O planeta conta com uma infinidade de povos que, ao longo dos anos, desenvolveram costumes e práticas com os mais diferentes objetivos. O Ho’oponopono, por exemplo, é uma prática de origem havaiana que se tornou conhecida em todo o mundo e é utilizada como uma ferramenta para a cura e o perdão. 

Neste artigo, você vai entender o que é o Ho’oponopono, como é feito e para que serve. Continue a leitura a seguir e saiba mais a respeito desse exercício extraordinário, que é capaz de eliminar as energias negativas da sua mente e abrir espaço para a positividade e a paz.

O que é Ho’oponopono? Como essa tradição surgiu?

Essa palavra é formada por hoo, que significa “causa”, e ponopono, que significa “perfeição”. Em uma tradução livre, o sentido da expressão seria algo como corrigir um erro, ou seja, tornar a causa perfeita. 

Trata-se de uma prática bastante antiga, desenvolvida no Havaí, nos Estados Unidos, para purificar a mente e eliminar pensamentos negativos, mágoas e diversos outros tipos de problemas e ressentimentos. Vale lembrar que esse exercício não possui ligação com nenhuma religião em especial. Por isso, pode ser realizado por pessoas que tenham as mais diferentes crenças.

A prática foi desenvolvida pelos kahunas, nome dado aos sábios havaianos. Eles eram chamados sempre que uma pessoa apresentasse sintomas de alguma doença, tanto física como mental. Esses sacerdotes acreditavam que sentimentos como o rancor, a mágoa e a culpa poderiam causar problemas de saúde. 

Nesse sentido, o perdão obtido por meio do ho’oponopono trazia a cura necessária para esses males. Com o tempo, essa prática se perdeu, até que, recentemente, um psiquiatra havaiano reviveu essa técnica e fez com que ela se tornasse cada vez mais popular em todo o mundo. Tradições similares são identificadas em diversas ilhas do Pacífico Sul.

PSC

Atualmente, a prática é utilizada principalmente com foco na busca por uma vida mais tranquila, livre de estresse e de crenças limitantes. A ideia é elevar os pensamentos a um ser superior, ou mesmo o universo, a fim de eliminar sentimentos negativos que estejam limitando o seu ser. Isso é realizado por meio de uma oração bastante simples, mas com um grande significado. Ela é formada por 4 etapas, que incluem: arrependimento, perdão, amor e gratidão.

Como é realizada a prática do Ho’oponopono?

Para praticar o ho’oponopono basta repetir, mentalmente ou em voz alta, o seguinte mantra: Sinto muito, me perdoe, te amo e sou grato. Não há um padrão de vezes para repetir, pois isso depende exclusivamente de como cada um se sente em relação àquilo que deseja curar no seu interior. Veja o significado de cada uma dessas quatro etapas.

  • Sinto muito: nós somos os responsáveis por tudo aquilo que sentimos, somos e fazemos. Então, essa primeira parte do mantra é o momento para reconhecer a sua responsabilidade em relação ao que o aflige e que precisa de ajuda para resolver essa questão no seu interior.
  • Me perdoe: chega a etapa de eliminar os sentimentos nocivos do seu interior por meio da busca pelo perdão. Vale lembrar que esse pedido pode tanto ser dirigido a outra pessoa quanto a si mesmo ou a Deus/Universo.
  • Te amo: agora, é a hora de mostrar que você não tem a intenção de rejeitar aquela pessoa ou situação, pois sabe que, com amor, conseguirá a transformação do que deseja. Faça desse um momento de demonstração de amor-próprio, ao próximo ou ao universo de uma forma geral. É o momento de deixar o passado no passado e recomeçar.
  • Sou grato: por fim, é necessário exercer a gratidão por estar vivo e por todas as oportunidades de aprendizado, mesmo que tenham se mostrado desafiadoras na sua vida. Ser grato por tudo o que você tem e vivencia é fundamental para conseguir eliminar as crenças limitantes da sua mente.

É essencial que o indivíduo realmente sinta o que cada uma das frases sugere, para que o seu desejo de se curar do problema em questão seja genuíno.

Quais são os principais benefícios do Ho’oponopono?

Muitos subestimam o poder do Ho’oponopono por ser um exercício demasiadamente simples. É importante entender, contudo, que não são apenas as coisas complicadas que podem ser eficazes. A simplicidade também pode ser extraordinária e capaz de grandes transformações. Veja, a seguir, quais são os principais benefícios que a prática do Ho’oponopono pode proporcionar:

  • Aprender a ressignificar sentimentos negativos e transformá-los em algo mais positivo e construtivo;
  • Encontrar a paz interior após sofrer uma decepção;
  • Conseguir administrar melhor os seus pensamentos e sentimentos, a fim de que consiga agir com mais serenidade, prudência e sabedoria;
  • Eliminar a sobrecarga emocional causada por mágoas e o sentimento de culpa;
  • Reconhecer a sua força interior e a capacidade de superar desafios;
  • Reduzir os níveis de estresse e encontrar a harmonia dentro de si.

Trata-se de um exercício que pode ajudá-lo a conectar-se consigo mesmo de forma profunda e trazer muitos benefícios em relação ao seu autoconhecimento. Qualquer prática, se for realizada com uma intenção positiva e tiver como objetivo a busca pelo bem, é capaz de proporcionar resultados extraordinários para a sua felicidade e bem-estar.

Confira abaixo uma incrível aula sobre gratidão, o último tópico do Ho’oponopono!

Quando podemos usar o Ho’oponopono?

A técnica do Ho’oponopono pode ser usada nas mais diversas situações, tornando-se parte da sua rotina ou sempre que sentir a necessidade de eliminar algum pensamento negativo ou doloroso. Nesse sentido, um desentendimento com outra pessoa, um comportamento seu que o prejudique, uma mágoa que você guarda por muito tempo ou qualquer outra coisa que o aflija pode ser usado para mentalizar durante a prática.

Por meio da repetição do mantra “sinto muito, me perdoe, te amo e sou grato”, e de sentir verdadeiramente o que ele significa, você conseguirá se libertar das ideias que o estão limitando, magoando e impedindo de ser plenamente feliz. Assim, as ideias negativas são eliminadas, e a sua consciência se preenche por pensamentos de luz e inspirações positivas. Repita as palavras de todo o seu coração, e você perceberá o quanto elas podem ser transformadoras.

O ideal é realizar o Ho’oponopono em um local tranquilo, sem interrupções, para que possa se concentrar e se entregar totalmente ao momento, como qualquer prática meditativa ou oração. 

É indicado, inclusive, como uma forma de relaxamento antes de dormir, para que o indivíduo consiga aquietar a mente e o coração para adormecer com mais facilidade, principalmente se estiver passando por uma fase delicada. É um exercício que dá bastante liberdade para que cada um decida quando e como vai praticar.

Que você tenha gostado de conhecer mais a respeito dessa incrível prática havaiana. Que ela o ajude a superar desafios e a encher o seu coração de luz e amor. Gostou? Então, deixe o seu comentário no espaço a seguir. Além do mais, que tal levar estas informações a todos os seus amigos, colegas de trabalho, familiares e a quem mais possa se beneficiar delas? Compartilhe este artigo nas suas redes sociais!