O Transtorno Opositor Desafiador (TOD) é um dos transtornos que mais causam prejuízos ao desenvolvimento social de crianças e adolescentes. Sabe aquela criança vista como o “problema” da família porque está sempre discordando das outras pessoas e tendo comportamentos hostis? Pode ser que ela tenha esse distúrbio e, por isso, se torne mais emocionalmente distante e arredia.

Portanto, se o há um diagnóstico neste sentido, buscar entender do que se trata o Transtorno Opositor Desafiador é a melhor maneira de ajudar. Continue lendo e veja quais são suas principais características.

O Que é Transtorno Opositor Desafiador?

A primeira coisa que deve ficar clara é que nem toda criança ou adolescente que discorda dos adultos tem, necessariamente, esse distúrbio. O diagnóstico do Transtorno Opositor Desafiador leva em consideração se essa atitude do indivíduo causa prejuízos sociais e conturbações ao ambiente. Pessoas com esse transtorno discordam das opiniões alheias em todos os casos, ou seja, até mesmo quando o que, o outro pensa, é congruente com sua própria opinião.

Os especialistas identificam como padrão desse comportamento atitudes hostis e desobedientes em relação a figuras de autoridade. Na infância isso se dá em relação aos pais e professores e na vida adulta contra a figura do chefe, por exemplo. Indivíduos com o transtorno têm grandes dificuldades em obedecer aos demais e costumam apresentar explosões de raiva que se tornam incontroláveis. Nesse caso, os comportamentos são constantes, pois existe um padrão que se repete.

Principais Características do Transtorno Opositor Desafiador

Como expliquei acima, a diferença entre a desobediência de uma criança ou adolescente que tem Transtorno Opositor Desafiador para um jovem rebelde está na frequência e intensidade com que isso acontece. Abaixo trago mais alguns comportamentos que são considerados frequentes por quem sofre de TOD. Entretanto, vale ressaltar que só um especialista na área pode fazer o diagnóstico precisa e dizer se, se trata mesmo do problema.

Desobediência e necessidade de se opor as regras impostas por autoridades

 A pessoa que sofre desse transtorno sente a necessidade de questionar o que foi imposto pelas autoridades. Mesmo numa situação em que a lógica demonstre que é melhor concordar, esse indivíduo discorda.

Não importa em se machucar se estiver desafiando os adultos

PSC

Em alguns casos, crianças e adolescentes com Transtorno Opositor Desafiador realizam ações que podem ser ruins para si mesmos, isso inclui situações em que há riscos de danos físicos.

Gostam de desestabilizar os demais

 Indivíduos com esse transtorno gostam de desestabilizar o ambiente e criam situações em que sua hostilidade se torna o ponto central de discussões e desentendimentos.

Agressão verbal

Quando se sentem ofendidos, respondem com agressões verbais sem se importar com as consequências. Esses indivíduos têm um comportamento extremamente vingativo e podem ter surtos de raiva.

Necessidade de vingança

Para um indivíduo que tem Transtorno Opositor Desafiador e se sente ofendido, existe um forte sentimento de necessidade de vingança. Eles podem chegar até a arquitetar um plano para conseguir o que desejam.

Comportamentos hostis em diferentes cenários

O comportamento desafiador pode se desenvolver somente em um único ou em vários ambientes, como a casa, relacionamentos, sociedade e o trabalho.

Por fim, é importante destacar que o Transtorno Opositor Desafiador possui tratamento psicológico. Assim, se você conhece alguém que apresenta algumas das características listadas acima é essencial que essa pessoa tenha apoio especializado para tratar e lidar com o problema.