Você já ouviu falar em constelação familiar? Trata-se de uma técnica de resolução de conflitos e superação de problemas, que muitas vezes estão nas famílias há décadas, por meio de uma atividade em grupo. Em geral, há terapeutas e coaches que aplicam as sessões da constelação familiar, permitindo que os seus benefícios possam ser sentidos pelos envolvidos.

Neste artigo, você vai compreender o que é a constelação familiar, como surgiu, como ocorre e quais são os benefícios que ela tem a oferecer. Ficou curioso? Então, para saber mais sobre o tema, é só dar continuidade à leitura a seguir!

Quer vivenciar uma oportunidade extraordinária na sua vida?
Acesse o meu curso “Introdução ao Coaching”,
é um presente!

O que é e como surgiu a constelação familiar?

A conhecida “Terapia Familiar Sistêmica”, ou apenas Constelação Familiar, foi criada pelo psicoterapeuta alemão Bert Hellinger. Ele próprio afirma ter se baseado em outras formas de terapias em grupo, como o Psicodrama, de Levy Moreno, para conceber a sua criação. Contudo, mesmo se baseando em outras formas, Hellinger alcançou um resultado surpreendente com o seu método, tanto pelos seus efeitos, quanto pela forma rápida com que essa técnica se disseminou pelo mundo.

As influências que levaram à Constelação Familiar são muitas, mas, com certeza, as mais evidentes são a observação das relações que algumas etnias africanas mantêm com os seus antepassados, a influência desses antepassados na vida atual das pessoas e das sociedades e o trabalho sob a filosofia de Heidegger, no campo da fenomenologia.

Por dentro da constelação familiar: como o processo funciona?

Os itens acima são a base da constelação familiar, primeiro porque Hellinger era missionário na África e segundo porque a prática da constelação é algo completamente empírico, único, fenomenológico. Cada constelação será única e irrepetível.  Em linhas gerais, há uma compreensão suprema que rege o entendimento sobre as Constelações Familiares — como filosofia e como prática. Essa compreensão é:

PSC

Ao vir ao mundo no seio de uma família, não herdamos somente o patrimônio genético, mas sistemas de crenças e esquemas de comportamento. Nossa família é um campo de energia no interior do qual nós evoluímos. (MANNÉ, 2008, p.15)

Segundo Hellinger, todos nós possuímos problemas, características e cargas emocionais que nem sempre sabemos qual a sua origem. Acontece que, muitas vezes, sem saber, essas nossas dificuldades vêm dos nossos sistemas familiares, e é isso que a Constelação Familiar estuda.

O nome “constelação familiar” é estrategicamente pensado em uma constelação de estrelas, pois define um grupo de elementos que se relacionam em um mesmo sistema que se pertence e permanece unido.  A constelação é como uma rede em que você está apenas como um nó e afeta e é afetado por toda a trama da rede. Na constelação, essa rede é refeita, e as soluções ocorrem na vivência.

Na prática, a Constelação Familiar mostra como muitos dos nossos problemas, doenças, incompreensões e sentimentos podem estar ligados a outros familiares que passaram por essas mesmas adversidades, mesmo que não os tenhamos conhecido pessoalmente. São esquemas familiares imemoriais, no qual somos mantidos sem termos consciência.

As coisas como são

Quando se propõe a abertura de uma constelação em qualquer situação de grupo (seja em coaching ou em terapia), é importante saber que esse trabalho deve partir de uma aceitação absoluta da situação. As coisas são como são. O que aconteceu está acontecido. Cada julgamento abre uma nova ferida, em vez de sarar as que já existem.

Dessa forma, aceitar as coisas como são é, em primeiro lugar, a garantia de ter lucidez suficiente para lidar com a situação. Enquanto estivermos revoltados, tristes, demasiadamente críticos, fazendo julgamentos e pensando “eu podia ter feito diferente”, estaremos incapazes de olhar para as situações, aceita-las e curá-las. Aceite o mundo como ele é e as pessoas como elas são.

Quando nos deparamos com uma coisa abominável, como um crime, um desastre natural, ou uma atitude imoral, devemos entender que isso é um aspecto do mundo e das pessoas. Nem menos nem mais que isso. O mesmo acontece diante de algo maravilhoso. Sem aceitar e compreender, a constelação não criará o campo de energia essencial para que as curas e as mudanças aconteçam.

Só a aceitação, a compreensão e a ausência de julgamentos serão capazes de agregar a harmonia necessária para alinhar a rede familiar e de existência de cada ser.

Quais são os benefícios da constelação familiar?

Confira, a seguir, uma lista com os principais benefícios que a técnica pode oferecer nas diferentes áreas das vidas das pessoas.

  • Alívio: a terapia com o uso da constelação sistêmica pode beneficiar o indivíduo que sente pressão, estresse, mágoa e frustrações, muitas vezes por conflitos cujas origens desconhece;
  • Resgate dos laços de família: a presença e o convívio com os familiares podem ser renovados, favorecendo o reparo de laços de afeto que antes haviam sido cortados;
  • Restauração do equilíbrio nos relacionamentos: essa terapia ajuda o indivíduo a superar traumas nos relacionamentos passados e a deixar de manifestar os mesmos comportamentos nocivos nas relações atuais;
  • Crescimento profissional: as atitudes depreciativas dos antepassados podem prejudicar até mesmo a carreira do indivíduo. Por isso, a constelação pode ajudá-lo a potencializar as suas competências e conhecimentos, tomando decisões mais certeiras;
  • Comportamentos mais saudáveis: atitudes impulsivas, crenças limitantes, vícios, atitudes prejudiciais a si e aos outros — uma constelação familiar eficaz ajuda os envolvidos a superar as suas próprias limitações, desenvolvendo comportamentos mais saudáveis;
  • Benefícios financeiros: o mau uso do dinheiro por nossos antepassados e as suas crenças limitantes sobre o assunto deixam marcas em nós, na atualidade. O uso consciente do recurso e a superação dos problemas do passado ajudam a pessoa a prosperar financeiramente;
  • Clareza de comunicação: muitas vezes, os traumas citados até aqui minam a autoconfiança, a coragem e a capacidade do indivíduo de expressar com clareza aquilo que sente. A superação desses traumas na constelação beneficia, portanto, a autoestima e as capacidades de comunicação das pessoas.

E você, ser de luz, já participou de alguma sessão de constelação familiar? O que pensa sobre o tema? Contribua deixando o seu comentário no espaço a seguir. Além do mais, que tal levar estas informações a todos os seus amigos, colegas de trabalho, familiares e a quem mais possa se beneficiar delas? Compartilhe este artigo nas suas redes sociais!