A liderança visionária é, sem dúvida, uma das habilidades mais fundamentais para os profissionais que comandam empresas ou departamentos, além de ser uma das competências mais valorizadas e almejadas pelas organizações nos dias atuais. Liderar nada mais é do que ter a capacidade de influenciar e estimular pessoas em prol de um objetivo comum: o aumento de performance e o alcance de metas e objetivos empresariais.

Apesar de muito se falar em liderança, grandes referências e o que fazer para conquistá-la de forma extraordinária, a verdade é que poucos profissionais buscam compreender o que é ser um líder em essência. Neste artigo, você compreenderá melhor o que significa ser um líder e, mais especificamente, o que é a liderança visionária. Boa leitura!

O que é ser um líder?

Muito mais do que comandar um grupo pequeno ou grande de pessoas com o objetivo de atingir metas, ser líder é ser exemplo. É ser uma influencia positiva. É gerar nos outros o desejo de mudança, de inovar, de criar, de fazer, sem precisar mandar ou exigir. É algo natural, mas que também pode ser aprendido. Um bom líder conquista a sua equipe apenas pelo bom reflexo de suas ações.

O líder não é aquele que “manda e alguém obedece”, pelo contrário, é aquele que faz primeiro e conquista os seus liderados pelo exemplo, pelo carisma, pela transparência e por sua capacidade de fazer diferente.

Existem diversos perfis de liderança, mas hoje vamos compartilhar com você um estilo que vem conquistando cada vez mais adeptos e transformando cada vez mais as empresas e os seus colaboradores: a liderança visionária.

Conheça a Liderança Visionária

Como o próprio nome sugere, a liderança visionária é aquela que olha para o amanhã com outros olhos e sob óticas diferenciadas. Trata-se de um líder que possui visão de águia e consegue “prever o futuro”, preparar-se para mudanças e desafios, identificar oportunidades, além de calcular riscos antes mesmo que eles de fato se concretizem.

PSC

Além disso, o líder visionário consegue enxergar o potencial máximo de cada membro da sua equipe. Por isso, ele sempre motiva, engaja e propicia o crescimento de cada um para o alcance de resultados cada vez mais extraordinários.

Características da Liderança Visionária

Confira, a seguir, as 8 principais características de um líder visionário, ou seja, que tem visão de negócios para gerir a sua equipe.

1. Autoconfiança

Esse tipo de líder é autoconfiante, ou seja, acredita em seus conhecimentos, habilidades e atitudes. Além disso, ele também demonstra que confia nas competências dos seus liderados, fazendo com que eles mesmos acreditem em seus talentos.

A autoconfiança de um líder visionário não quer dizer, porém, que ele seja prepotente ou um sonhador fora da realidade. Ao contrário, ele tem os pés no chão, mas isso não o impede de visualizar o futuro com otimismo, fazendo o que for possível de forma antecipada. Acreditar em si mesmo e no poder da sua equipe é um aspecto motivador desse tipo de liderança.

2. Criatividade

Um líder visionário não entra no jogo para fazer mais do mesmo. A grande vantagem do poder da visão é justamente criar soluções inovadoras, ou seja, diferentes de tudo aquilo que já existe. Empresas como o Uber, o Airbnb e a Netflix são exemplos de organizações cujos líderes utilizaram a sua visão de negócios de forma criativa, revolucionando o setor em que estão inseridas.

Por isso, a criatividade é um ingrediente importante em uma liderança visionária. Ela não necessariamente vem da invenção de um novo produto ou de um novo serviço, mas de um incremento, ou seja, de algo que diferencie aquela empresa da concorrência.

3. Acompanhamento de tendências

A criatividade não é um dom maravilhoso que vem do nada. Ela é desenvolvida quando as pessoas ampliam o seu repertório pessoal, ou seja, quando consomem diferentes tipos de conteúdo e quando acompanham as tendências do momento.

Quanto mais referências uma pessoa tiver, mais ela será capaz de combiná-las para produzir uma solução original. Por isso, os líderes visionários estão sempre ampliando essas referências lendo, acompanhando as notícias e participando de eventos do setor, de modo que não apenas atualizem-se quanto ao que ocorre, como também que sejam capazes de lançar as suas próprias tendências.

4. Identificação antecipada de ameaças e oportunidades

Como os líderes visionários estão sempre atentos ao que se passa no mundo, sobretudo nas questões mais relevantes à sua área de atuação, é fato que eles conseguem antever oportunidades e ameaças, preparando-se adequadamente para elas.

As oportunidades são as mudanças externas à empresa que podem beneficiá-la, enquanto as ameaças são possíveis problemas. Por isso, um líder visionário identifica as probabilidades de ocorrência desses eventos, permitindo que a sua empresa ou que a sua equipe esteja preparada caso isso ocorra.

5. Atenção às competências dos seus liderados

Outra característica nítida dos líderes visionários é a sua capacidade de identificar as competências e as limitações de cada um dos seus liderados. Isso permite que as tarefas delegadas estejam sempre de acordo com essas características individuais, de modo que apenas o melhor seja obtido de cada colaborador.

Além disso, esse tipo de líder identifica quais pessoas têm potencial para se desenvolver em cada área da empresa ou do setor, fomentando o seu processo de desenvolvimento profissional individual.

6. Valorização dos colaboradores

Numa liderança visionária, o líder entende que a visão de negócios e o alcance dos objetivos não são fatores que dependem apenas de si. Ele reconhece que, numa equipe, há um somatório de conhecimentos, habilidades e atitudes dos diferentes membros que a compõem.

Por isso, esse tipo de líder valoriza os seus funcionários e estimula em cada um deles o desenvolvimento constante. Cabe ao líder não apenas corrigir os erros (sempre com ética e respeito), mas também reconhecer os seus méritos e celebrar cada vitória obtida.

7. “Insatisfação” positiva

A liderança visionária é comumente associada à capacidade de prever e prevenir crises nas empresas. De fato, esse é um atributo relevante, mas não é o único. Mesmo quando está tudo bem, sem crises instaladas, o líder visionário nunca se dá por satisfeito.

Os líderes desta categoria estão sempre perguntando a si mesmos em que podem melhorar ou se há uma maneira melhor de conduzir as atividades em suas empresas. É dessa “insatisfação” positiva que surgem melhorias constantes, investimentos em novas tecnologias, lançamentos de novos projetos, entre outras questões que promovem o amadurecimento da equipe e da empresa.

8. Poder do exemplo

Por fim, é necessário ressaltar que os líderes visionários sempre desejam que cada um dos seus liderados também adquira e desenvolva essa postura por conta própria. Para isso, eles não apenas compartilham os seus conhecimentos, como também se mostram como exemplos a serem seguidos.

Isso é feito por meio das suas próprias atitudes no dia a dia de trabalho. Disciplina, motivação, autoconfiança e proatividade são características típicas da atitude de um líder visionário. Por isso, ele deseja estimular em cada membro das suas equipes o desenvolvimento dessas competências — não pela força, mas pelo bom e velho poder do exemplo.

E você, já conhecia o estilo de liderança visionária? Saiba que a liderança com Coaching é sinônimo da gestão que toda empresa busca para crescer, se desenvolver e acelerar os seus resultados em todos os sentidos!

Se você gostou deste artigo, deixe o seu comentário no espaço abaixo e lembre-se de compartilhar este conteúdo com todos os seus amigos e familiares, por meio das suas redes sociais!