Voltar

Conhecimento e Sabedoria – Qual a diferença?

Publicado em | 0 comentários

Creativa Images/ Shutterstock Conhecimento e Sabedoria, juntos: uma combinação perfeita

Conhecimento é o conjunto de informações, experiências e aprendizados que adquirimos do mundo exterior. Sabedoria está no modo como utilizamos estes conhecimentos, de forma prática, para tornar nossa vida mais equilibrada, coesa e prazerosa.

Conhecimento e Sabedoria é uma dupla perfeita, quando caminham juntos. Porém, não se engane, muitos conhecedores podem não ter nenhuma sabedoria e, também os sábios, podem não dispor de grandes conhecimentos.

Saiba que para ter sabedoria não basta ser expert em determinados assuntos, recitar trechos de livros importantes ou saber as manchetes dos principais jornais do mundo. O sábio mostra-se nos momentos de dificuldade e dúvida, quando revela que, do que viu, sentiu e viveu, conquistou respostas e aprendizados capazes de guiá-lo pelos melhores caminhos.

O equilíbrio está em conhecer e saber aproveitar tudo que aprendemos ao longo de nossa vida, está nas reflexões que fazemos e na capacidade de transformar conhecimentos teóricos em práticas efetivas e positivas.

A Sabedoria de Conhecer a si mesmo

Para compreender a alma humana temos que primeiro aprender a entender a nossa própria essência. Conhecer os sentimentos, emoções, crenças, valores, medos, dramas, sonhos e possibilidades, também abre a nossa percepção sobre o outro e aquilo que este pensa e sente.

A forma como interagimos com este conhecimento interior e, como o replicamos, em nossas ações e comportamentos diários, diz muito sobre nós. Isso ocorre porque, quanto mais abrimos nossa mente e, nos permitimos refletir sobre quem somos, sobre o outro e o mundo à nossa volta, melhor podemos compreender os fatos e transformar verdadeiramente nossa realidade.

Este empoderamento nos torna capazes de realizações extraordinárias. Por isso, quanto mais nos conhecemos, mais nos curamos e potencializamos nossa sabedoria. E, quanto mais sábios nos tornarmos, mais preparados estaremos para lidar com os desafios e dificuldades que a vida nos apresentar.

Esta sabedoria é o que permite não “perdemos a cabeça” ou nos desesperarmos quando algo acontece e não sabemos o que fazer. O sábio entende que ponderar é o melhor caminho para resolver qualquer questão. Em outras palavras, uma pessoa sábia possui uma visão sistêmica que lhe permite acessar conhecimentos e experiências e, a partir disso, encontrar as soluções que precisa.

Por isso, busque aprendizados que lhe tornem uma pessoa melhor, que aumentem a sua sabedoria e, mais que acumular erudição, procure ampliar sua visão crítica e a sua percepção em relação ao mundo e aos demais. Com o tempo você verá que, a sabedoria não é o ponto de chegada, mas sim o caminho para ir sempre um pouco mais além.

Gostou do texto? Comente e compartilhe em suas redes sociais!

Comments

comments

O que é coaching

Baixe o
e-book
gratuito

Conheça a metodologia que vai mudar sua vida. Acelere o seu sucesso!