Quando falamos no processo de melhoria contínua, isso se aplica tanto às empresas, aos seus líderes e demais profissionais, bem como às pessoas de modo geral. Evoluir é preciso, caminhar, seguir adiante e buscar formas efetivas de ser o melhor profissional e ser humano que podemos ser.

Para isso, o primeiro passo é se permitir vivenciar aprendizados que ajudem neste processo de melhoramento continuado. Abrir a mente também é muito importante para receber esses ensinamentos, quebrar barreiras, vencer crenças limitantes e os comportamentos que sabotam os seus resultados na carreira e na vida.

Neste artigo, você vai conferir algumas dicas para melhorar continuamente nas diferentes áreas da sua vida, com um foco especial no que o coaching pode fazer por você. Continue a leitura e saiba mais sobre o tema!

As diferentes ferramentas do processo

As ferramentas de melhoria contínua devem ser condizentes com as metas e objetivos de desenvolvimento de cada um. Se, por exemplo, o líder deseja melhorar o seu relacionamento interpessoal e a sua comunicação com os membros da sua equipe de trabalho, deve buscar mecanismos que o ajudem a alcançar a evolução nesse sentido. O mesmo se aplica ao indivíduo que busca ter mais qualidade de vida ou à família que deseja diminuir os seus conflitos e ter mais harmonia no seu lar.

Investir em melhoria contínua é investir em uma programação mental positiva, que gera um desprendimento que permite à pessoa estar aberta a reconhecer as suas limitações, acessar novos conhecimentos, desenvolver novas habilidades e competências, trabalhar os seus pontos de melhoria e expandir a sua mente e os seus resultados.

Cursos, formações, treinamentos e especializações são essenciais para que sejam alcançados os avanços que cada ser humano busca para ser mais completo, autorrealizado e feliz nas diferentes áreas da sua vida.

5 dicas para melhorar continuamente

1. Avalie a sua vida de tempos em temos

PSC

Não viva no piloto automático. De tempos em tempos, faça uma autoavaliação das diferentes áreas que compõem a sua vida. Você é feliz no amor? Na vida familiar? Com os seus amigos? Nos seus relacionamentos? No seu trabalho? Nos seus estudos? Na sua vida espiritual? Na sua saúde? Verifique o que vai bem, para que continue assim, bem como o que pode melhorar. Precisamos desses balanços com alguma frequência, de modo a identificar as nossas oportunidades de crescimento.

2. Defina novas metas

Ao concluir as metas que você almejava alcançar, pense no que há de novo. Não permaneça na zona de conforto. Valorize o seu progresso e reconheça os seus méritos, mas, se você já “dominou” uma atividade, suba o sarrafo e avance para metas mais ousadas. Se você já terminou a graduação, por que não pensar em uma pós? Se você já aprendeu a falar inglês, que tal partir para o espanhol? Apenas respeite os limites do seu corpo e da sua mente e defina as suas prioridades, OK?

3. Nunca deixe de aprender

O conhecimento é algo que se adquire e que jamais se perde. É um dos poucos processos que cultivamos desde o primeiro até o último dia das nossas vidas. Portanto, extraia o máximo possível de cada uma das suas experiências de vida. Livros, filmes, conversas, viagens, passeios, estudos, trabalhos e até mesmo os problemas podem ser grandes fontes de lições. Além disso, lembre-se de manter-se atualizado em relação ao que acontece no Brasil e no mundo, por meio das notícias.

4. Experimente novas atividades

Com o passar do tempo, ficamos tão habituados a determinadas atividades que acabamos acreditando que aquela é a única forma de viver. Contudo, é importante diversificar aquilo que você faz. Quem sabe você não descobre um jeito mais fácil de trabalhar e de estudar ou até mesmo um novo hobby? Para fazer essas descobertas, contudo, você deve arriscar-se e experimentá-las. Que tal aprender um novo esporte? Fazer um caminho diferente para o trabalho? Conversar com aquele colega com quem você tem pouco contato?

5. Não tenha medo de errar

Como você já deve ter percebido, o processo de melhoria contínua envolver correr alguns riscos. Por isso, é fundamental que você perca o medo de errar. O erro não é o oposto do sucesso, mas apenas uma das suas etapas. Na vida, é muito mais frequente aprendermos com os erros do que com os acertos, não é mesmo? Sendo assim, ao falhar, recupere-se emocionalmente, reflita sobre o que você poderia ter feito de forma diferente e tente outra vez. É assim que progredimos e aperfeiçoamos as ações!

6. Monitore o seu progresso

Muitos vendedores de empresas de diferentes segmentos criam gráficos com o seu desempenho de vendas a cada semana ou a cada mês, de modo que possam verificar como estão as suas habilidades e competências. Adapte esse sistema à sua vida e desenvolva meios para acompanhar o seu progresso no alcance dos seus objetivos. Isso serve tanto para identificar as crises e modificar os seus hábitos como para motivar-se ao perceber que você está indo bem na sua missão!

O coaching no processo de melhoria contínua

Se você quer evoluir, só que de maneira verdadeiramente objetiva, planejada e acelerada, o processo de coaching é um poderoso aliado da sua melhoria contínua. Com suas técnicas, ferramentas e métodos, essa abordagem traz o melhor de diversas metodologias do desenvolvimento humano para que o coachee (cliente) tenha todos os recursos necessários para potencializar os seus talentos e venceras suas limitações técnicas, emocionais e comportamentais.

Por tudo isso, tanto nas empresas como fora delas, o coaching se destaca pelas suas ferramentas de melhoria contínua e como um dos métodos mais efetivos quando o objetivo é o desenvolvimento de novas competências e habilidades, bem como de pensamentos e comportamentos que ajudem a pessoa a evoluir em todas as direções.

Faça do processo de coaching o seu instrumento de melhoria contínua, de aprimoramento dos seus talentos, de reconhecimento e eliminação de gaps, de autodescoberta e de evolução como pessoa e como profissional. Experimente, saiba mais sobre o coaching e ouse nunca parar de evoluir!

Gostou deste conteúdo? Então, deixe o seu comentário no espaço a seguir. Além do mais, que tal levar estas informações a todos os seus amigos, colegas de trabalho, familiares e a quem mais possa se beneficiar delas? Compartilhe este artigo nas suas redes sociais!