Voltar

Conheça as principais teorias de liderança

Publicado em | 0 comentários

É sabido que os homens vivem em grupos, desde os primeiros registros de sua existência. Com o passar dos séculos, na medida em que se desenvolviam os processos de convivência, trabalho e sobrevivência, foram surgindo também regras e normas para organizar a vida em comunidade. Para que toda essa organização fosse mantida, a figura do líder passou a ser necessária.

Depositphotos.com / andresr Cargo de liderança tem sido alvo de diversas teorias que buscam desvendar a essência do profissional que assume esse papel.

Os registros de líderes em nossa história da humanidade datam de antes de Cristo. De lá para cá, a liderança passou por diversas transformações, aprimorando sua influência sobre seus liderados e fazendo surgir novas formas de gestão, ampliando até a influência sobre outras sociedades.

Ao longo dos anos, o cargo de liderança tem sido alvo de diversas teorias que buscam desvendar a essência do profissional que assume esse papel. Confira algumas:

Traços da Personalidade: é uma teoria de liderança que aponta traços marcantes de uma pessoa, e como essas características indicam um líder;

Liderança comportamental: diz que o comportamento do líder influencia diretamente nas ações e competências de seus liderados. Esse tipo de liderança é conduzido conforme as caraterísticas do líder;

Liderança situacional: é aquela que se adequa a cada situação. Nesse caso, o líder é flexível, tem uma percepção aguçada e molda sua gestão conforme a necessidade do grupo.

Seja qual for a teoria de liderança adotada, o líder precisa sempre ser alguém inspirador, motivador e desenvolvedor. Nesse sentido, deve possuir habilidades e competências de gestão e desenvolvimento humano, a fim de alcançar a alta performance de sua equipe e, consequentemente, grandes resultados para a empresa.

Comments

comments

O que é coaching

Baixe o
e-book
gratuito

Conheça a metodologia que vai mudar sua vida. Acelere o seu sucesso!