armadilhas-mente

Conheça as Armadilhas da Mente Humana

Por: José Roberto Marques | Ativadores Mentais | 06 de fevereiro de 2018

A mente humana é maravilhosa e capaz de realizar coisas extraordinárias. Contudo, aqueles que não têm o controle sobre seus pensamentos e emoções tornam-se vulneráveis às armadilhas da mente, que são fruto de crenças limitantes e de uma mentalidade bloqueadora. Quando um indivíduo se deixa levar por ideias do tipo “eu não vou conseguir” ou “isso não é para mim”, por exemplo, está permitindo que elas o aprisionem e impeçam o seu desenvolvimento em todos os sentidos.

Se você deseja se libertar de uma vez por todas dessas armadilhas nocivas, comece por identificar e entender cada uma delas, pois a melhor forma de lidar com o “inimigo oculto” e conhecendo-o em suas profundezas. Busque este caminho, uma vez que o reconhecimento dos pensamentos incapacitantes é o primeiro passo para se livrar deles e vencer.

As 4 Armadilhas da Mente Humana e Como Superá-las

Apresento a você as quatro armadilhas da mente humana. Enquanto lê, reflita se tem repetido alguma delas em seu comportamento. Se estiver, evite se culpar e se sentir incapaz, pois, assim, estará se aprisionando cada vez mais. Faça diferente, ouse mudar a sua atitude e torne-se livre de tudo o que te impede de crescer.

Armadilha 1: Conformismo

Os conformistas são aqueles que aceitam a todos os acontecimentos de suas vidas por acreditarem que são obras do destino e que, por essa razão, nada podem fazer para mudá-los. Realmente existem situações que não temos o poder de mudar, mas sempre é possível decidir como as coisas irão te afetar, se de uma forma positiva ou negativa. Qual você escolhe? Além disso, grande parte do que acontece conosco é fruto de nossas ações e podemos sim agir na direção de buscar o que julgamos ser o melhor para nós.

Continuar em um emprego que não te dá satisfação por estar acostumado com aquela situação é um exemplo de conformismo. O mesmo vale para relacionamentos e mais uma infinidade de questões relacionadas a todas as áreas da vida. As pessoas se aprisionam em suas zonas de conforto e acreditam que, dentro delas, estarão livres de sofrimento. O preço a ser pago é alto: privar-se de conquistas e realizações e viver sempre pensando no que poderiam conquistar se tivessem agido de forma diferente.

Armadilha 2: Coitadismo

O coitadismo se refere a aqueles que, quando estão passando por uma situação delicada, sentem pena de si mesmos, colocando-se sempre como vítimas. Trata-se de um nível um pouco mais elevado de conformismo, pois, além de não fazerem nada para mudar, colocam-se como coitados, seres incapazes de agir. Então, eu lhe pergunto: que história você quer contar da sua história? Deseja ser o protagonista ou a vítima de tudo o que acontece?

Se no conformismo o indivíduo cria crenças limitantes, no coitadismo ele as utiliza como argumentos para a sua falta de ação. Com isso, está o tempo todo repetindo que não é capaz, que tudo dá errado para ele, que é azarado e mais uma série de frases ditas por alguém que se considera um verdadeiro derrotado. Pessoas com um potencial maravilhoso desperdiçam seus talentos através dessa armadilha da mente.

Armadilha 3: Medo de Reconhecer Falhas

Todo ser humano tem uma série de qualidades, mas também tem aqueles pontos que precisam de melhoria, isso é natural e faz parte da vida. Entretanto, existem indivíduos que se tornam prisioneiros de outra armadilha da mente, que é o medo de reconhecer suas falhas. Eles acham que falhar é um sinal de fraqueza e se esquecem de que é algo que faz parte do processo de crescimento. Então, além do desejo de esconder os erros, ainda se sentem inferiores por tê-los cometido.

Saiba que, através das falhas, é possível aprender lições valiosas e, também, tornar-se resiliente. Lembre-se que a força de uma pessoa não é medida através da perfeição, mas sim da forma como ela reage perante as adversidades. Pense naqueles indivíduos que admira, seja pela profissão ou pela história de vida, ao procurar saber mais a respeito deles, tenho a certeza de que descobrirá que eles também erraram. O sucesso chega para aqueles que não têm medo de reconhecer suas falhas e sabem utilizá-las como fonte de aprendizado, amadurecimento e crescimento em todos os sentidos.

Armadilha 4: Medo de Correr Riscos

Sempre digo o quanto é importante ousar e fazer diferente, ir além. Ser ousado é completamente diferente de agir sem pensar e medir os riscos. Aqueles que estão presos na quarta armadilha da mente, deixam de ir atrás da realização dos seus sonhos por terem medo de falhar e de sofrer. É importante dizer que, quando bem dosado, esse receio ajuda a agir com mais cautela, porém, quando em doses exageradas, se torna incapacitante.

A inovação e a criatividade, características tão apreciadas nos dias de hoje, podem ser comprometidas pelo medo dos riscos. Nesse sentido, um indivíduo que tem uma ideia brilhante deixa de colocá-la em prática por acreditar que pode dar errado, que pode não ser bem aceita. Com isso, deixam de conquistar coisas extraordinárias e que poderiam transformar as suas vidas.

Adquira a Consciência do Poder Que Você Tem

As armadilhas da mente fazem com que as pessoas deixem de acreditar em si mesmas e no poder de mudança que possuem. Elas ficam presas a essas ideias nocivas de que não têm capacidade, de que nada dá certo para elas, de que suas ideias não são boas o suficiente. Muito potencial é desperdiçado através desse tipo de pensamento.

Em primeiro lugar, aconselho que invista no autoconhecimento, para que adquira a consciência do quão incrível você é e de todas as qualidades que possui. Evite se cobrar demais, se colocar como inferior e vítima, pois tenho a certeza de que é muito mais do que isso. Assuma o protagonismo da sua história, seja alguém que sabe o que deseja para a sua vida e age para tornar tudo isso real.

Para confirmar que o que eu digo é verdade, pense comigo: assim como a sua mente conseguiu te aprisionar através dessas armadilhas, ela também tem o poder de te levar além. Adote um mindset campeão e permita-se descobrir todo o potencial infinito que possui. Dessa forma, você irá descobrir que o céu é o limite para os seus sonhos.

Se você se identificou com uma ou mais armadilhas da mente, pare agora mesmo de se culpar e se tornar ainda mais vítima das circunstâncias. A melhor forma de vencê-las é agindo e lutando pelo que acredita e que deseja realizar. Comece com pequenas mudanças no seu comportamento e pensamento, se conheça melhor e logo perceberá a evolução acontecendo. Você é um ser brilhante e cheio de luz, não permita que nada e nem ninguém te convença do contrário. Alimente crenças positivas e construa seus resultados extraordinários.

Copyright: 694270600 – https://www.shutterstock.com/pt/g/somjai%20jaithieng