Profissional contente, sorrindo com os braços cruzados, ao fundo um grupo de colegas trabalhando e mostrando a união entre a capacitação técnica e prática na construção dos resultados

G-stockstudio/Shutterstock A união do conhecimento técnico e prático é o que potencializa os resultados nas empresas

Conhecimento técnico sem conhecimento prático é o mesmo que potencial desperdiçado. Digo isso porque não adianta saber muitas coisas sobre sua profissão ou mesmo sobre a função que você exerce em sua empresa se não consegue transformar isso em ideias, soluções, inovações e resultados. É exatamente por isso que é tão importante investir em capacitação profissional como forma de desenvolver e orientar o colaborador. Porém, muitos acreditam que este é um passo anterior aos conhecimentos técnico e prático, quando na verdade eles devem sempre caminhar juntos.

Quer descobrir como você pode desenvolver suas habilidades?
Clique aqui e Mergulhe no maravilhoso
“Mundo do Coaching”!

Conhecimento Técnico e  Prático – Unir Para Potencializar

Neste sentido, imagine, por exemplo, que uma pessoa acabou de sair da faculdade de administração onde teve acesso a uma infinidade de conhecimentos, aprendeu muitas coisas sobre como gerenciar uma empresa, quais são as melhores ferramentas e métodos, porém nunca teve a oportunidade de aplicar isso realmente. Dizemos aqui que o profissional possuiu muitos conhecimentos técnicos, mas nenhuma experiência prática.

O mesmo acontece com a pessoa que é autodidata ou que aprendeu tudo que sabe fazendo, colocando a mão na massa. Este profissional sabe o que tem que fazer e como fazer seu trabalho, mas não tem o conhecimento técnico sobre o que faz e não consegue nomear seu trabalho.

Conseguiu entender a diferença agora? Pois é, esta ilustração mostra como é essencial que ambas as competências trabalhem juntas e que o colaborador possua sempre tanto habilidades técnicas como práticas, para pensar no que fazer e saber como fazer suas demandas também.

O que acontece muito nas empresas é que nem sempre os funcionários chegam prontos, ou seja, é preciso investir em sua capacitação e treiná-los para atender especificamente suas demandas. Isso também é um dos diferenciais de muitas organizações, oferecer treinamentos aos seus profissionais e investir em seu desenvolvimento.

PSC

A realização profissional é um dos principais ingredientes para conquistar a felicidade. Faça o nosso teste
para descobrir se você é feliz!

Coaching na Capacitação Profissional

Com a alta competitividade do mercado, a necessidade das organizações em ser cada vez mais dinâmicas e competitivas aumenta também. E um dos fatores que fazem toda diferença para que uma empresa chegue ao topo é exatamente a expertise dos seus profissionais.

Para isso, o Coaching é um poderoso aliado das empresas e cresce a cada dia no mundo corporativo, pois suas ferramentas, técnicas e métodos ajudam a desenvolver de modo rápido, planejado e extraordinário os colaboradores. Assim, por meio deste processo, de forma sistêmica e objetiva, é possível aprimorar tanto as competências técnicas como práticas dos funcionários e também habilidades emocionais e comportamentais.

Tudo isso se reflete diretamente na qualidade de sua produtividade, das suas relações interpessoais, da comunicação com colegas, líderes e clientes, no compromisso com a empresa e na motivação para executar bem seu trabalho. O que está esperando então? Quer capacitar sua equipe e ter resultados rápidos? Conheça a formação Professional & Self Coaching – PSC e leve sua empresa além!