O dia 21 de agosto poderia ser apenas mais um domingo qualquer, mas em 2016, ele foi o último dia das Olimpíadas do Rio, e também a data em que a seleção masculina de vôlei de quadra entrou para a história do esporte ao conquistar o tricampeonato olímpico e sagrar-se medalhista de ouro em casa.

Os três sets contra a seleção italiana foram simplesmente emocionantes e extraordinários. Dentro de quadra vimos jogadores completamente entregues, fazendo seus sacrifícios físicos, dando o seu melhor. Fora dela, nas casas, praças e nas arquibancadas, uma torcida única que em nenhum momento deixou de apoiar, motivar e acreditar na vitória do nosso time. Maravilhoso!

Um domingo Qualquer – O Filme que Inspirou a Seleção a Conquistar o Ouro

[youtube id=”UUHq9PfasJE”]

Entretanto, antes dos jogadores se apresentarem para a decisão, no momento da preleção, que é onde o técnico e os líderes falam ao grupo, um trecho de um filme foi igualmente essencial para que os nossos atletas se motivassem ainda mais a conquistar este tão importante título. Juntos, a comissão técnica, liderada pelo técnico multicampeão, Bernardinho, apresentou ao grupo um trecho de “Um Domingo Qualquer”, estrelado por Al Pacino e Jamie Foxx.

O trailer conta a história de um time de futebol americano que teve que enfrentar inúmeros desafios para chegar à final de um importante campeonato. Antes da grande decisão, seu líder reúne todos os jogadores e faz uma poderosa preleção. Com palavras firmes, fortes, seguras e que fazem total sentido para cada membro daquele grupo de jogadores, que ao longo de sua jornada, foi criticado e desacreditado, ele consegue tocar os seus corações, alinhar seus objetivos e fazê-los trabalhar em conjunto pela conquista da vitória.

O técnico Bernardinho, competente e vitorioso como ninguém, já viveu diversas finais e entende bem a importância da motivação no desempenho dos atletas dentro de quadra. Quando os jogadores estão empoderados e confiantes, eles tem uma performance sempre acima da média. Neste sentido, destacamos o caso do oposto Wallace e do ponteiro Lipe, que mesmo contundidos fizeram uma partida magistral e, junto com os companheiros, trouxeram o ouro para o Brasil, depois de 12 anos sem vencer uma final olímpica.

Se eu fosse você, eu iria procurar agora mesmo o filme – Um Domingo Qualquer para entender como esta película inspirou nossos jogadores. Tenha absoluta certeza que do mesmo modo como motivou nosso time também pode inspirar você a vencer seus desafios pessoais e profissionais e ir além!

PSC