Os tempos mudaram, e as formas de gestão do passado, hoje, também já não funcionam mais como antes. Nesse sentido, o antigo modelo de liderança autoritária, da lógica do “eu mando, e você obedece”, tem saído de cena e dado espaço para a liderança positiva. Esta, por sua vez, é uma forma de promover um ambiente agradável na empresa, com foco no bem-estar e no desenvolvimento dos colaboradores, com base em relações positivas entre gestores e liderados.

Inspirada por diversos estudos científicos, a liderança positiva busca o que chamamos de gestão humanizada, considerando os indivíduos e as suas necessidades, a fim de que as pessoas, nas empresas e fora delas, se tornem cada vez melhores.

Trata-se de uma abordagem que vem ganhando cada vez mais espaço, por conta dos bons resultados que traz para as organizações. Funcionários satisfeitos, reconhecidos, valorizados e motivados certamente vestem a camisa, ficam felizes e produzem mais do que aqueles que trabalham em organizações que não os valorizam. Neste artigo, você vai conhecer melhor os princípios, os benefícios e alguns exemplos de atitudes típicas de uma liderança positiva. Siga em frente e saiba mais sobre o tema!

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OS PRINCÍPIOS DA LIDERANÇA POSITIVA

A liderança positiva tem alguns princípios básicos, com o objetivo de tornar a empresa um local muito mais amistoso e agradável para todos. Conheça-os:

  •  GESTÃO DO CLIMA

O ambiente de trabalho deve ter um clima positivo, com foco na confiança, reconhecimento, alegria, perdão e aceitação das diferenças. Todos esses sentimentos bons farão com que os colaboradores se sintam muito mais motivados, produtivos e engajados pela missão da empresa. Para que haja um clima positivo, é importante haver regras claras e um bom convívio entre todos. As tarefas devem ser delegadas em equilíbrio, sem que ninguém fique sobrecarregado ou ocioso.

  •  RELACIONAMENTOS POSITIVOS 

PSC

Uma equipe forte é aquela em que os seus membros têm um bom relacionamento e colaboram uns com os outros para o sucesso das tarefas e projetos. Por isso mesmo, cuidar da qualidade das relações interpessoais impacta diretamente os resultados positivos de todos. É importante construir um ambiente com respeito, humildade, cooperação e pouca competição. Além disso, é necessário reforçar que, no trabalho em equipe, há objetivos coletivos a serem alcançados, antes dos individuais.

  • COMUNICAÇÃO EFICAZ 

Fator fundamental para o sucesso de toda empresa, a boa comunicação deve ser amplamente difundida. Quando o líder deixa claras aos seus funcionários as informações que lhes são pertinentes, o que espera de cada um deles, e dá suporte para que realizem o seu trabalho e alcancem as suas metas, os resultados são muito melhores. Uma rede de comunicação interna eficaz deve ser adotada, havendo clareza e objetividade em tudo aquilo que se fala ou se escreve, sem dúvidas.

  • VALORIZAÇÃO PROFISSIONAL

Cada profissional deve saber qual é a sua importância dentro da organização e qual é o seu valor para ela, pois, dessa forma, eles se sentirão muito mais motivados a evoluir, produzir e melhorar cada vez mais. Dessa forma, fazer uma gestão humanizada e que valoriza as competências, qualidades, experiências e resultados da equipe é essencial. Assim, nos processos de feedback, cabe aos líderes citar não apenas os pontos a serem melhorados, mas também reconhecer o que já está bom.

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EXEMPLOS DE ATITUDES DE LIDERANÇA POSITIVA

Veja, na sequência, 4 exemplos de liderança positiva que um líder deve ter para promover um ambiente mais positivo na empresa e conquistar resultados extraordinários com os seus liderados. Confira!

1. Liberdade para tomar decisões

Por mais que as decisões mais importantes sempre sejam tomadas pelo gestor, existem situações do dia a dia em que os próprios funcionários devem ter autonomia para decidir e resolver. Isso é ótimo para o desenvolvimento de cada um e pode trazer ótimos resultados para a empresa. Assim, o líder não pode microgerenciar, ou seja, decidir cada detalhe de cada atividade. Ele deve dar as diretrizes principais, mas confiar nos seus colaboradores para as decisões de menor relevância.

2. Compartilhamento de informações

Um bom líder deve manter uma comunicação eficiente com os seus colaboradores, fornecendo todos os dados de que eles precisam para realizar o seu trabalho com eficácia. Além disso, ele também deve dar instruções, orientar, compartilhar conhecimentos, fornecer dicas, tirar dúvidas, enfim, ser um facilitador das atividades, sem medo de dividir o que sabe com a equipe. Quando todos compartilham os seus conhecimentos, a equipe inteira fica cada vez mais forte e sábia.

3. Relacionamento interpessoal positivo

Para promover o bem-estar, é importante que haja um bom relacionamento interpessoal entre todos os membros da organização. Isso evita intrigas, fofocas, conflitos, competições desnecessárias e casos de assédio moral, que são situações que podem minar a produtividade da equipe. Para isso, o líder deve dar o exemplo de ética e respeito a ser seguido. Também deve reforçar, sempre que possível, o código de normas internas da empresa.

4. Feedback de desempenho contínuo

Ao dar feedback sobre o desempenho de cada colaborador, um líder dá a ele a oportunidade de saber o que precisa melhorar e o que deve ser mantido nas suas atitudes. Por isso, esse processo deve consistir em comunicar as atividades analisadas, os critérios avaliativos empregados, os pontos positivos e os pontos que podem melhorar, com sugestões práticas para que isso ocorra — novas atitudes, cursos, treinamentos, leituras etc. É um processo de melhoria contínua.

Como você pode observar, a liderança positiva pode trazer diversos benefícios para uma empresa. Um líder positivo é humanizado, democrático, participativo e focado em desenvolver cada um dos colaboradores da sua equipe, permitindo que toda a organização alcance resultados extraordinários, por meio dos processos de evolução contínua descritos acima!

E no seu trabalho, ser de luz, qual é a abordagem que você ou que a sua organização utiliza para liderar as pessoas? Deixe o seu comentário no espaço a seguir. Além do mais, que tal levar estas informações a todos os seus amigos, colegas de trabalho, familiares e a quem mais possa se beneficiar delas? Compartilhe este artigo nas suas redes sociais!