Você já ouviu falar em conhecimento tácito e explícito? Aliás, sabe qual é a diferença e a aplicação destes dois conceitos? Pois bem, é isso que vamos entender a partir de agora para compreender melhor quais são as características que remetem a cada tipo de habilidade profissional e também entender como isso afeta o desempenho do colaborador na empresa.

Preparado para ampliar seus conhecimentos de diferentes formas? Então, boa leitura!

O que é conhecimento?

O dicionário define a palavra conhecimento como sinônimo de saber ou de compreensão acerca de determinado fato, objeto ou assunto. Em geral, o conhecimento consiste num somatório de dados e informações que, ao serem interpretados e aplicados num determinado contexto, tornam-se conhecimento.

Por exemplo, saber que toda palavra proparoxítona da língua portuguesa é acentuada é uma informação. Compreender essa informação e aplicá-la ao escrever um texto — na palavra “pássaro”, por exemplo —, é uma prova de que esse conhecimento foi adquirido e está sendo aplicado corretamente num contexto específico.

Quais são os tipos de conhecimento que existem?

Existem dois tipos de conhecimento: o tácito e o explícito. Ambos são importantes para nossas vidas, mas eles apresentam características bem diferentes.

O que é conhecimento tácito?

A palavra: tácito é proveniente do latim, do termo tacitus, e representa em sua tradução: “aquilo que não pode ser traduzido por palavras”. Dessa forma, ela reflete aquele tipo de conhecimento que adquirimos ao longo de nossa vida, por meio de nossas experiências pessoais e profissionais e de nossas vivências e observações. Eles estão guardados apenas em nossa mente.

PSC

Nesse sentido, podemos dizer que cada pessoa tem sua bagagem de conhecimentos tácitos e únicos, ou seja, eu tenho os meus e você os seus, mas isso tudo está armazenado apenas em nosso cérebro. Só nós sabemos!

Numa empresa, por exemplo, também é esse leque de atributos que acaba direcionando o trabalho do profissional, pois além de suas habilidades técnicas, ele também pode se utilizar de suas experiências pessoais e aprendizados para ter novas ideias, propor soluções e inovações, tomar decisões mais assertivas e relacionar-se melhor com seus colegas, equipes, clientes e pares.

Exemplos de conhecimentos tácitos

Os conhecimentos tácitos estão associados às nossas experiências pessoais, valores, crenças, perspectivas, insights, intuições, emoções e habilidades. Por exemplo, as noções de que o orégano é um bom tempero para salada, que o bicarbonato de sódio remove a mancha do café, que o seu chefe é mais bem humorado pela manhã do que pela tarde, ou que o seu filho dorme bem quando você canta uma canção infantil são conhecimentos tácitos.

Eles foram adquiridos por meio da sua observação e experimentação, geralmente por métodos de tentativa e erro. Você não descobriu como acalmar seu filho num livro ou numa palestra, mas numa tentativa sua, que acabou dando certo.

O que é conhecimento explícito?

O termo explícito também advém do latim, da palavra explicitus, que, por sua vez, representa aquilo que é formalizado, dito, mostrado e explicado. É aquele tipo de conhecimento formalizado, ou seja, que adquirimos por meio de cursos, formações, treinamentos e especializações. O conhecimento explícito é de conhecimento público, pois todos o sabem, ao demonstrarmos esse conhecimento em nossas ações e resultados.

Essa habilidade é materializada por meio de nosso trabalho, a exemplo de planilhas, planejamentos, artigos, livros, vídeos, relatórios e de tudo mais que transformamos em algo concreto. Por isso, podemos dizer que a empresa contrata o profissional por seus conhecimentos explícitos, mas sempre desejando que seus conhecimentos tácitos complementem sua formação e agreguem valor e diferenciais competitivos ao seu capital humano.

Exemplos de conhecimento explícito

O conhecimento explícito é articulado na linguagem formal e é facilmente sistematizado e transmitido. Por isso, os exemplos mais óbvios de conhecimento explícito estão na escola. Tudo aquilo que aprendemos sobre língua portuguesa, matemática, história, geografia, biologia, química, física, artes, idiomas, informática, filosofia e sociologia faz parte do conhecimento explícito.

O mesmo é o que se verifica nas universidades e no dia a dia das profissões. Tudo aquilo que é ensinado em cursos ou que é facilmente entendido por meio de livros é conhecimento explícito. Além disso, todos os treinamentos corporativos e tudo aquilo que é explicado pelos mais experientes aos novatos, no que diz respeito às técnicas de uma profissão, consiste em conhecimento explícito.

E você, quais são os seus conhecimentos?

Sabendo agora a diferença entre conhecimento tácito e explícito, qual deles você percebe como mais presente em sua bagagem profissional atual? Pergunto isso porque, dependendo de sua formação pessoal e profissional, é possível que um esteja se sobressaindo ao outro.

Se, por exemplo, você estiver iniciando sua carreira no mercado de trabalho, sem nenhuma formação específica, é normal que, neste momento, seus conhecimentos sejam mais tácitos do que explícitos. Suas observações da sociedade ou conhecimentos que você adquiriu em sua família e em sua cultura provavelmente prevalecem.

Por outro lado, se você já tem uma história profissional e tem aplicado o que aprendeu, na universidade ou em cursos, junto com seus aprendizados pessoais para realizar o trabalho em sua empresa e conquistar os seus resultados, você está usando as duas habilidades e fomentando seu sucesso.

Essas duas fontes de conhecimento são importantes. Não podemos viver apenas da sabedoria popular e da nossa visão de mundo, mas também não podemos limitar nosso conhecimento àquilo que está nos livros. É preciso que haja um somatório equilibrado destas duas forças: o conhecimento teórico e formal, juntamente com a nossa própria experiência individual — a boa e velha “escola da vida”.

O poder do coaching em seu desenvolvimento

O ideal é que todo profissional realmente siga por este caminho de equilíbrio e procure unir suas habilidades para crescer e desenvolver grandes triunfos. Se esse também é o seu desejo, a minha dica é: procure as ferramentas que lhe ajudem a aprimorar continuamente as suas competências

Portanto, utilize o Coaching para expandir as suas habilidades e os conhecimentos tácitos e explícitos e para tornar-se aquele colaborador completo que toda empresa deseja ter. Essa ferramenta trabalha esses dois lados, fazendo com que você saiba despertar a sua melhor versão, tanto pessoal quanto profissionalmente.

Para isso, conheça o Professional & Self Coaching – PSC, a formação que vai te ajudar a desenvolver diferentes qualificações de forma sistêmica e te apoiar a acelerar de vez os seus resultados.

Se você gostou deste artigo, deixe o seu comentário no espaço abaixo e responda à pergunta: qual dos dois tipos de conhecimento você precisa desenvolver mais? Por fim, não se esqueça de compartilhar este artigo com todos os seus amigos, colegas e familiares, afinal de contas, conhecimento valioso é conhecimento compartilhado!