquia

 

A hierarquia está relacionada à ordem, a seguir uma linha de poderes segundo um determinado grau de importância. Em uma empresa, por exemplo, existem hierarquias de cargos e funções onde há o dono da empresa, o diretor, o gestor de cada departamento, o coordenador, os subordinados e assim por diante.

E essa hierarquia não é feita apenas no que se refere a uma posição específica, ela também contempla outros aspectos relacionados a habilidades, conhecimento, formação profissional, experiência, tempo dentro da empresa, entre outras coisas.

Dessa forma, para que o equilíbrio e o pertencimento aconteça dentro do trabalho é necessário respeitar a hierarquia do sistema, ou seja, as pessoas que possuem uma posição maior na empresa precisam ser respeitadas independente do motivo seja pelo cargo, pelo salário, pelo conhecimento etc.

Isso significa que um assistente deve subordinação a seus superiores, mesmo que não esteja diretamente ligado ao seu ramo ou setor ou mesmo que seja um novo profissional presente dentro da empresa.

Se o respeito à hierarquia não acontece desencadeia um problema maior no sistema que pode gerar outros inúmeros malefícios como conflitos interpessoais, insubordinação, rebeldia, entre outras coisas gerando, assim, um desequilíbrio corporativo interno difícil e complexo de lidar.

O objetivo da hierarquia, assim como do pertencimento e da igualdade, é exatamente manter a ordem, a organização e o equilíbrio para que o sistema da empresa possa ser realizado com assertividade e eficácia beneficiando todos os envolvidos. Ou seja, para que a organização alcance seus objetivos de forma satisfatória e para que os profissionais por trás destes resultados também estejam engajados neste processo.

Preparamos um teste para VOCÊ descobrir o quanto
é FELIZ! Clique aqui e conheça nosso
“Termômetro da Felicidade” !

Benefícios da constelação organizacional

 

Confira alguns dos benefícios que a constelação organizacional oferece:

  • Resolução de conflitos entre superiores e colegas de trabalho;
  • Desenvolvimento e aprimoramento de liderança;
  • Tomada de decisões mais assertivas;
  • Definição de cultura e políticas organizacionais;
  • Recrutamento eficaz de novos colaboradores;
  • Melhora do clima organizacional;
  • Melhora nas relações de trabalho;
  • Desenvolvimento de habilidades;

 

E você, já conhecia esta metodologia empresarial? Já vivenciou sua aplicação no dia a dia de uma organização? Deixe o seu comentário e contribua com o conhecimento!