Isantilli/Shutterstock A consistência do profissional  ajuda a manter sua alta perfomance e a conquistar o reconhecimento dos colegas e da empresa

Responda com franqueza – De 0 a 10 o quanto você se considera um profissional consistente? Pergunto isso, porque num mercado onde tantas competências são indispensáveis, nem sempre nos lembramos de que ter consistência também é fundamental ao sucesso.

Segundo a definição do dicionário, consistência é sinônimo de coerência, firmeza, resistência e densidade. No dia a dia, um profissional consistente é aquele que mantém um padrão de resultados ascendentes, ou seja, que sempre apresenta alto desempenho e potencial para crescimento.

Também é aquele que sempre colabora com boas ideias, executa bem suas tarefas, é proativo, empreendedor e extremamente perspicaz para visualizar e aproveitar as oportunidades. Não por acaso, seus feitos e resultados, levam-no a receber o reconhecimento da empresa e do mercado, o que valoriza e, muito, o seu passe.

Reconhecimento e Sucesso Profissional

Uma das três necessidades básicas do ser humano é ser reconhecido. Isso se aplica a todas as esferas de nossa vida e, em nossa carreira não é diferente. O profissional que é reconhecido e valorizado se sente mais confiante para realizar seu trabalho e também mais motivado para empreender e apresentar novas ideias e soluções.

Por outro lado, este reconhecimento é uma via de mão-dupla, pois também permite às empresas criarem equipes de colaboradores mais engajados, eficientes, criativos e produtivos. Nos dias atuais, onde o país passa por forte crise, contar com este apoio é fundamental para garantir resultados extraordinários.

O reconhecimento confere ainda mais satisfação e qualidade de vida no trabalho, uma vez que, ao serem reconhecidos profissional e financeiramente, todos se sentem mais satisfeitos para realizar cada vez melhor as suas tarefas.

PSC

O reconhecimento verdadeiro sela um compromisso entre a organização e seus funcionários mais consistentes. Todos gostam de receber elogios, feedbacks positivos em relação ao trabalho e menções honrosas diante dos colegas, família e sociedade.

Isso gera um empoderamento capaz de levar a pessoa a realizações ainda maiores em seu dia a dia. Assim, quanto mais reconhecida ela se sente, mais também estará engajada em empregar seus esforços para alcançar os objetivos pleiteados pela empresa. Isso é fundamental ao sucesso!

Cabe aos líderes e demais gestores estarem atentos aos seus profissionais, identificar e reter os talentos, ou seja, aqueles profissionais mais consistentes, produtivos e comprometidos. De outro lado, é papel do profissional buscar manter sua consistência, seu bom desempenho e continuar colaborando, ativa e assertivamente, para o alcance de resultados cada vez mais extraordinários!

Gostou do artigo? Então, aproveite clique e dê um curtir em suas redes sociais!