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Conheça as Principais Etapas do Processo de Coaching nas Empresas

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processo de Coaching nas Empresas

One Photo/Shutterstock Veja como o processo de Coaching nas empresas se dá!

Toda organização que deseja crescer e evoluir no que tange seus processos e pessoas deve buscar mecanismos para lhe ajudem a aumentar suas chances de sucesso e, neste sentido, o processo de Coaching nas empresas se destaca como um método realmente eficiente para o alcance dos resultados esperados.

A metodologia é tão efetiva porque apresenta técnicas e ferramentas testadas, provenientes de diversas ciências que estudam o desenvolvimento humano e organizacional como, por exemplo – Administração, Psicologia, Gestão de Pessoas, Economia e Recursos Humanos. Como resultado, os profissionais e líderes de empresa têm todo o suporte e recursos que para aprimorar suas competências técnicas, emocionais e comportamentais e conquistar as metas.

O número de sessões a ser realizadas é combinado entre o contratante e o coach, mas geralmente são 10 encontros, que podem ser presenciais e, em alguns casos, também combinados com sessões à distância (via skype, chat). Vale ressaltar ainda que os resultados podem ser alcançados antes do prazo final para encerramento do processo de Coaching, o que acontece muito.

Etapas do Processo de Coaching nas Empresas

Definição do Estado Atual – este é o momento onde a empresa apresenta ao coach o problema a ser tratado, ou seja, onde mostra qual é o seu estado atual no que tange determinado profissional ou equipe que deseja aplicar o processo de Coaching. Esta é a fase onde o coach também faz um reconhecimento inicial sobre quais são os gaps da organização, seus desafios, pontos de atenção e onde deseja e precisa melhorar para alcançar seu estado desejado.

Definição do Estado Desejado – esta etapa do Coaching para empresas é o onde a organização aponta qual é o seu estado desejado, ou seja, qual o objetivo, o resultado que deseja alcançar ao final do processo. Isso pode ser, por exemplo: desenvolvimento das lideranças, melhoria do trabalho em equipe, eliminação de problemas de comunicação e melhoria no relacionamento interpessoal.

Construção do Plano de Ação – sabendo qual é o estado atual e desejado é hora de traçar um plano de ações consistente que realmente ajude a acelerar os resultados dos coachees (clientes). Isso consiste em identificar quais são os seus pontos fortes e de melhoria, bem como as necessidades de desenvolvimento no que tange suas competências técnicas, emocionais e comportamentais, na definição de estratégias para atingir estes resultados e potencializar seu alcance.

Aplicação das Ferramentas de Coaching – neste passo o coach apresenta as ferramentas, métodos e técnicas de acordo com o objetivo apresentado pelo cliente e, todas, sempre orientadas e alinhadas com as necessidades de desenvolvimento e aprimoramento de competências e habilidades apresentadas pela empresa.

Follow – up – acompanhamento dos avanços obtidos até então por meio do processo de Coaching. Esta é uma das etapas do Coaching mais importantes, pois é onde coach e coachee avaliam as evoluções e também atuam com a intenção de corrigir as falhas, mensurar os resultados positivos alcançados, reorganizar pontos que precisam ser melhorados e otimizar ainda mais a conquista do estado desejado.

Por fim, podemos dizer que estas são as principais fases do processo de Coaching nas empresas, e que os resultados vão depender do comprometimento de coach e dos seus clientes em fazer o seu melhor para conquistar plenamente seu estado desejado e o sucesso que a organização buscava ao contratar este serviço para seus profissionais e líderes.

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