Para muitos empreendedores falar das fraquezas de uma empresa, especialmente se ela for sua, pode ser um assunto bem delicado. Entretanto, é importante dizer que, em se tratando de um negócio, não adianta tentar tapar o sol com a peneira, pois seus gaps acabam se mostrando claramente em suas vendas, no turnover de funcionários, no baixo faturamento e, especialmente, na satisfação dos seus clientes.

Pensando nisso, e você, de 0 a 10, qual nota daria para a qualidade do seu empreendimento hoje? Sua empresa está realmente como você sonha? Faço estes questionamentos porque conhecer o inimigo é sempre a melhor forma de aprender a lidar com ele. No caso de uma empresa, conhecer quais são suas fraquezas é a melhor maneira de definir as estratégias certas para eliminá-las.

Fraquezas de uma Empresa – Quais são as Suas?

Continuando com as reflexões acima e, independente do tamanho o segmento da sua organização, responda como sinceridade – como são os sistemas de gestão humana, processual e financeira, hoje, do seu negócio? Os processos e as pessoas atendem realmente as suas necessidades ou falta mais organização na administração e mais treinamento e motivação ao seu pessoal?

De maneira geral, cada empresa tem um tipo de fraqueza específica que acaba atentando contra o crescimento e sucesso do todo. Porém, todos eles sempre estão relacionados ou aos processos ou as pessoas, ou ainda, aos dois. Como sempre digo, uma empresa é feita do seu capital humano. Por isso, para que estes profissionais se tornem realmente colaboradores, eles precisam encontrar, neste ambiente, os recursos necessários e uma liderança efetiva e positiva, que realmente os incentive a dar o melhor e alcançar bons resultados.

Do mesmo modo, quando a empresa possuiu processos qualificados e certificados, mas não funcionários comprometidos com o alcance das metas ou mesmo capacitados para atender suas exigências técnicas e comportamentais, sua fraqueza acaba se tornando exatamente que deveria ajudá-la a crescer e prosperar.

Neste sentido, se você é empresário ou está começando a empreender agora, o mais recomendado é que você seja bem realista ao listar as fraquezas do seu negócio, pois não falar sobre elas, não vai fazer com que desapareçam. Muito pelo contrário, se não forem tratadas e eliminadas, elas só tendem a crescer. Tome cuidado!

Para isso, é muito importante separar um tempo para fazer este reconhecimento de cenário, também contar com uma assessoria empresarial ou mesmo algum tipo de consultoria organizacional especializada em gestão, pois um olhar mais apurado e, de fora, pode ajudar a fazer destes gaps grandes oportunidades de crescimento para o seu negócio. Fique atento e boa sorte!