Rawpixel.com/Shutterstock O Tempo é a metáfora da vida, temporal e atemporal ao mesmo tempo, compõe toda a essência humana

O tempo é uma metáfora. Isso é filosoficamente e fisicamente verdade. Há muitas formas de se medir o tempo e essas formas estão vinculadas às culturas. Na cultura do “tudo é para ontem” e do “estou atrasado” o tempo é uma ferramenta de controle, mas isso não é o tempo em si, mas a forma como você vê e se relaciona com o tempo.
O tempo real é dado pela natureza. O sol nasce e se põe, alternando com a lua, a claridade e a escuridão. Os seres nascem e morrem em ciclos de vida dos mais variados. A chuva vem, as flores nascem, as folhas caem, o frio chega, depois vai embora e tudo se repete. O tempo da natureza é esse. Ele, podemos chamar, de tempo real, mas o tempo do cotidiano é feito por nossa forma de vida.

Seu Tempo é o Tempo que Importa

Convido você a pensar que o tempo depende da sua percepção. É claro que os boletos de cobrança têm dia certo para vencer e você tem hora para entrar no trabalho, mas há uma infinidade de momentos em que o tempo é o que fazemos dele. Quando digo nas formações que o tempo é uma metáfora estou te questionando: Como você percebe o tempo? Como você usa o tempo? Qual a qualidade do seu tempo?

Isso não serve apenas para pensarmos em como somos consumidos pelo corre-corre do dia a dia, mas também para pensarmos que há momentos em que podemos acelerar o tempo. Quando fazemos uma sessão de Coaching e queremos resultados extraordinários devemos acelerar o tempo e não retardá-lo. Por que o estado desejado só pode ser alcançado daqui a um ano? O que nos impede de chegarmos nele daqui a uma semana? O que nos impede a conhecer outra forma de perceber o tempo?

Tempo de Chronos (Tempo do Homem) e Tempo de Kairós (Tempo de Deus) 

–  Trecho com Partes Fonte Wikipédia

Existe dois tempos distintos que nos ajudam a compreender a atemporalidade do tempo. Em nossa matriz linguística, simbólica e temporal dos tempos modernos, geralmente emprega-se um único significado para a percepção de “tempo”. Porém, na Grécia antiga, eram utilizadas duas palavras para o tempo: Chronos e Kairós.

Enquanto Chronos tem relação ao tempo do relógio, ao tempo cronológico e sequencial, a medição do tempo em segundos, minutos, horas, dias, semanas, meses, anos e décadas. Já Kairós refere-se a intensidade do tempo que vivemos o tempo de Chronos, é a experiência do momento oportuno, e na teologia é usado para descrever a forma qualitativa do tempo, como o “tempo de Deus” , o tempo do Universo, a eternidade.

PSC

O tempo de Kairós é divino, intenso, eterno. Transcende a percepção do próprio tempo no homem. Tem relação com Self 2, Intangível, tem forte relação com nosso hemisfério direito cerebral. O tempo do Chronos é o tempo do homem, quantitativo, o real significado do tempo do relógio. Ele é cronológico, linear, sequencial, tangível, métrico, relação maior com Self 1 e identificação profunda com nosso hemisfério esquerdo cerebral.

Kairós é a experiência do momento oportuno. Os antigos creditavam consideravam Kairós como “oportunidade”. Kairós é a atemporalidade do tempo lógico, é a potencialidade do tempo, eterno e não linear, em contrapartida Chronos é a mensuração linear de um período ou movimento específico.

Retoricamente falando, Kairós é considerado uma força motriz poderosa, pois demonstrava “o momento fugaz em que uma oportunidade e abertura para o novo se apresenta e deve ser encarada com força e destreza para que o sucesso seja alcançado”. Kairós simboliza o estar presente no tempo, aqui e agora, nem passado e nem futuro, AQUI E AGORA, ESTE MOMENTO!

Reflexão Poderosa sobre o Tempo

Se dentro do tempo do relógio existe a intensidade do tempo, Chronos e Kairós, se um minuto do tempo do relógio para mente consciente equivale a 60 segundos e o mesmo minuto do tempo do relógio para a mente inconsciente pode equivaler a memória de uma vida inteira, de mais de 50 anos de idade cronológica, porque escolhemos ou não escolhemos tanto tempo para obtermos nossas metas e objetivos em nossas vidas.

Se existe o tempo de Chronos e o tempo de Kairós, qual será nossa intenção positiva de muitas vezes nos sabotar para necessitarmos de tempos tão longos e agora sabendo dessa base teórica, conhecendo que nossa mente inconsciente pode processar memórias de muitos anos em segundos, o que poderemos colocar em prática no final dessa leitura?

O caminho da competência a mente inconsciente (Self 2) é puramente cognitivo e se faz mais rápido pelo estudo, usando nosso Self 1. Essa é o poder do conhecimento. Quando não se sabe sobre Chronos e Kairós criamos muitas mentiras e acreditamos como verdades.

Agora, podemos usar esta poderosa informação para cocriarmos com nossos coachees, clientes, amigos e com a gente mesmo, uma reflexão profunda de que nossas metas e objetivos podem ser alcançados, em menor tempo cronológico, usando o tempo que transcende os minutos e horas.

Convido você a colocar em prática e viver intensamente o tempo de Kairós para atingir resultados cada vez mais extraordinários!!!!