Em meus treinamentos, eu sempre falo do Flow, que é um dos tipos de atenção que eu considero mais importantes ao ser humano. Advindo da Psicologia Positiva, ele corresponde a um estado mental em que a pessoa fica tão concentrada no que está fazendo, que é capaz de se desconectar de tudo ao ser redor — sons, pessoas e ambiente, por exemplo.

Isso acontece especialmente quando o indivíduo está envolvido com alguma atividade de trabalho ou demanda pessoal em que tenha grande satisfação e prazer em realizar. Do contrário, quando a pessoa não gosta do que faz, ela não conseguirá entrar em Flow e concentrar-se com facilidade em sua ação.

Isso nos leva à compreensão de que, de acordo com a psicologia, existem diferentes tipos de atenção, sendo que as pessoas alternam esses tipos ao longo do dia. Neste artigo, você vai compreender melhor o conceito de atenção e as características de cada um dos tipos. Para saber mais sobre o tema, é só dar continuidade à leitura a seguir!

O Coaching é uma poderosa ferramenta de desenvolvimento humano! Conheça mais sobre essa metodologia,
acesse “Tudo Sobre Coaching”!

ATENÇÃO: CONCEITO E IMPORTÂNCIA

De acordo com o dicionário, a palavra “atenção” pode ser definida como: “concentração da atividade mental em determinada pessoa ou coisa; manifestação de afeto, zelo, gentileza e amabilidade; ação ou efeito de cuidar de alguém ou de algo; apreciação cuidadosa; exame minucioso”.

Resumidamente, estar atento a algo significa concentrar a sua mente no assunto em questão, sem se importar com outras questões de menor importância. Dessa forma, compreendemos que a atenção é a manifestação da prioridade que a mente definiu naquele momento.

PSC

Portanto, ter atenção ao que fazemos é importante, tendo em vista que as distrações atrapalham o nosso raciocínio e nos fazem perder tempo e cometer erros. É por isso que ninguém deve estudar com a televisão ligada, por exemplo. Nesse caso, o som e a imagem são interferências que “roubam” a atenção da pessoa do que estava estudando. Estar atento, portanto, é estar concentrado em um único item.

Você já perguntou a si mesmo se é verdadeiramente feliz?
Clique aqui e descubra qual é o grau da sua felicidade!

CONHEÇA OS TIPOS DE ATENÇÃO E COMO FUNCIONAM

Voltando aos demais tipos de atenção, vamos conhecer agora quais são os outros modelos mentais que a Psicologia aponta como formas de manter a nossa concentração. Continue lendo e confira as suas definições a seguir.

1. ATENÇÃO FOCADA

Esse estado é correspondente ao Flow, pois ocorre quando a pessoa está totalmente concentrada no que está fazendo e desliga-se completamente do que acontece ao seu redor. Um músico, por exemplo, pode passar horas e horas tocando o seu instrumento, sem se dar conta da passagem do tempo, em pleno deleite.

Em geral, esse tipo de atenção se faz mais presente nas tarefas que despertam mais prazer ou que são naturalmente mais complexas. Um desses dois fatores surge, prendendo a atenção do indivíduo, seja porque ele deve tomar cuidado para não errar, seja simplesmente porque ele está sentindo prazer na realização daquela atividade.

2. ATENÇÃO SUSTENTADA

A atenção sustentada, por sua vez, tem a ver com a habilidade mental de manter o foco durante toda a realização de uma tarefa ou atividade, do começo ao fim. É aquela atenção que não pode ser perdida nem por um minuto, pois qualquer distração gera consequências negativas. É o que faz uma ginasta olímpica cair da trave de equilíbrio por uma fração de segundo.

Um atleta de corrida, por exemplo, precisa sustentar a sua concentração para que o seu corpo e a sua mente estejam totalmente sintonizados, e ela possa completar o seu percurso conforme a sua meta de posição na prova ou de tempo. Assim, essa atenção evita que fatores externos, como o calor, as subidas e os pensamentos intrusivos atrapalhem o seu desempenho.

3. ATENÇÃO ALTERNADA

Esse tipo é aquele que divide nossa atenção entre diferentes fatores e faz com que a nossa mente tenha vários focos ao mesmo tempo. Um exemplo disso é quando estamos no nosso trabalho, fazendo as nossas demandas no computador, mas o telefone toca, e o seu colega também chama por você no chat.

Neste momento, dividimos a nossa atenção em três atividades diferentes e ao mesmo tempo executamos todas, pois estamos falando ao telefone, respondendo mensagens e lendo a tela do computador. É um tipo de atenção que gera alto gasto de energia, cansaço e, em alguns casos, ocorrência de erros.

4. ATENÇÃO SELETIVA

Por fim, nesse tipo de atenção, mesmo com um milhão de coisas acontecendo ao nosso redor, somos nós que escolhemos no que iremos nos concentrar naquele momento. Um bom exemplo disso é quando chegamos em casa e decidimos que vamos dedicar aquele tempo exclusivamente a estar com os filhos, cônjuge ou familiares, sem mexer no celular ou responder mensagens de trabalho.

Esse tipo de atenção é aquele em que a pessoa até percebe que há outras coisas acontecendo, mas as ignora, pois já definiu a sua prioridade no momento. É uma capacidade muito interessante de ser desenvolvida.

Como podemos perceber, os tipos de atenção categorizados pela psicologia estão muito presentes no nosso dia a dia, na forma como pensamentos e agimos em determinados momentos. Por isso, é essencial saber lidar com as distrações e realmente se concentrar nas atividades que são importantes e que o ajudem no seu desenvolvimento profissional e pessoal.

Também é necessário ter momentos de descanso, em que você possa se concentrar apenas em relaxar e esvaziar a mente, afinal, o excesso de concentração também pode levar a ansiedades desnecessárias, em decorrência de um foco demasiado em assuntos que não fazem bem. Fique atento a isso e use o poder de concentração a seu favor!

E você, ser de luz, consegue identificar os diferentes tipos de atenção deste artigo na sua rotina? Contribua deixando o seu comentário no espaço a seguir. Além do mais, que tal levar estas informações a todos os seus amigos, colegas de trabalho, familiares e a quem mais possa se beneficiar delas? Compartilhe este artigo nas suas redes sociais!

Para saber mais sobre o tema e entender como ele pode melhorar os resultados em sua vida pessoal e profissional, clique no link Flow e Psicologia Positiva, e saiba mais!