Conheça os Principais Tipos de Empreendedores

Por: José Roberto Marques | Blog | 02 de undefined de 2016

Uber Images/Shutterstock Conheça o modelo mental de 5 tipos de empreendedores e veja qual mais se encaixa em seu perfil

Você sabe quais são os principais tipos de empreendedores? Pois bem, para responder esta pergunta o site Entrepreneur, focado em empreendedorismo, resolveu pesquisar e listar quais são os modelos mentais do empreendedor.

Para que você possa entender melhor a forma de pensar e agir de cada perfil, trouxe para você esta lista com os cinco padrões que mais se destacam e como isso impacta na gestão do seu negócio. Confira e veja qual é o seu tipo de empreendedor e se estas características e encaixam em sua forma de empreender.

Exemplos de 5 Tipos de Empreendedores

Imitador – Este é aquele típico empreendedor que copia tudo que outros empresários de sucesso fazem o já fizeram para seu negócio prosperar. Isso inclui forma de falar, investimentos e até mesmo a cópia dos sites, redes sociais, emails dos empreendedores que mais admira. Gosta de fórmulas prontas e está sempre em busca de referências de ideias que já deram certo.

Com certeza esta é uma estratégia inteligente, pois os bons exemplos devem ser seguidos. Entretanto, o melhor é se inspirar e não copiar tudo que o outro faz, pois, às vezes, o que dá certo para um pode não dar certo para o outro. É preciso ter critério para não se tornar um copiador apenas. Seja original!

Cético – Sabe aquele empreendedor que desconfia do sucesso de todo mundo e que acha que por trás da prosperidade do negócio dos outros tem sempre algo a mais ou mesmo sorte. Ele não acredita que alguém possa ser bem-sucedido graças ao seu trabalho duro, foco, determinação e perseverança. Vive a invejar os outros e a questionar de maneira nociva o seu triunfo.

Determinado – Este empreendedor acredita tanto, mas tanto em seu sonho que faz o impossível para transformar suas ideias em realidade e fazer sua empresa nascer, prosperar e crescer. Focado e comprometido, não mede forças, nem tempo, nem sacrifícios para impulsionar seu empreendimento. Diferente do copiador, ele gosta de seguir seu próprio feeling, seu modo de fazer, criar seu próprio modelo de negócio, sem copiar ninguém!

Pesquisador – Este empreendedor é aquele que não faz nada antes de estudar e pesquisar o mercado e conhecer suas possibilidades. Cauteloso, busca nestas informações a base que precisa para tomar decisões mais assertivas e aproveitar melhor as oportunidades. Entretanto, isso só faz sentido se for combinado com o famoso “TBC”, ou seja, “tirar a bunda da cadeira”, pois é preciso aliar os conhecimentos teóricos a ações práticas que realmente agreguem valor e potencializem o sucesso de seu negócio.

Experiente – Estes empreendedores são àqueles com experiência de mercado, gabarito e conhecimentos amplos; o que lhes permite, ao empreender, ter uma visão de futuro mais clara, ações mais coesas e alcançar sucesso com maior facilidade. Além disso, são aqueles que se propõem a construir grandes empresas, com planejamentos de longo prazo. Mais que ganhar dinheiro desejam, por meio de seu empreendimento, construir seu legado de vida.  Também se diferenciam por estarem sempre dispostos a ajudar os empreendedores iniciantes, compartilhando sua expertise.

Agora que você já sabe quais são os principais tipos de empreendedores, deixe seu comentário abaixo e responda qual é o seu. Posso dizer que por minha idade e muitas experiências, me encaixo mais no perfil do empreendedor experiente. Vamos lá, compartilhe o seu perfil também!