O sono é um fator extremamente importante para o bem-estar e o bom desempenho profissional de um indivíduo. As consequências de dormir pouco podem incluir prejuízos para a produtividade, além de impactos negativos à saúde física e mental. Atentar-se para a quantidade de horas e qualidade do seu sono é fundamental para, se necessário, fazer o tratamento adequado e realizar uma mudança de hábitos, a fim de começar a dormir bem e acordar revigorado no dia seguinte.

Conquiste resultados extraordinários através do Coaching!
Clique aqui e conheça mais sobre essa
poderosa metodologia!

A Importância do Sono na Vida dos Seres Humanos

Um dia tem 24 horas e é importante dedicar algumas delas ao descanso, para conseguir se desligar das preocupações e atingir o mais profundo grau de relaxamento. Os seres humanos precisam desse sono diário para repor as energias gastas pelo corpo e pela mente durante o todo o dia que passou. Trata-se de uma necessidade fisiológica, assim como respirar e se alimentar, uma etapa indispensável para o bom desempenho do corpo.

Um ponto fundamental a ser considerado é que diversos hormônios atuam nesse momento, renovando-se para um novo dia. Esse é o caso do cortisol, que tem a responsabilidade de controlar os níveis de estresse dos indivíduos. É por isso que uma pessoa que dormiu pouco se sente mal humorada, porque não houve essa renovação hormonal. Além disso, no caso dos adolescentes, a hora do sono é o momento em que o corpo irá desempenhar o seu poder de crescimento.

Quais São as Consequências de Dormir Pouco?

Para entender definitivamente a importância do papel que o sono desempenha em nossas vidas, conheça as consequências de dormir pouco. Aproveite esse momento enquanto faz a leitura para realizar uma autoanálise em seus hábitos, a fim de se certificar de que está dormindo o suficiente ou de que precisa realizar alterações em sua rotina.

Ansiedade

Quando uma pessoa está ansiosa ela pode ter dificuldades para dormir. Quando se trata de uma situação ocasional não há grandes prejuízos, contudo, se isso se tornar rotineiro, ela estará dentro de um grande círculo vicioso. Isso porque a falta de sono também é um fator gerador de ansiedade. Então, não se consegue dormir por estar ansioso e a falta de sono faz com que o caso se agrave ainda mais.

PSC

Ao notar sinais de ansiedade em seu comportamento, tente entender o que te leva a se sentir dessa maneira. Se perceber que está te prejudicando em relação ao sono e outras atividades do seu dia a dia, procure ajuda médica. Dessa forma, o profissional poderá te indicar o tratamento adequado para colocar um fim nessa situação.

Falhas de Memória e Desvio de Atenção

Um indivíduo que dormiu pouco tem o seu desempenho afetado no dia seguinte, sentindo dificuldades para se concentrar, além de poder ter lapsos de memória. Isso pode ser altamente prejudicial em relação aos estudos e ao trabalho, além de oferecer riscos graves no trânsito, por exemplo.

Sistema Imunológico Comprometido

Pesquisas realizadas com pessoas e seus hábitos de sono constataram que aquelas que dormem menos de 6 horas por dia estão mais susceptíveis a doenças do que as que dormem oito horas diárias como é recomendado. Foi constatado, também, que a qualidade do sono chega a ter um impacto ainda maior na saúde do que o vício do cigarro.

Descontrole Emocional

Sem o descanso necessário, o cérebro humano perde o seu poder de controlar emoções, fazendo com que as reações se tornem muito mais exageradas. Nesse sentido, uma situação que passaria despercebida pode se tornar um grande motivo para estresse, o que pode ser altamente prejudicial para os relacionamentos pessoais e, também, profissionais.

Aparência de Cansaço

Apesar de a essência de cada indivíduo ser muito mais importante do que a sua aparência, uma feição alegre certamente passa uma imagem muito mais positiva do que de alguém que aparenta cansaço e desânimo. Por isso, dormir bem é considerado, inclusive, como um cuidado de beleza e tem um grande impacto também na saúde da pele.

Risco de Contrair Doenças

Em longo prazo, aqueles que dormem pouco têm maiores chances de desenvolver insônia crônica, doenças como diabetes, problemas intestinais, cardíacos, câncer, entre outras. Cada uma delas tem a sua razão para se tornar mais comum entre os indivíduos que têm o sono desregulado, pois a falta dele afeta o bom funcionamento do corpo.

Expectativa de Vida Menor

Por todas essas razões e riscos que citei, aqueles que dormem bem menos do que o recomendado, que são 8 horas por dia, têm uma expectativa de vida menor do que o restante das pessoas. Esse é mais um motivo para que comece o quanto antes a se preocupar com a qualidade do seu sono, pois essa é uma parte fundamental da sua saúde.

Preparamos um teste para VOCÊ descobrir o quanto
é FELIZ! Clique aqui e conheça nosso
“Termômetro da Felicidade” !

Dicas Poderosas Para Ter Boas Noites de Sono

Aproveito para compartilhar contigo dicas altamente eficazes para que comece a ter boas noites de sono. Lembre-se que de nada adianta se esforçar em outros campos da sua vida para ser saudável se não oferecer o descanso diário que o seu corpo precisa para se renovar.

1 – Crie uma rotina e se esforce para seguir horários para dormir, pelo menos, durante a semana. Assim, o seu corpo irá se acostumar e começará a desacelerar quando a hora do sono estiver se aproximando. Para mudar hábitos é preciso persistência, então, dê o primeiro passo e mantenha-se firme até conseguir o que deseja.

2 – Cerca de uma hora antes de dormir, evite o uso de aparelhos eletrônicos, como celulares, computadores e televisão. Eles fazem com que o cérebro fique agitado, retardando o sono. Prefira uma atividade mais relaxante, como ler um livro ou ouvir uma música tranquila, por exemplo.

3 – O ambiente em que irá dormir deverá estar propício para o sono. Então, prepare-o antes, fechando as cortinas e apagando as luzes.

4 – Muitas pessoas sentem a necessidade de dormir durante o dia. Quando em equilíbrio, esse costume pode ser bastante positivo. Entretanto, é importante que não ultrapasse 30 minutos, para que não comprometa o sono noturno.

5 – Praticar exercícios físicos diariamente também ajuda a ter noites de sono mais tranquilas, pois o gasto de energia faz com que o corpo sinta ainda mais necessidade de repousar.

Espero que as informações e dicas compartilhadas te ajudem a entender a real importância que o sono tem em sua vida. Aproveite para compartilhar este conteúdo em suas redes sociais para que mais pessoas saibam a respeito do assunto. Desejo que suas noites de sono sejam reparadoras e te deem energia para que conquiste todos os seus objetivos. Bons sonhos!

Copyright: 670178734 – https://www.shutterstock.com/pt/g/fizkes