O coaching é um método de desenvolvimento pessoal e profissional, que pode ser utilizado em diferentes áreas da vida para que as pessoas alcancem as suas metas com mais precisão, eficácia e rapidez.

Neste artigo, vamos compreender melhor como esse processo ocorre, por que ele é tão importante e quais são as suas etapas. Ficou curioso? Então, continue a leitura e saiba mais sobre as etapas do coaching!

Coaching: o que é e quais são os seus benefícios?

O coaching é um processo de desenvolvimento e aceleração de resultados poderoso e extraordinário. Com suas técnicas, métodos e ferramentas diferenciadas, essa metodologia vai além em tudo o que conhecemos. De forma objetiva, planejada e focada, ajuda pessoas e empresas na conquista das suas metas e objetivos de curto, médio e longo prazo.

Mas por que o Coaching é tão efetivo? O que esse método tem de diferente? Por que tantas pessoas, em todo mundo, de diferentes idades e fases da vida pessoal e profissional, optam por ele? A resposta é simples: porque dá certo! Não é à toa que ele tem sido contratado por tantas pessoas, individualmente, e também por tantas empresas, devido às soluções corporativas, como as oferecidas pelo IBC — Instituto Brasileiro de Coaching.

O método trabalha com as ferramentas que a pessoa possui e, caso não as possua, auxilia no seu desenvolvimento. Isso é fantástico, pois é um processo focado no presente e no futuro, ou seja, naquilo que a pessoa considera ser o seu estado ideal. Desse modo, em todos os níveis, o coaching se apresenta como uma ferramenta incrível para desenvolver o ser humano em todas as suas dimensões.

Quais são as etapas principais do coaching?

As etapas do coaching poderiam ser resumidas em início, meio e fim, pois, diferentemente de outros processos de desenvolvimento, o coaching tem, sim, uma data certa para acabar. Confira, na sequência, um breve descritivo sobre as 5 etapas básicas do processo.

1. Reunião de apresentação e alinhamento

PSC

O primeiro passo para o método é fazer o encontro entre o coach (profissional) e o coachee (cliente), em que ambos se apresentam, conhecem o estado atual e definem os objetivos do processo, ou seja, o estado desejado do cliente. Também é nesse primeiro estágio que a quantidade de sessões é definida e que os horários, valores, locais e datas das reuniões são predeterminados. Após os detalhes mais técnicos, é hora de ação, é hora de coaching.

2. Autoconhecimento e análise do estado atual

A segunda etapa do processo de coaching consiste em uma série de conversas, entrevistas, testes e dinâmicas que proporcionam autoconhecimento. Isso significa que o coachee terá a oportunidade de compreender melhor quem é e onde está, levando em consideração tudo o que já viveu, os seus pontos fortes, os seus pontos de desenvolvimento, os traços mais expressivos da sua personalidade, e por aí vai. É um momento de autodescoberta, que o ajuda a descobrir a sua missão de vida.

3. Apresentação do método e definição do estado desejado (objetivo)

Nessa terceira etapa, o coach faz o seu coaching education, explicando a nomenclatura do coaching, o seu modelo de trabalho e a sua forma de proceder durantes os encontros.  Esse é um momento importante, pois, por meio desse alinhamento e do que o coachee disser, serão definidas as tarefas visando ao alcance dos resultados. É nessa fase que os dois definem o objetivo a ser alcançado — devendo ser: específico, mensurável, alcançável, relevante e com prazo de tempo definido.

4. Planejamento estratégico

O planejamento estratégico ocorre quando o coach e o coachee, já compreendendo o estado atual e o estado desejado, traçam uma linha de ações para unir os dois pontos. É o momento de definir o que o coachee deve fazer e como deve fazer. Isso demanda estudo, trabalho, gestão do tempo e uma boa dose de motivação e equilíbrio emocional. Colocando no papel, de forma organizada, tudo fica mais fácil e pode ser mais facilmente colocado em prática. Essa fase é importantíssima.

5. Orientação contínua (avaliações de desempenho e feedbacks)

Após a definição do planejamento estratégico; semanal, mensal ou quinzenalmente; o coach e o coachee se encontram para avaliar os progressos, trabalhar os pontos fortes, verificar os pontos de melhoria, corrigir as falhas e estipular novas tarefas, até que se alcance a meta definida lá no início do processo. A cada encontro, o coachee mostra aquilo que foi feito, sendo avaliado e recebendo o feedback do coach. O feedback é sempre completo e humanizado, reconhecendo os acertos e sugerindo melhorias.

O processo pode durar 10 sessões para que o resultado seja percebido, ou já ser conquistado no segundo encontro. Tudo vai depender da disponibilidade, do comprometimento e da motivação do cliente com o seu objetivo. Quanto mais aberto ao processo ele estiver, maiores serão as suas chances de sucesso. Assim, caso deseje continuar, ele pode aproveitar as sessões de coaching restantes para trabalhar outras metas nas diferentes áreas da sua vida.

Conclusão

Por tudo isso, podemos dizer que o coaching é um maravilhoso sistema de cocriação, em que o coach e o coachee unem o seu melhor, visando ao alcance dos resultados extraordinários que a pessoa busca. Por isso, se você também precisa de um processo comprovadamente efetivo e que aumente as suas chances de desenvolvimento e evolução em todos os sentidos, faça coaching.

Entre em contato com o IBC — a maior referência nacional de coaching e um dos institutos mais respeitados internacionalmente no ramo. Faça o Professional & Self Coaching — PSC e aproveite todos os benefícios que o método pode trazer à sua vida. Permita-se ir além!

E você, ser de luz, já participou de alguma sessão ou formação em coaching? Como foi a sua experiência? Caso não tenha participado, tem vontade? Quais são as suas expectativas acerca dessa metodologia de desenvolvimento humano tão eficaz? Deixe o seu comentário no espaço a seguir. Além do mais, que tal levar estas informações a todos os seus amigos, colegas de trabalho, familiares e a quem mais possa se beneficiar delas? Compartilhe este artigo nas suas redes sociais!